Conteúdo Programático Vestibular UFPR

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Conteúdos do Vestibular UFPR

Conteúdos programático do Vestibular UFPR: Abaixo estão as PRINCIPAIS matérias e assuntos que você deve estudar para o vestibular da UFPR, de acordo com o edital mais recente com os assuntos e tópicos cotados para cair na prova, tais conteúdos estão organizados por matéria e também na melhor ordem de estudos.

O conteúdo programático do Vestibular UFPR é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para a prova. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente.

Focar no conteúdo programático evita dispersão. Com um guia claro do que estudar, você evita gastar tempo com informações irrelevantes ou excessivas.

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Matérias do Vestibular UFPR

Conteúdos de Língua Portuguesa no Vestibular UFPR

Língua Portuguesa

Tem por objetivo central avaliar a capacidade da candidata e do candidato de compreender textos de diferentes gêneros, manifestando o domínio que se espera de quem já concluiu o Ensino Médio, bem como avaliar a capacidade de perceber relações estruturais e semânticas entre fenômenos linguísticos sentenciais e textuais e operar sobre eles, mostrando domínio da língua padrão escrita.

Tópicos:

  • Identificação das características do texto relacionadas a: gênero (artigo, carta, crônica etc.); tipo (narrativo, argumentativo, descritivo etc.); registro (formal, informal); variedade (padrão, não padrão); modalidade (oral, escrita);
  • Apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.;
  • Identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.);
  • Análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo;
  • Dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto;
  • Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las;
  • Reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações;
  • Avaliação de operações realizadas sobre textos, tais como paráfrase, síntese, continuidade etc.;
  • Comparação entre textos, considerando o gênero, a abordagem dos temas, a organização textual e uso de recursos linguísticos;
  • Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
  • Identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem;
  • Domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.;
  • Aplicação de princípios ou regras a dados linguísticos; ▪ Reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões;
  • Identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.

Compreensão e Produção de Textos

Tem por objetivo avaliar a capacidade de a candidata e o candidato produzir textos de diferentes gêneros textuais, atendendo aos seguintes aspectos:

Fidelidade ao que propõe a questão, o que requer também domínio de leitura de texto(s) que serve(m) de base;

  • Organização global e coerência do texto;
  • Uso adequado de recursos coesivos;
  • Domínio da língua culta contemporânea: normas de concordância, regência e colocação pronominal, além de uso de vocabulário adequado;
  • Domínio de estruturas sintáticas próprias da escrita, bem como dos sinais de pontuação, tendo em vista um máximo de clareza e precisão;
  • Legibilidade do texto e respeito às normas ortográficas em vigor.

Conteúdos de Literatura no Vestibular UFPR

Literatura

As questões de Literatura Brasileira versarão sobre as obras a seguir, selecionadas com o propósito de distinguir manifestações significativas no desenvolvimento de nosso processo literário. Os textos serão abordados em função de seu momento cultural, sua situação na história da literatura brasileira e sua realização enquanto obra de arte literária.

Recomenda-se a leitura das obras integrais.

O conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros e modalidades que nelas se manifestam. Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a composição de cada obra. As candidatas e os candidatos poderão servir-se de qualquer versão integral das obras, independentemente da editora.

Obras Literárias

  • A falência, de Julia Lopes de Almeida
  • Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga
  • Noite na taverna, de Álvares de Azevedo
  • O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques
  • Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
  • O drible, de Sérgio Rodrigues
  • O sol na cabeça, de Geovani Martins
  • Poema sujo, de Ferreira Gullar

Conteúdos de Língua Estrangeira no Vestibular UFPR

Língua Estrangeira

Idiomas disponibilizados:

  • Alemão
  • Espanhol
  • Francês
  • Inglês
  • Italiano
  • Japonês
  • Polonês

A prova de Língua Estrangeira Moderna tem por objetivo avaliar a capacidade da candidata e do candidato de compreender textos em língua estrangeira que apresentem nível de complexidade linguística e cultural compatível com o Ensino Médio. As questões deverão verificar até que ponto a candidata e o candidato:

  • Identificam ideias principais e ideias específicas do texto;
  • Estabelecem relações entre diferentes partes do texto;
  • Estabelecem relações entre texto e contexto;
  • Identificam diferentes pontos de vista apresentados no texto.

Os textos utilizados poderão ser jornalísticos, publicitários, de divulgação científica ou literários. O conhecimento gramatical será avaliado em nível funcional, ou seja, como elemento necessário para a compreensão dos textos.

Conteúdos de História no Vestibular UFPR

História

O mundo antigo

  • Os gregos: colonização grega; evolução política e social de Atenas e Esparta; helenismo; cultura helenística.
  • Os romanos: evolução política e social de Roma; conquistas romanas no Mediterrâneo; expansão territorial e escravidão; instituições romanas; o direito romano; o cristianismo.
  • Artes e cultura no Mundo Clássico (filosofia, dramaturgia, arquitetura e escultura).
  • Instituições políticas, sociais, culturais e econômicas das sociedades africanas no mundo antigo.

