Conteúdo Programático Vestibular UFSC

Conteúdo programático Vestibular UFSC - o que estudar no Vestibular UFSC, o que cai no vestibular UFSC, o que cai na prova do vestibular da UFSC

Conteúdos do Vestibular UFSC

Conteúdos programático do Vestibular UFSC: Abaixo estão as PRINCIPAIS matérias e assuntos que você deve estudar para o vestibular da UFSC, de acordo com o edital mais recente com os assuntos e tópicos cotados para cair na prova, tais conteúdos estão organizados por matéria e também na melhor ordem de estudos.

O conteúdo programático do Vestibular UFSC é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos que serão necessários para o estudante realizar a prova. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente cada questão.

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Matérias do Vestibular UFSC

Conteúdos de Língua Portuguesa no Vestibular UFSC

Língua Portuguesa

A prova de Língua Portuguesa pretende verificar a capacidade de leitura, compreensão e interpretação, bem como a capacidade de análise de recursos linguísticos em diferentes contextos de uso.

1 – Compreensão e interpretação de texto(s)

As questões de compreensão e interpretação visam a averiguar a capacidade do candidato, relativamente aos seguintes aspectos:

  • compreensão do significado global do texto;
  • construção de relações intertextuais e intratextuais;
  • reconhecimento de ideias principais e secundárias;
  • dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto;
  • compreensão e interpretação da linha argumentativa do autor;
  • diferenciação entre fatos e opiniões;
  • reconhecimento das diferentes “vozes” enunciadas em um texto;
  • compreensão do sentido de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
  • análise do texto, do ponto de vista do propósito comunicativo, do conteúdo temático e das unidades de estilo e de composição;
  • reconhecimento e compreensão do gênero textual/discursivo (conto, artigo de opinião, carta etc.); do tipo textual (dissertativo, descritivo, narrativo etc.); do registro (formal, informal); da variedade linguística (padrão, não padrão); da modalidade linguística (oral, escrita, visual).

2 – Análise de recursos linguísticos

As questões contempladas neste item visam a aferir a capacidade do candidato de analisar o funcionamento de recursos linguísticos, privilegiando o raciocínio em lugar da memorização de nomenclaturas, definições e classificações descontextualizadas. Serão considerados os seguintes aspectos:

  • reconhecimento de diferentes relações entre recursos gramaticais e lexicais e suas funções no texto (níveis: fonológico, morfológico, sintático, semântico, textual e discursivo);
  • adequação de recursos linguísticos ao contexto de uso;
  • conhecimento da variedade padrão da língua escrita e reflexão sobre seu uso.

Redação

Objetiva-se avaliar a produção textual escrita do candidato a partir de um tema articulado a textos (verbais e/ou visuais) motivadores, de acordo com o gênero textual/discursivo solicitado (crônica, conto, carta, artigo de opinião, dissertação escolar etc.). Diante da(s) proposta(s) apresentada(s), cabe ao candidato examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o(s) tema(s) e definir a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos linguísticos que lhe permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção textual: a redação do processo seletivo. Espera-se que o candidato não só identifique e desenvolva o tema de acordo com o gênero textual/discursivo proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados/informações, elaborar argumentos, ou expressar-se subjetivamente, em conformidade com a proposta escolhida. A seguir, algumas orientações básicas que dizem respeito a:

1 – Adequação à proposta – tema e gênero

O candidato deve interpretar adequadamente as propostas apresentadas, a partir das quais escolherá uma para produzir seu texto. A adequação à proposta envolve:

  • compreender a proposta e desenvolver o tema apresentado de acordo com o gênero solicitado (sendo que a fuga total ao tema implicará nota zero);
  • utilizar recursos linguísticos apropriados ao tema e ao gênero textual/discursivo da proposta escolhida;
  • adequar-se ao propósito comunicativo, ao estilo e à composição do gênero textual/discursivo.

2 – Emprego da modalidade escrita na variedade padrão

O candidato deve produzir um texto escrito, adequado à variedade padrão da língua, considerando ortografia, acentuação gráfica, pontuação, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, crase, uso de pronomes etc. Outras variedades da língua podem ser utilizadas apenas como recurso estilístico e com a finalidade de representar/caracterizar sociolinguisticamente personagens em contextos interacionais específicos.