O mundo medieval

  • A alta Idade Média: reinos germânicos; evolução política e religiosa.
  • Teocracia papal, ordens religiosas e heresias no medievo.
  • O feudalismo: relações políticas e produtivas.
  • A sociedade medieval e seu universo mental e cultural.
  • A baixa Idade Média: a Europa, o império bizantino e o mundo islâmico; a igreja medieval; a cultura medieval; urbanização; a formação das monarquias ibéricas.
  • Instituições políticas, sociais, culturais e econômicas das sociedades africanas durante a expansão islâmica.

O mundo na época moderna

  • A preponderância ibérica: reconquista cristã e rivalidades entre Portugal e Castela; as grandes navegações; resistências, adaptações e dinâmicas do contato das sociedades em África, Ásia e América; formas não europeias de formação política e social.
  • Conhecimento, arte e magia: renascimento; humanismo; reforma e contrarreforma.
  • Cultura barroca; revolução científica; ilustração.
  • O Estado moderno e a sociedade do Antigo Regime: guerras senhoriais e de religião; colonização, escravidão e sociedade nas Américas espanhola, inglesa e francesa; os Países Baixos e as Companhias de Comércio; a África e o tráfico de escravos.
  • A América portuguesa: sociedades indígenas; atividades produtivas; escravidão; administração; sociedade e cultura

O mundo ocidental na época contemporânea

  • As revoluções: Revolução inglesa; Revolução francesa; Revolução americana; Revolução haitiana; Rebeliões escravas e abolicionismo nas Américas e na África; crises do antigo regime na Europa e do Estado colonial nas Américas; a Revolução russa e seus desdobramentos; descolonização e revoluções na África, nas Américas e na Ásia.
  • Ordenação da vida material: o processo de industrialização capitalista; capitalismo e escravidão nas Américas e na África; a formação do trabalhador urbano e outras formas trabalho; movimentos de contestação à ordem burguesa e à ordem colonial; Imperialismo, desenvolvimentismo e dependência; ascensão e crise do Estado de Bem-Estar; a sociedade de consumo; a industrialização brasileira; movimentos sociais rurais e urbanos no Brasil republicano, o pós-abolição no Brasil.
  • Ideologias e práticas políticas: liberalismo, socialismo, nacionalismo, racismos e totalitarismo; ilustração e liberalismo na Europa; Império e Repúblicas nas Américas; socialismos reformista e revolucionário; do sentimento nacionalista aos extremismos (fascismo, nazismo, stalinismo); do modernismo ao multiculturalismo; ditaduras e experiências democráticas no Brasil republicano e na América Latina.
  • Estado e guerra: a formação do Estado-nação; guerras de independência e projetos dos Estados e nações pós-coloniais; panafricanismo e terceiro-mundismo; Primeira Guerra Mundial; Segunda Guerra Mundial; Guerra Fria e o fim do estado soviético e seus desdobramentos; a hegemonia militar norte-americana.
  • Os episódios pós-1968 no Brasil e no mundo: revolução e contestação cultural no mundo socialista e capitalista; a queda do Muro de Berlim e o descenso das propostas revolucionárias; anarquismo, feminismos, comunismo e anticomunismo no Brasil republicano e no mundo.
  • A globalização e as tendências socioeconômicas no mundo contemporâneo. A emergência das economias periféricas e a nova ordem social. Os dilemas da América Latina na contemporaneidade, novos blocos políticos e econômicos na Europa, América, África e Ásia. Direitos humanos e emergência de novos movimentos políticos e sociais nas Américas, África e Ásia. O Brasil da redemocratização pós-ditadura militar e da atualidade. Artes e manifestações culturais na virada do século XX.

Conteúdos de Geografia no Vestibular UFPR

Geografia

A Terra, um planeta em transformação, o homem e o meio ambiente; aspectos naturais e sua interação com a sociedade

  • A Terra no espaço: características determinantes para a manutenção da vida. Conceitos básicos de astronomia.
  • Geologia: Tempo geológico. Estrutura da Terra. Tectônica de placas. Vulcanismo e abalos sísmicos. Minerais e rochas. Bens minerais, matéria-prima e fontes de energia no Brasil e no mundo. Riscos geológicos no Brasil e no mundo.
  • Relevo: Formas de relevo, identificação, classificação, localização no Brasil e no mundo. Evolução do relevo: processos erosivos, identificação, classificação e localização no Brasil e no mundo. Áreas de risco de ocupação no Brasil.
  • Tempo e clima: Características da atmosfera e implicações para a vida na superfície terrestre. Dinâmica atmosférica e tipos de tempo. Ritmo climático. Clima urbano. Elementos e fatores climáticos. Escala climática. Classificações climáticas e sua aplicação em nível local, regional e global. Variabilidade e mudanças climáticas.
  • A água na superfície terrestre: O ciclo da água. A distribuição da água no planeta e características de seus diversos reservatórios. Recursos hídricos no Brasil e no mundo
  • O solo: Processos de formação. Características, classificação e localização. Uso e ocupação dos solos no Brasil e no mundo.
  • A vegetação: Domínios e diversidade da vegetação. Classificação da vegetação brasileira. Importância da vegetação para a manutenção da vida. Alteração da vegetação natural pela ação antrópica.
  • Gerenciamento dos recursos naturais: Recursos naturais e conflitos no Brasil e no mundo. Recursos naturais e planejamento no Brasil. Legislação ambiental brasileira. Unidades de Conservação no Brasil.

População e estruturação socioespacial

  • Teorias e conceitos básicos em demografia.
  • Estrutura demográfica e distribuição da população e novos arranjos familiares.
  • Características da população mundial e do Brasil.
  • Movimentos, redes de migração e impactos econômicos, culturais e sociais dos deslocamentos populacionais.
  • Políticas demográficas no Brasil e no mundo.
  • População, meio ambiente e riscos ambientais.
  • Transformação das relações de trabalho e economia informal.
  • Diversidade étnica e cultural da população.
  • Geografias das diferenças: questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais.
  • Espacialidades religiosas.
  • Identidades territoriais.
  • Direitos humanos, cidadania e espaço.

Estrutura produtiva e a economia

  • O espaço geográfico na formação econômica capitalista.
  • Exploração e uso de recursos naturais.
  • O meio ambiente como condicionante da estrutura produtiva e social.
  • Estrutura e dinâmica agrárias.
  • Industrialização, complexos industriais, concentração e desconcentração das atividades industriais no Brasil e no mundo.
  • Meio técnico-científico-informacional.
  • Espacialidade do setor terciário: comércio, sistema financeiro.
  • Redes de transporte, energia e telecomunicações.
  • Turismo, lazer e espaço.
  • Produção dos espaços rurais e urbanos.
  • Regionalização do espaço brasileiro.
  • Processos de urbanização no Brasil e no mundo.
  • Produção e estruturação do espaço urbano.
  • Planejamento e gestão urbano/metropolitano.
  • A rede urbana: hierarquia e funções.
  • As relações rurais-urbanas no mundo contemporâneo.
  • Espaço urbano e novas ruralidades.
  • Problemáticas socioambientais no campo e na cidade.
  • Evolução da estrutura fundiária, estrangeirização de terras, reforma agrária e movimentos sociais no campo.
  • Agronegócio: dinâmica produtiva, econômica e regional.
  • Agricultura familiar e camponesa: heterogeneidade produtiva, socioeconômica e regional.
  • Povos e comunidades tradicionais e conflitos por terra e território no Brasil.
  • Produção e comercialização de alimentos, segurança, soberania alimentar e agroecologia.
  • Metropolização e globalização.
  • Globalização: características, impactos negativos e positivos.

Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo

  • Produção histórica e contemporânea do território no Brasil.
  • Federalismo, federação e divisão territorial no Brasil.
  • Formação e problemática contemporânea das fronteiras.
  • Estado-Nação: origem, desenvolvimento, características e funções.
  • Transformações geopolíticas do pós-guerra.
  • Causas econômicas, políticas, sociais e ambientais da crise do socialismo.
  • Conflitos geopolíticos emergentes: ambientais, sociais, religiosos e econômicos.
  • Ordem mundial e territórios supranacionais: blocos econômicos e políticos, alianças militares e movimentos sociais internacionais.
  • Regionalização e elementos do espaço mundial.
  • A organização do novo sistema mundial em centro e periferia.
  • Fluxos comerciais interescalares.
  • Sistemas de comunicação e a sua atuação regional e mundial.

A representação do espaço terrestre

A Terra no espaço (forma, dimensões, os principais movimentos e suas consequências geográficas).

  • A evolução das representações cartográficas e a introdução das novas tecnologias para o mapeamento, através do sensoriamento remoto (fotografias aéreas e imagens de satélite) e dos sistemas de posicionamento terrestre (GPS).
  • As formas básicas de representação do espaço terrestre e das distribuições dos fenômenos geográficos (mapas, cartas, plantas e cartogramas).
  • Escalas, reconhecimento e cálculo.
  • Sistema de coordenadas geográficas e a orientação no espaço terrestre.
  • Projeções cartográficas.
  • Identificação dos principais elementos de uma representação cartográfica, leitura e interpretação de tabelas, gráficos, perfis, plantas, cartas, mapas e cartogramas.
  • Fusos horários.