3 – Coerência e coesão

Para produzir um texto coerente e coeso, o candidato deve observar os seguintes aspectos:

  • organização: as partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos;
  • construção de relações semânticas: o texto deve apresentar relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições;
  • encadeamento de ideias: as partes do texto devem ser encadeadas com continuidade (retomada de elementos no decorrer do texto) e progressão temática (sem circularidade ou redundâncias inexpressivas);
  • uso de recursos coesivos: o texto deve apresentar elementos anafóricos e catafóricos não ambíguos (pronomes, advérbios, elipses, reiterações, substituições lexicais); articuladores apropriados (conjunções, operadores lógicos e discursivos); correlação de tempos e modos verbais adequada

4 – Nível de informatividade e de argumentação ou narratividade, de acordo com a proposta

  • Nível de informatividade: o candidato deve demonstrar que dispõe de diversidade e densidade de informações, condizentes com a formação escolar de Ensino Médio. As informações apresentadas devem ser pertinentes ao tema e ao gênero textual/discursivo da proposta escolhida para sua produção textual;
  • Nível de argumentação ou de narratividade: o candidato deve demonstrar que sabe selecionar argumentos e organizá-los de modo convergente, revelando criticidade, situando-se em um universo de referências concretas (ou posicionando-se subjetivamente), sem apresentar noções generalizantes, indeterminadas ou vagas, e fazendo uso de recursos expressivos que marquem sua posição de autoria, em conformidade com o tema e o gênero textual/discursivo da proposta escolhida para sua produção textual

Conteúdos de Inglês e Espanhol no Vestibular UFSC

Língua Estrangeira

A prova da segunda língua (Inglês e Espanhol) prioriza o uso da linguagem através de textos autênticos e/ou didáticos; em diferentes níveis de compreensão: global e detalhada; de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico e literário. Tendo em vista a prioridade dada à compreensão textual, o candidato deverá mostrar domínio do vocabulário e da estrutura da língua. Os aspectos gramaticais serão avaliados preferencialmente através da compreensão dos textos. Assim, as questões serão elaboradas de forma a exigir do candidato a capacidade de:

  1. identificar tipos de textos;
  2. utilizar estratégias para identificar informações específicas e para obter o significado geral do texto;
  3. reconhecer temas centrais e secundários;
  4. identificar ideias desenvolvidas nos textos e as relações existentes entre elas;
  5. reconhecer palavras-chave; 
  6. utilizar-se de informações visuais que auxiliem na compreensão textual;
  7. relacionar palavras e expressões com sentido equivalente na segunda língua;
  8. reconhecer palavras e expressões equivalentes entre a segunda língua e a língua portuguesa;
  9. identificar elementos de referência, dentro de um mesmo texto;
  10. fazer uma leitura detalhada, buscando chegar a conclusões lógicas;
  11. associar informações, visando à complementação de textos; 
  12. demonstrar conhecimento básico de aspectos morfossintáticos e de vocabulário;
  13. reconhecer diferentes gêneros textuais;
  14. distinguir diferentes registros de uso da língua.

Conteúdos de Matemática no Vestibular UFSC

Matemática

1. Conjuntos Numéricos

Números naturais e números inteiros: divisibilidade/mínimo múltiplo comum/máximo divisor comum/decomposição em fatores primos; Números racionais: operações com frações, com representações decimal e em notação científica/razões, proporções, regra de três simples e composta, porcentagem e juros; Números reais: operações e propriedades/simplificação de expressões numéricas e algébricas/relação de ordem, valor absoluto e desigualdades/ Intervalos; Números complexos: unidade imaginária, forma algébrica, representação geométrica, conjugado de um número complexo, módulo de um número complexo, forma trigonométrica dos números complexos e operações com números complexos.