Conteúdos de Filosofia no Vestibular UFPR

Filosofia

Mito e Filosofia

  • Saber mítico.
  • Saber filosófico.
  • Relação Mito e Filosofia.
  • Atualidade do mito.
  • O que é Filosofia?

Teoria do conhecimento

  • Possibilidade do conhecimento.
  • As formas de conhecimento.
  • O problema da verdade.
  • A questão do método.
  • Conhecimento e lógica.

Ética

  • Ética e moral.
  • Pluralidade ética.
  • Ética e violência.
  • Razão, desejo e vontade.
  • Liberdade: autonomia do sujeito e necessidade das normas.

Política

  • Relações entre comunidade e poder.
  • Liberdade e igualdade política.
  • Política e Ideologia.
  • Esfera pública e privada.
  • Cidadania formal e/ou participativa.

Filosofia da ciência

  • Concepções de ciência.
  • A questão do método científico.
  • Contribuições e limites da ciência.
  • Ciência e ideologia.
  • Ciência e ética.

Referências Bibliográficas

  • KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
  • HOBBES, Thomas. Leviatã. Capítulos 1 a 5. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1988.
  • CHAUI, Marilena. “Cultura e democracia”. In: Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Ano 1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires: CLACSO, 2008.
  • FRASER, Nancy. “Reconhecimento sem ética?”. In: Lua Nova, São Paulo, 70: 101-138, 2007.
  • WALLACE, David Wallace. “Pense na lagosta. Uma incursão num mundo de exageros, mau gosto, prazeres e crueldade”. In: Revista Piauí. Edição 72, setembro, 2012.

Conteúdos de Sociologia no Vestibular UFPR

Sociologia

A origem da Sociologia

  • A modernidade e o surgimento da sociologia.
  • Fundamentos do pensamento sociológico: Durkheim, Weber e Marx.
  • Objeto e o método da Sociologia.

A relação sociedade e natureza

  • Progresso técnico e meio ambiente.
  • Trabalho e sociedade.
  • A divisão sexual e social do trabalho.
  • As transformações recentes do trabalho.

Estrutura e estratificação social

  • As classes sociais e a estratificação.
  • Desigualdade social.
  • Desigualdade social no Brasil.

Indivíduo, identidade, socialização e orientação sexual

  • Socialização e identidade.
  • Individuação, gênero e sexualidade.
  • Homofobia, transfobia, bullying.

O Estado moderno e a nova ordem mundial: dominação e poder

  • Surgimento e desenvolvimento do Estado Moderno.
  • O Estado nacional contemporâneo.Mudança e transformação
  • A mudança social e a mudança cultural.
  • Inovação tecnológica e participação política.
  • Ciências, tecnologia, conhecimento e desenvolvimento.

Movimentos sociais

  • Novas formas de participação social.
  • Movimentos sociais no Brasil e cidadania.

Cultura e sociedade

  • Cultura e organização social.
  • As dimensões da cultura.
  • A diversidade cultural no Brasil.

A indústria cultural

  • Meios de comunicação e indústria cultural.
  • Mídia, cultura e política no Brasil.
  • As novas mídias.

Referências Bibliográficas

  • DAFLON, Veronica Toste; CAMPOS, Luna Ribeiro (org.). Pioneiras da sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói: EdUFF, 2022.
  • FANON, Frantz. Racismo e cultura. Brasil: Editora Terra Sem Amos, 2021.
  • QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
  • RIBEIRO, Darcy. O processo sociocultural. In: O povo brasileiro: formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 167-265.

Conteúdos de Matemática No Vestibular UFPR

Matemática

Estudo de funções e sequências

O conceito matemático de função tem papel de grande destaque em várias áreas do conhecimento, por servir de ferramenta na modelagem de problemas e fornecer formas eficientes de estudá-los. Frequentemente, o comportamento de uma função é mostrado de maneira mais clara por um simples gráfico, logo, a capacidade de leitura, interpretação e análise de gráficos é ferramenta fundamental no estudo de função. A partir dessas informações, podem-se extrair novos dados, estimar valores e fazer previsões, inclusive questionando o que poderia ocorrer em situações em que o parâmetro envolvido cresce arbitrariamente ou se aproxima de um valor preestabelecido.

Tópicos:

  • A noção de função como instrumento para trabalhar com a variação de grandezas. Caracterizações e representações gráficas das funções módulo, polinomiais, raiz quadrada, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Aplicações.
  • Domínio e Imagem de uma função. Funções injetora, sobrejetora, bijetora, composta e inversa. Determinação algébrica da inversa de uma função bijetora.
  • Interpretação de gráficos de funções. Valores destacados no gráfico (máximos, mínimos e zeros). Periodicidade. Intervalos de crescimento e decrescimento. Translações e mudanças de escala. Aplicações em situações-problema de contexto variado, incluindo estimativas e previsão de valores.
  • Progressões aritméticas e geométricas. A ideia intuitiva de limite em problemas envolvendo sequências e funções.