2. Funções

Definição, notação, domínio, contra domínio e imagem de uma função. Gráficos. Função par e função ímpar. Funções crescentes e funções decrescentes. Função definida por mais de uma sentença. Composição e inversão de funções; Função afim: expressão algébrica/construção e interpretação de gráficos/resoluções algébrica e gráfica de equações/inequações do 1º grau; Função quadrática: expressão algébrica/construção e interpretação de gráficos/resoluções algébrica e gráfica de equações/inequações; Função Racional; Função Modular; Funções exponenciais e funções logarítmicas: expressão algébrica/construção e interpretação de gráficos/propriedades/resoluções algébrica e gráfica de equações/inequações exponenciais e logarítmicas.

3. Sequências e Progressões

Sequências numéricas: descrição pelo termo geral e por recorrência/construção e interpretação de gráficos; Progressões Aritméticas: termo geral/interpolação e soma dos termos; Progressões Geométricas: termo geral/interpolação e soma dos termos.

4. Análise Combinatória

Princípios e problemas de contagem; Arranjos, combinações simples e permutações simples e com repetição; Binômio de Newton: desenvolvimento e termo geral; Probabilidade: espaço amostral/ resultados igualmente prováveis/probabilidade condicional e eventos independentes; Noções de estatística: representação gráfica da distribuição de frequências/medidas de tendência central/medidas de dispersão.

5. Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares

Matrizes: definição/tipos/ operações e propriedades; Determinantes: definição, propriedades e cálculo; Sistemas lineares: resolução, discussão e aplicação.

6. Trigonometria

Arcos e ângulos: medidas/conversão de medidas/relação entre arcos e ângulos; Relações trigonométricas nos triângulos retângulos: seno, cosseno e tangente; Resolução de triângulos quaisquer: leis dos senos e dos cossenos; Funções trigonométricas circulares: definição, expressão, construção e interpretação de gráficos, periodicidade, paridade, valores das funções nos arcos básicos; Relações fundamentais e identidades trigonométricas envolvendo seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante; Fórmulas de adição, subtração e duplicação de arcos; Equações envolvendo funções trigonométricas.

7. Polinômios e Equações Algébricas

Polinômios: conceito, grau, valor numérico, identidade, operações e fatoração; Equações algébricas: definição, raízes, multiplicidade das raízes, relações entre coeficientes e raízes; Funções algébricas: expressão, construção e interpretação de gráficos.

8. Geometria Plana

Introdução à Geometria: ponto, reta, semirretas, segmentos, plano; ângulos, elementos e propriedades de polígonos convexos, círculo e circunferência; Paralelismo e perpendicularismo de retas no plano; feixe de paralelas cortadas por transversais; Teorema de Tales; Triângulos: classificação, propriedades, congruência, semelhança, relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo e qualquer; Quadriláteros: classificação e propriedades; Circunferência: relações métricas, comprimento da circunferência, polígonos inscritos e circunscritos; Inscrição e circunscrição de polígonos e circunferências; Perímetro e área das figuras planas.

9. Geometria Espacial

Figuras geométricas espaciais: poliedros e poliedros regulares; Elementos, propriedades, áreas de superfícies e volumes: prismas, pirâmides, cilindros, cones e seus respectivos troncos; Elementos, propriedades, áreas de superfícies e volumes: esferas e partes da esfera; Relações métricas: inscrição e circunscrição de sólidos.

10. Geometria Analítica

Pontos: coordenadas cartesianas, distância entre dois pontos, ponto médio, condição de alinhamento de três pontos; Retas: equações geral e reduzida/construção e interpretação gráfica/condições de paralelismo e perpendicularismo/intersecção de retas/distância de ponto à reta e entre retas paralelas; Circunferência: equações geral e reduzida/construção e interpretação gráfica; Posições relativas entre pontos, retas e circunferências. Cônicas: Parábola: definição, elementos e equação da parábola; Elipse: definição, elementos, equação da elipse; Hipérbole: definição, elementos, equação da hipérbole.

Conteúdos de Física no Vestibular UFSC

Física

MECÂNICA

1. Grandezas físicas e medidas: Sistemas de Unidades em Física – Sistema Internacional de Unidades; Potência de Dez e Notação científica; Algarismos significativos – Operações com algarismos significativos; Funções, representações gráficas e escalas; Grandezas escalares e vetoriais – Conceito e representação de um vetor; Operações com vetores: adição e subtração de vetores/multiplicação e divisão de um vetor por um número real.