Geometria e medidas

Uma boa visão espacial, o domínio das ideias de proporcionalidade, semelhança e congruência e a compreensão dos conceitos de comprimento, área e volume são pré-requisitos para a compreensão de situações-problema apresentadas e para o encaminhamento da estratégia adotada no processo de solução. A resolução exige também o conhecimento dos procedimentos de cálculo de comprimentos, áreas e volumes.

Tópicos:

  • Características, elementos e propriedades geométricas de figuras planas e espaciais: polígonos, círculo, prismas, pirâmides, esfera, cilindros, cones e troncos. Poliedros e fórmula de Euler.
  • Seções planas de sólidos geométricos. Planificações.
  • Razões entre comprimentos, áreas e volumes de figuras semelhantes. Teorema de Tales e aplicações. Semelhança e congruência de triângulos. Trigonometria no triângulo retângulo. Aplicações.
  • Perímetro, área, ângulos, arcos e medidas do círculo e de suas partes.
  • Relações métricas em triângulos. Teorema de Pitágoras, lei dos senos, lei dos cossenos. Aplicações.
  • Cálculo de perímetros e áreas de polígonos.
  • Cálculo de área e volume de prismas, pirâmides, cilindros, cones, troncos e esferas.

Álgebra, números e matrizes

O estudo de procedimentos para se resolver certos tipos de problema, nos quais se fazem necessários a manipulação de incógnitas e constantes e o estudo das propriedades das operações com números reais e polinômios, é importante numa grande variedade de contextos. Entretanto, o estudo da álgebra não pode se reduzir à memorização e manipulação de expressões. Deve-se enfatizar o significado desses procedimentos e propriedades, dando lugar também ao estudo de relações entre grandezas e contemplando a ideia de variação.

Tópicos:

  • Conjuntos, igualdade entre conjuntos, conjuntos universo e vazio, complementar de um conjunto, subconjuntos e relação de inclusão, operações entre conjuntos, cardinalidade.
  • Números naturais, números primos e divisibilidade. Números inteiros.
  • Números racionais e irracionais e sua representação decimal. Aproximações de irracionais por meio de racionais.
  • Propriedades dos números reais e das operações fundamentais com números reais.
  • Representações algébrica e geométrica dos números complexos. Operações com números complexos. Potências de números complexos. Conjugado e módulo de um número complexo. Forma trigonométrica.
  • Equações e inequações polinomiais e modulares. Significados algébrico e geométrico das raízes de polinômios e implicações na fatoração, incluindo o completamento de quadrados.
  • Operações com polinômios, com ênfase à divisão de polinômios.
  • Relações, identidades e transformações trigonométricas. Equações e inequações trigonométricas.
  • Propriedades das exponenciais e logaritmos. Equações e inequações exponenciais e logarítmicas.
  • Sistemas lineares e matrizes. Discussão e resolução de sistemas lineares (até 4 equações e 4 incógnitas) por escalonamento e substituição de variáveis.
  • Operações com matrizes, matriz inversa e determinantes.

Geometria analítica

A geometria analítica utiliza sistemas de coordenadas para caracterizar a forma e a posição de um objeto no plano ou no espaço por meio de números e equações. Isso permite utilizar ferramentas algébricas para a resolução de problemas geométricos.

Tópicos:

  • Coordenadas cartesianas de pontos no plano. Distância entre pontos.
  • Equações da reta e posições relativas entre duas retas. Distância de ponto a reta e entre duas retas. Aplicações. ▪ Equações da circunferência. Posições relativas entre reta e circunferência e entre circunferências. Aplicações.

Tratamento da informação

Estatísticas e probabilidades estão cada vez mais presentes nos meios de comunicação, como forma de analisar e apresentar informações. A capacidade de interpretar gráficos e tabelas com o objetivo de extrair as informações desejadas e inferir prováveis consequências é fundamental em diversas profissões.