2. Cinemática: Conceitos de referencial, posição, movimento, trajetória, distância percorrida e vetor deslocamento; Velocidade escalar e aceleração escalar; Vetor velocidade e vetor aceleração; Movimento retilíneo uniforme; Movimento retilíneo uniformemente variado; Queda livre; Movimento circular uniforme: características e conceitos de período, frequência, velocidade angular e aceleração centrípeta; Composição de movimentos.

3. As leis de Newton: Conceito de força; Primeira lei de Newton; Equilíbrio de uma partícula; Segunda lei de Newton – Conceito de massa; Terceira lei de Newton; Força peso; Forças de atrito; Equilíbrio de um corpo rígido: centro de gravidade/ momento de uma força/condições de equilíbrio; Forças em trajetórias curvilíneas.

4. Conservação da Energia: Trabalho de uma força; Potência; Relação entre trabalho e energia cinética; Energia potencial gravitacional; Força elástica – Lei de Hooke; Energia potencial elástica; Relação entre trabalho e energia potencial; Forças conservativas e dissipativas; Conservação da energia mecânica; Degradação da energia e fontes renováveis de energia.

5. Conservação da Quantidade de Movimento: Impulso de uma força; Quantidade de movimento; Relação entre impulso e quantidade de movimento; Quantidade de movimento de um sistema de partículas; Conservação da quantidade de movimento; Forças impulsivas; Colisões.

6. Gravitação Universal: As leis de Kepler; Lei da Gravitação Universal; Variações da aceleração da gravidade com a altitude e a latitude; Movimento de satélites em órbitas circulares.

7. Hidrostática: Propriedades dos fluidos; Massa específica e densidade; Pressão; Pressão atmosférica – experiência de Torricelli; Variação da pressão com a profundidade: Lei de Stevin; Princípio de Pascal e aplicações; Princípio de Arquimedes e aplicações.

TERMOLOGIA

1. Temperatura e Dilatação: Temperatura e equilíbrio térmico; Termômetros e escalas termométricas; Dilatação dos sólidos; Dilatação dos líquidos – comportamento anômalo da água.

2. Comportamento dos Gases: Transformação isotérmica; Transformação isobárica; Transformação isovolumétrica; Lei de Avogadro; Equação de estado de um gás ideal; Modelo molecular de um gás; Interpretação cinética da temperatura.

3. Leis da Termodinâmica: Conceito de calor; Transferência de calor; Capacidade térmica e calor específico; Trabalho em uma variação de volume; Primeira lei da termodinâmica e aplicações; Segunda lei da termodinâmica e aplicações; Rendimento de uma máquina térmica; Ciclo de Carnot.

4. Mudanças de Fase: Estados sólido, líquido e gasoso; Fusão e solidificação; Vaporização e condensação; Influência da pressão; Sublimação; Diagrama de fases; Comportamento de um gás real.

ÓTICA E ONDAS

1. Ótica geométrica: Reflexão da luz – leis da reflexão; Espelho plano: propriedades e formação de imagens; Espelhos esféricos: formação de imagens/ampliação e equação dos pontos conjugados; Refração da luz – leis da refração; Reflexão total; Refração da luz em dioptros planos: lâminas de faces paralelas e prismas; Refração da luz em dioptros esféricos: lentes esféricas delgadas; Construção de imagens e equações para lentes esféricas delgadas; Instrumentos óticos – Ótica da visão.

2. Movimento ondulatório: Movimento harmônico simples; Pêndulo simples; Ondas em meios elásticos – tipos de ondas; Elementos de uma onda; Relação entre velocidade, comprimento de onda e frequência; Interferência; Difração; Natureza ondulatória da luz.

3. Ondas sonoras: Fontes sonoras – o som como onda mecânica; Som audível – Infrassom e ultrassom; Velocidade de propagação do som; Qualidades fisiológicas do som; Efeito Doppler.

ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO

1. Carga elétrica: Processos de eletrização; Condutores e isolantes; Indução e polarização; Eletroscópios; Lei de Coulomb.

2. Campo Elétrico: Conceito de campo elétrico; Campo elétrico criado por cargas puntuais; Linhas de força; Comportamento de um condutor eletrizado; Blindagem eletrostática; Rigidez dielétrica e poder das pontas.

3. Potencial Elétrico: Conceito de diferença de potencial elétrico ou voltagem; Diferença de potencial em um campo uniforme; Potencial elétrico no campo de uma carga puntual; Potencial elétrico em um condutor eletrizado; Superfícies equipotenciais; Distribuição de cargas entre dois condutores em contato elétrico.

4. Capacitores: Capacitância de um capacitor; Fatores que influenciam a capacitância; Influência do dielétrico na capacitância; Associação de capacitores; Energia armazenada em um capacitor.

5. Corrente Elétrica: Conceito de corrente elétrica; Circuitos simples; Resistência elétrica; Lei de Ohm; Associação de resistências; Instrumentos elétricos de medida; Potência de um elemento do circuito; Variação da resistência com a temperatura.

6. Circuitos elétricos: Gerador – Conceito de força eletromotriz; Equação do circuito – Lei de Ohm-Pouillet para circuitos em série; Voltagem nos terminais de um gerador; Receptor – Conceito de força contraeletromotriz; Voltagem nos terminais de um receptor.

7. Campo Magnético: Magnetismo: propriedades dos ímãs e magnetismo terrestre; Experiência de Oersted; Campo magnético: vetor indução magnética e força magnética; Força magnética em um condutor; Campo magnético de um condutor retilíneo longo; Campo magnético de um solenoide; Influência do meio no valor do campo magnético.

8. Indução Eletromagnética – Ondas eletromagnéticas: Força eletromotriz induzida – Lei de Faraday; Lei de Lenz; Gerador de energia elétrica; Transformador; Ondas eletromagnéticas; Natureza eletromagnética da luz; Espectro eletromagnético; Noções sobre transmissão e distribuição de energia elétrica.

NOÇÕES DE FÍSICA MODERNA

1. Limites da Mecânica Clássica;

2. Princípios da Mecânica Relativística;

3. Efeito fotoelétrico;

4. Dualidade onda-partícula

Conteúdos de Biologia no Vestibular UFSC

Biologia

1. A Investigação nas Ciências Biológicas

Metodologias de trabalho dos cientistas; Biologia e suas implicações na sociedade; A origem da Biologia e as bases do pensamento científico; Teoria, Hipótese e Leis em ciência; Conceito de vida.

2. Biologia Celular e Molecular

Bioquímica das células (compostos orgânicos e inorgânicos): estrutura/composição/funções/características gerais/importância e vias de atuação no metabolismo celular; Métodos de estudo das células: microscopia óptica e eletrônica/fracionamento celular/utilização de substâncias radioativas; Estruturas celulares: características morfológicas e de funcionamento/ membranas celulares/citoplasma/organelas citoplasmáticas/núcleo/cromossomos/ genes bacterianos e eucarióticos; Ciclo Celular: divisão celular e interfase/tipos de divisão, etapas e eventos/pontos de checagem do Ciclo Celular; Metabolismo celular: respiração celular/fermentação e fotossíntese/controle gênico do metabolismo celular/estrutura do DNA e sua duplicação/síntese proteica/ transcrição/tradução.

3. Histologia

Tecidos animais e vegetais: características morfológicas e funções.

4. Reprodução e Desenvolvimento dos Seres Vivos

Aspectos gerais; Formação de tecidos e órgãos.

5. Os Seres Vivos

Características, classificação, morfologia e fisiologia dos diferentes grupos: vírus/monera/protista/fungi/plante/animalia; Relações ambientais entre os grupos e destes com os seres humanos; Bases biológicas da classificação.