Tópicos:

  • Matemática financeira: porcentagem, desconto, juros simples e compostos.
  • Problemas de contagem: o princípio fundamental de contagem, o princípio aditivo, permutação, arranjo e combinação. Princípio da casa dos pombos. Resolução de problemas envolvendo a contagem de diferentes tipos de agrupamento. Binômio de Newton.
  • População e amostra. Estatística descritiva. Tratamento da informação obtida com a organização e interpretação de dados em tabelas e gráficos. Medidas de tendência central (média, mediana e moda) e de dispersão (desvio-médio, desvio-padrão e variância).
  • Probabilidade de um evento. Amostras. Representação através de frequências relativas. Probabilidade condicional e eventos independentes. Aplicação de probabilidade em situações-problema

Conteúdos de Física no Vestibular UFPR

Física

Grandezas físicas

Conceito. Medidas. Operações. Ordens de grandeza. Algarismos significativos. Sistemas correntes de unidades. Conversão entre unidades de diferentes sistemas. Sistema Internacional de Unidades. Notação científica. Múltiplos e submúltiplos. Inter-relações entre grandezas e leis físicas. Análise dimensional

Mecânica

Conceito de partícula. Cinemática escalar e vetorial. Movimento Retilíneo Uniforme e Uniformemente Acelerado. Gráficos de movimentos. Queda livre e movimento de projéteis. Movimento circular. Conceitos de massa, força e aceleração. Referenciais inerciais e não inerciais. Sistemas de forças. Leis de Newton e aplicações. Trabalho. Energia cinética. Energia potencial. Potência. Momento linear (quantidade de movimento). Impulso. Conservação de momento linear. Colisões elásticas e inelásticas. Lei de Conservação da Energia. Gravitação. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimento de planetas e satélites em órbitas circulares. Movimento oscilatório. Lei de Hooke. Movimento harmônico simples. Centro de massa. Estática dos sólidos. Momento de uma força. Momento resultante e condições de equilíbrio de um corpo rígido. Massa específica e densidade linear, superficial e volumétrica. Peso específico. Conceito de pressão. Pressão atmosférica. Lei de Stevin. Vasos comunicantes. Princípio de Pascal. Prensa hidráulica. Princípio de Arquimedes. Flutuação de corpos. Empuxo. Linhas de corrente. Vazão. Equação da continuidade.

Termologia

Conceito de temperatura. Equilíbrio térmico. Escalas termométricas. Dilatação térmica de sólidos e líquidos. Transmissão do calor. Calor específico. Capacidade térmica. Calorimetria. Conceito de calor. Estados físicos da matéria. Mudança de estado físico. Transformação de energia mecânica em térmica. Gases. Conceito de gás ideal. Leis dos gases ideais. Transformações gasosas. Diagramas de processos gasosos. Diagrama de fases e de Clapeyron. Leis da termodinâmica. Máquinas térmicas, rendimento de máquinas térmicas. Ciclos Termodinâmicos. Ciclo de Carnot.

Ondulatória

Conceito de onda. Pulsos em cordas. Ondas transversais e longitudinais. Amplitude. Comprimento de onda. Período. Frequência. Velocidade de propagação. Ondas periódicas. Fenômenos ondulatórios. Princípio da superposição. Interferência. Reflexão. Refração. Ondas estacionárias. Acústica. Som. Tubos sonoros. Harmônicos. Propagação do som. Velocidade do som. Fontes sonoras. Efeito Doppler

Eletromagnetismo

Carga elétrica. Constituição atômica. Carga elétrica elementar. Processos de eletrização. Condutores e isolantes. Campo elétrico. Linhas de campo. Lei de Coulomb. Potencial elétrico. Superfícies equipotenciais. Campo elétrico uniforme. Campo e potencial elétrico de condutor esférico. Diferença de potencial entre dois pontos de um campo elétrico. Movimento de cargas elétricas puntiformes por ação de campo elétrico. Corrente elétrica. Geradores. Receptores. Força eletromotriz. Resistência interna de geradores e receptores. Equação de gerador e de receptor. Potência em geradores e receptores. Rendimento. Resistores. Lei de Ohm. Energia e potência. Efeito Joule. Associação de resistores. Circuitos elementares. Lei dos nós. Lei das malhas. Capacitores. Energia armazenada por capacitores. Associação de capacitores. Campo magnético. Linhas de campo. Força magnética sobre cargas elétricas e fios condutores. Campos magnéticos gerados por correntes elétricas. Magnetização. Indução eletromagnética. Transformadores. Lei de Lenz e Lei de Faraday. Noções de corrente alternada.

Óptica

Modelo ondulatório da luz. Velocidade de propagação da luz. Índice de refração. Óptica geométrica. Leis da reflexão. Espelhos planos e esféricos. Leis da refração. Reflexão total. Lentes delgadas. Formação de imagens. Equação dos focos conjugados aplicada a lentes delgadas e espelhos esféricos. Ampliação. Óptica física. Dispersão. Interferência. Difração. Polarização da luz

Física Moderna

Radiação do corpo negro. Efeito fotoelétrico. Dualidade onda-partícula.

Conteúdos de Biologia no Vestibular UFPR

Biologia

A prova de Biologia do Processo Seletivo tem por objetivo avaliar a capacidade do candidato de:

  1. Conhecer os fundamentos em Biologia, compreendendo a vida como manifestação de sistemas organizados e integrados, em constante interação com o meio ambiente; 
  2. Reconhecer que esses sistemas se reproduzem e se modificam em função de fatores evolutivos;
  3. Reconhecer a Ciência como uma atividade em constante transformação;
  4. Interpretar impactos do desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade e no meio ambiente.