6. Genética

Histórico; Terminologia básica; Probabilidade na genética; Os princípios de Mendel; Herança recessiva, dominante e codominante; Dominância completa e incompleta; Alelos múltiplos; Alelos letais; Penetrância, Expressividade, Norma de Reação e Pleiotropia; Genes com segregação independente; Interações Gênicas; Herança Poligênica; Herança e Sexo; Ligação Gênica e Mapeamento Cromossômico; Alterações cromossômicas numéricas e estruturais.

7. Biotecnologia

A genética molecular e suas aplicações; Tecnologia do DNA Recombinante; Transgênicos; Terapia Gênica; Clonagem Gênica e Clonagem de organismos; Células-tronco; Produção de insumos biológicos aplicados à alimentação e saúde humana.

8. Origem da Vida e Evolução

Teorias sobre a origem da vida; Teorias evolutivas e seus pressupostos; Bases genéticas da evolução; Processos evolutivos; Origem dos grandes grupos de animais e vegetais; Eventos biológicos no tempo geológico; Origem de estruturas celulares; Evolução humana.

9. Ecologia

Conceitos básicos: Organização nos ecossistemas: Relações ecológicas; Dinâmica das populações; Ciclos biogeoquímicos; Sucessão ecológica; Biomas do Mundo e do Brasil; Desequilíbrios nos ecossistemas; Ação humana nos ecossistemas; Fluxo de matéria e energia.

10. Anatomia, Fisiologia Saúde Humana

Conceitos básicos; Sistemas: nervoso, sensorial, endócrino, circulatório, imunológico, genitais, respiratório, digestório e urinário; Enfermidades: causas, sintomas, profilaxia e tratamento; Drogas (principais tipos e seus efeitos)

Conteúdos de Química no Vestibular UFSC

Química

Fundamentos

  • 1. Fenômenos físicos e químicos. Matéria e energia. Elementos químicos. Substâncias simples e compostas. Massas atômicas e massas molares.
  • Massa, mol e o número de Avogadro.
  • Concentração de substâncias químicas: concentração molar, concentração simples e concentrações percentuais.

Estrutura

  • 1. Partículas atômicas e suas características: prótons, elétrons e nêutrons. Número atômico, número de massa e isótopos.
  • Ligações químicas: ligação iônica, ligação covalente, ligação metálica.
  • Propriedades gerais dos compostos iônicos e covalentes.
  • Forças intermoleculares: ligação de hidrogênio, forças dipolo-dipolo e forças de van der Waals.

Classificação periódica dos elementos

  • Classificação periódica moderna: grupos e períodos.
  • Propriedades gerais dos metais, semimetais e não-metais.

Reações químicas

  • Leis das combinações químicas.
  • Balanceamento de equações químicas.
  • Cálculo estequiométrico.
  • Reações de oxidação e redução: determinação de estados de oxidação, identificação de agentes redutores e agentes oxidantes e balanceamento de reações de oxidação-redução.

Funções químicas

  • Ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos: conceito, classificação, propriedades e nomenclatura.
  • Potencial hidrogeniônico (pH): conceito, escala de pH e reações ácido-base.
  • Funções orgânicas (álcoois, ésteres, hidrocarbonetos, aldeídos, cetonas, aminas, ácidos carboxílicos): conceito, classificação, propriedades e nomenclatura

Estados físicos e propriedades da matéria

  • Estrutura e propriedades gerais dos sólidos, líquidos e gases. Transformações físicas dos gases.
  • Teoria cinética e a equação dos gases ideais.
  • Mudanças de estado físico. Pressão de vapo

Conteúdos de Geografia no Vestibular UFSC

Geografia

1. O Globo Terrestre e os movimentos do planeta Terra

  • translação; rotação; orientação espacial; coordenadas geográficas; fusos horários.
  • representações espaciais e cartografia; projeções cartográficas; mapas; e tecnologias modernas aplicadas à cartografia.
  • a situação geográfica dos continentes, do Brasil e de Santa Catarina; fronteiras e limites dos territórios.

2. A dinâmica da natureza e sua importância na organização do espaço

  • litosfera; atmosfera; hidrosfera; biosfera e a sua interdependência.

3. Aspectos naturais e problemas ambientais do Brasil

  • domínios morfoclimáticos; biomas e ecossistemas.

4. Demografia brasileira e catarinense

  • aspectos humanos: etnias; minorias populacionais; estrutura etária e de sexo da população;
  • dinâmica demográfica: crescimento vegetativo; indicadores socioeconômicos; setores de atividade econômica; e migrações.

5. Questões atuais sobre a urbanização brasileira e catarinense

6. O espaço agrário no Brasil e em Santa Catarina

  • agricultura, pecuária e extrativismo: potencialidades, produtividade e problemas ambientais
  • estrutura fundiária e reforma agrária.

7. Regionalizações e Regiões do Brasil e de Santa Catarina

8. O Espaço mundial contemporâneo e as recentes mudanças

  • geopolítica e geoestratégias de espaços geográficos no mundo contemporâneo

Para a prova de Geografia da UFSC, é importante que o estudante apresente conhecimento pontuais sobre a Geografia de Santa Catarina, a fim de enfatizar e estimular o estudo do espaço geográfico que essa instituição abrange. Assim, de forma suplementar, é sugerido que sejam utilizados materiais e livros que tratam dessa temática, como é apontado no edital, como Atlas geográfico de Santa Catarina, fascículos 1, 2 e 3. Essa obra está disponível no site da UDESC, com acesso público e digital, com possibilidade de download. Contudo, não é descartado outras formas de pesquisa e estudos que contemplem esse conhecimento exigido no edital.

Conteúdos de História no Vestibular UFSC

História

1. Fontes e escrita da história 

2. Ásia, Europa, África e Oceania 

Ocupação do espaço e meio ambiente; Mundo Antigo: sociedade, economia, política, religião e cultura; Idade Média: sociedade, economia, política, religião e cultura; Mercantilismo e navegações nos séculos XV e XVI; Colonialismos; Reforma Protestante e Contrarreforma; Renascimento, Iluminismo e Revolução Científica; Revolução Francesa; Revolução Industrial; Imperialismo, Socialismos, Capitalismo, Liberalismo e Neoliberalismo; Fascismos, Nazismo e conflitos mundiais; Guerra Fria e a nova ordem mundial; Mundo contemporâneo e globalização.

3. América 

Civilizações Pré-Colombianas: sociedade, economia, política, religião e cultura; Conquista e colonização; Os processos de emancipação; América contemporânea.

4. Brasil e Santa Catarina 

Sociedades Indígenas; Ocupação e povoamento; Colônia e Império: Administração, economia, cultura e sociedade/Escravidão/ Política; República: O ideário republicano/Revolução de 1930/O Brasil pós-Segunda Guerra Mundial/A Ditadura Militar/Redemocratização/Brasil Contemporâneo.

Conteúdos de Filosofia e Sociologia no Vestibular UFSC

Filosofia

O presente programa expõe as competências e conhecimentos em filosofia demandados para a realização do vestibular e fundamenta-se na compreensão de dois clássicos:

ARISTÓTELES. Política (Livro IV).

PLATÃO. A República (Livro VII).

1 – Habilidades esperadas dos candidatos na leitura dos textos:

  • Compreensão da unidade temática de cada texto.
  • Identificação dos conceitos principais e suas relações.
  • Percepção da linha argumentativa do(a) autor(a).

Sociologia

1. Indivíduo e Sociedade: integração social, papéis sociais e identidade; interação social entre indivíduos e entre grupos.

2. Desigualdades e marcadores de diferença: estratificação social; desigualdades de gênero no mundo contemporâneo; relações raciais no Brasil; políticas públicas e desigualdades sociais.

3. Instituições, Relações de Poder e Formas Políticas: legitimidade e soberania do Estado; relação público e privado; Democracia e autoritarismo; Cidadania no Brasil e no mundo.

4. Cultura, Diversidade e Diferença: tradição, mudança e permanência; pluralidade, liberdade e intolerância; movimentos sociais, direitos e reconhecimento; transformações do mundo do trabalho.

5. Sociedade e Sociologia no Brasil: a tradição sociológica brasileira; culturas afro-brasileiras e indígenas; etnocentrismo e relativismo cultural.

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