Biologia celular

Espera-se que a candidata e o candidato reconheçam a inter-relação das funções celulares, relacionando-as às estruturas celulares, e que identifiquem a importância funcional das substâncias químicas para a manutenção da homeostase celular.

Tópicos:

  • Estrutura e função dos componentes das células.
  • Organização molecular e bioquímica da célula.
  • Fisiologia celular.
  • Ciclo de vida celular.

Seres vivos

Espera-se que a candidata e o candidato tenham uma visão geral das principais características e da organização dos reinos da natureza, identificando as diversas funções vitais que viabilizam sua existência.

Tópicos:

  • Variedade dos seres vivos — sistemas de classificação e níveis de organização.
  • Caracterização dos principais grupos de organismos.
  • Tipos de reprodução.
  • Desenvolvimento embrionário.
  • Estrutura e função dos tecidos: características principais dos tecidos vegetais e animais.
  • Fisiologia animal e vegetal.

Estudo das populações

Espera-se que a candidata e o candidato identifiquem os principais mecanismos de herança genética e os mecanismos evolutivos.

Tópicos:

  • Conceitos fundamentais da hereditariedade.
  • Conceitos básicos de genética molecular e citogenética.
  • Evolução: bases históricas, fatores evolutivos, genética de populações. ▪ Origem da vida.

Ecologia

Espera-se que a candidata e o candidato identifiquem o papel de cada ser vivo na manutenção do equilíbrio do ecossistema.

Tópicos:

  • Relações tróficas.
  • Ecossistema e seus componentes.
  • Ciclos biogeoquímicos.
  • Principais biomas.
  • Desequilíbrio ecológico e suas causas.
  • Fluxo de matéria e energia.

Saúde, higiene e saneamento básico

Espera-se que a candidata e o candidato tenham um conhecimento atualizado da saúde pública brasileira.

Tópicos:

  • Principais endemias e epidemias e formas de combatê-las.
  • Doenças de carência.
  • Higiene pessoal e social.
  • Noções fundamentais de imunidade.

Conteúdos de Química no Vestibular UFPR

Química

Aspectos macroscópicos da Química

Evidências das reações químicas. Compostos químicos, suas misturas e a presença em materiais mais complexos. Alguns métodos de separação (filtração, decantação, destilação, cristalização, cromatografia em papel). Reação química e sua representação simbólica, equação química, reagentes e produtos. Leis Ponderais de Lavoisier e Proust. Equação geral dos gases ideais.

Estrutura da matéria e teoria atômica

Evolução dos modelos atômicos. Modelos atômicos de Rutherford e de Bohr. Partículas elementares: próton, nêutron e elétron. Número atômico, número de massa, elemento químico, isótopos, massa atômica e massa molecular. Configuração eletrônica dos elementos. Níveis de energia e transições eletrônicas (segundo o modelo atômico de Bohr). Principais transformações nucleares artificiais e naturais.

Classificação periódica e propriedades dos elementos e seus compostos

Princípios de ordenação e localização dos elementos. Períodos, grupos e subgrupos. Elementos representativos. Configuração eletrônica do átomo e posição na classificação periódica. Características de metais, semimetais e ametais. Propriedades periódicas e suas variações (raio atômico, raio iônico, energia de ionização, afinidade eletrônica e eletronegatividade). Número de oxidação e carga formal. Cátions, ânions e radicais.

Ligação química

Ligação iônica. Ligação covalente. Ligação em metais. Estruturas e fórmulas de Lewis para a ligação covalente em compostos orgânicos e inorgânicos. Eletronegatividade. Caráter iônico, caráter covalente e polaridade das ligações químicas. Geometria molecular e polaridade de moléculas.

Ácidos e bases

Teorias ácido-base de Arrhenius, Bronsted-Lowry e de Lewis. Reações de neutralização. Caráter ácido e básico de compostos inorgânicos e orgânicos (acidez relativa de álcoois, ácidos carboxílicos, fenóis e basicidade de aminas). Nomenclatura IUPAC e vulgar de ácidos, bases, sais e óxidos mais comuns.

Estequiometria química

Cálculos estequiométricos. Massa molar. Balanceamento de reações químicas: por tentativa e íon elétron. Fórmula mínima e fórmula molecular.

Unidades e grandezas em Química

Principais unidades e grandezas utilizadas na Química. Quantidade de matéria (mol) e unidades de concentração. Sistema Internacional (SI) e conversão de unidades.

Soluções, propriedades coligativas e forças intermoleculares

Solução, solvente, soluto, fase, solução saturada e insaturada. Forças intermoleculares. Coloides. Efeito das forças intermoleculares nas constantes físicas dos compostos orgânicos e inorgânicos (temperatura de fusão e de ebulição). O processo de dissolução e a solubilidade dos compostos orgânicos e inorgânicos. Curvas de solubilidade. Influência da cadeia carbônica na solubilidade dos compostos orgânicos e na temperatura de fusão e de ebulição dos compostos orgânicos. Efeito da concentração de soluto sobre a temperatura de fusão e ebulição, pressão de vapor e pressão osmótica dos solventes.

Termoquímica

Entalpia e Lei de Hess. Entropia. Energia livre de Gibbs.

Equilíbrio químico

Equilíbrio químico e constante de equilíbrio. Fatores que influenciam o deslocamento do equilíbrio de uma reação e princípio de Le Chatelier. Constante de autoionização da água, pH e pOH. Equilíbrios ácido-base e de precipitação. Constantes de dissociação de ácidos e bases. Hidrólise. Produto de solubilidade. Soluções-tampão.

Cinética química

Velocidade de reação, lei de velocidade, ordem de reação e molecularidade. Fatores que alteram a velocidade das reações químicas (concentração das substâncias, pressão, temperatura, estado de agregação, catalisadores). Teoria das colisões. Teoria do estado de transição e energia de ativação. Relação entre lei de velocidade e mecanismo de reação (conceito de etapa lenta). Velocidade inicial e a determinação da ordem dos reagentes.

Eletroquímica

Célula galvânica, célula eletrolítica, pilhas. Reações de oxidação e redução. Potencial padrão de redução e previsão da espontaneidade de reações. Cálculo da força eletromotriz padrão em células eletroquímicas.

Estrutura dos compostos de carbono

Cadeias de carbono: caracterização e representação da estrutura através de notação em bastão. Classificação de cadeias carbônicas. Reconhecimento, caracterização, estrutura eletrônica (estrutura de Lewis), nomenclatura e representação espacial de estruturas saturadas e insaturadas, lineares, ramificadas e cíclicas (incluindo aromáticos). Hibridização do carbono, modelo dos orbitais e ligação covalente. Conceituação de grupamento funcional. Reconhecimento, representação (notação em bastão) e nomenclatura (IUPAC) de compostos orgânicos alifáticos e aromáticos e das seguintes funções: hidrocarbonetos, derivados halogenados, álcoois, éteres, aldeídos, cetonas, fenóis, ácidos carboxílicos e seus derivados (ésteres, sais de ácidos, anidridos, halogenetos de ácidos, amidas), aminas, nitrilas e compostos de função mista. Nomenclatura vulgar de compostos de uso corrente

Isomeria em compostos orgânicos

Caracterização e representação de isômeros constitucionais e estereoisômeros. Diastereoisômeros (isômeros geométricos) e enantiômeros. Conceito de quiralidade. Relação entre quiralidade e plano de simetria e atividade óptica.

Ocorrência e obtenção de compostos orgânicos e suas propriedades principais

Ocorrência natural e sintética, relação entre estrutura e propriedades físicas e químicas, reações de obtenção e de transformação das seguintes funções: hidrocarbonetos (saturados, insaturados e aromáticos), derivados halogenados, álcoois, éteres, aldeídos, cetonas, fenóis, ácidos carboxílicos e seus derivados (ésteres, sais de ácidos, anidridos, halogenetos de ácidos, amidas) e aminas. Polímeros sintéticos e naturais. Proteínas. Carboidratos.

Conteúdos de Música no Vestibular UFPR

Música

Percepção Musical

  • Percepção de ritmo e métrica em compassos simples e compostos.
  • Percepção de intervalos simples e compostos, melódicos e harmônicos.
  • Percepção de escalas e melodias tonais e modais.
  • Percepção de contornos e estruturas melódicas em melodia tonal e modal.
  • Percepção de acordes de três e quatro sons e suas inversões.
  • Percepção de funções e progressões harmônicas nos modos maior e menor.
  • Percepção de timbres instrumentais.
  • Percepção de dinâmica e articulação musical.
  • Percepção da forma musical.

Teoria Musical Básica

  • O som e suas propriedades.
  • Notação musical tradicional, rítmica e melódica.
  • Noções básicas de ritmo, métrica, dinâmica e articulação musical.
  • Classificação de intervalos musicais.
  • Funções harmônicas e cadências básicas.
  • Tonalidade, armaduras de clave, transposição, escalas e modos.
  • Acordes de três e quatro sons e suas inversões.
  • Texturas, estruturação formal harmônica, melódica e rítmica.

Conhecimentos Gerais de Música

  • Períodos, principais compositores e principais formas e gêneros da História da Música Ocidental.
  • Gêneros, principais compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira na segunda metade do século 20.

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