Conteúdos do PISM 3
Conteúdos programáticos do PISM 3: Abaixo estão as PRINCIPAIS matérias que você deve estudar para o 3° módulo do PISM 3, de acordo com o edital atualizado com os assuntos e tópicos cotados para cair esse ano. tais conteúdos estão organizados por matéria e também na melhor ordem de estudos
O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o curso. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente as questões que cairá no dia da prova.
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As matérias que caem na prova do PISM 3:
Vale lembrar que no PISM 3 dependendo do curso que você escolher no momento da inscrição mudará qual conteúdo cairá na prova, veja o nosso guia completo e saiba quais são as matérias de acordo com o seu curso, clique aqui
Conteúdos de Biologia do PISM 3
Como será avaliado:
(B) Nível BÁSICO (construção de conceitos) – competências ou habilidades de:
- Definir, identificar, apontar, reconhecer e caracterizar estruturas, processos e sistemas biológicos, problemas e conceitos relacionados à leis, teorias, fenômenos e fatos biológicos.
- Descrever processos, fenômenos e situações e identificar as descrições correspondentes
(O) Nível OPERACIONAL (operar com os conceitos) – competências ou habilidades de:
- Diferenciar, discriminar e comparar estruturas, processos, fenômenos e grupos de seres vivos, apontando semelhanças e diferenças.
- Estabelecer relações e ordenar processos, fenômenos, estruturas, componentes biológicos e grupos de seres vivos;
- Classificar os seres por critérios biológicos estabelecidos;
- Estimar a grandeza ou a quantidade de objetos através de operações matemáticas.
- Compreender e explicar etapas, eventos e processos biológicos e diferenças estruturais dos organismos.
(G) Nível GLOBAL (aplicação/contextualização dos conhecimentos, formar julgamento) – competências ou habilidades de:
- Associar e aplicar conceitos, leis, fundamentos, e experiências na solução de problemas e novas situações;
- Analisar situações problema que envolvam conceitos e princípios biológicos – problemas ambientais e a relação entre os seres vivos e entre estes e o ambiente.
- Analisar e interpretar experimentos, esquemas, gráficos, tabelas situações e simulações
- Avaliar e formar julgamento sobre fatos para a tomada de decisões a respeito dos problemas ocorridos.
1 – REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A REPRODUÇÃO E SEUS TIPOS BÁSICOS
(B) – Diferenciar a reprodução sexuada e assexuada.
REPRODUÇÃO HUMANA E CONTRACEPÇÃO
(O) – Compreender as diferenças fisiológicas do aparelho reprodutor masculino e feminino, com ênfase no ciclo menstrual.
(O) – Compreender a formação do espermatozóide e do ovócito.
(B) – Reconhecer a influência do sistema endócrino nos sistemas reprodutivos masculinos e femininos.
(B, G) – Reconhecer os métodos de contracepção, avaliando a eficiência e adequação da utilização desses métodos.
EMBRIOLOGIA
(B) – Definir fecundação e identificar os locais de ocorrência.
(O) – Compreender as etapas do desenvolvimento animal, com ênfase na formação, implantação do embrião, gástrula e organogênese.
(O) – Correlacionar o desenvolvimento do embrião com os fatores que interferem no desenvolvimento normal.
2 – EVOLUÇÃO
TEORIAS EVOLUCIONISTA
(O) – Compreender a origem das teorias evolutivas: Lamarckismo, Darwinismo, Neodarwinismo e Teoria Sintética.
TEORIA SINTÉTICA
(B,G) – Identificar os processos evolutivos (seleção, migração, deriva genética e mutação) e analisar suas conseqüências na alteração das freqüências gênicas.
ESPECIAÇÃO
(B) – Descrever o processo pelo qual uma espécie origina a novas espécies, tomando como base os mecanismos de isolamento reprodutivo e a migração.
GENÉTICA DE POPULAÇÕES
(O, G) – Compreender o Teorema de Hardy-Weinberg e a sua aplicação nas alterações que ocorrem nas freqüências dos genes nas populações.
(O) – Estimar as freqüências, através da aplicação do binômio de Newton, de alguns genes e genótipos de uma determinada população, relacionando-as ao processo evolutivo.
(B) – Interpretar gráficos e tabelas de uma determinada distribuição de freqüência a partir de dados de uma população.
3 – GENÉTICA
HEREDITARIEDADE
(B) – Identificar a primeira Lei de Mendel e a sua relação com a meiose, entendendo o mecanismo de transmissão das características hereditárias.
(B) – Identificar a relação entre os alelos quanto à dominância completa, ausência de dominância, genes letais, codominância e alelos múltiplos e relacioná-los à transmissão e manifestação de características dos seres vivos.
(B) – Diferenciar os grupos sangüíneos do sistema ABO e do Rh, o comportamento de cada tipo nas transfusões de sangue e as reações de aglutinação das incompatibilidades sangüíneas.
(B) – Identificar a segunda Lei de Mendel e a sua relação com a meiose.
(O, G) – Associar o dihibridismo com a segunda Lei de Mendel, compreendendo a interação entre genes diferentes.
(B) – Relacionar as leis de Mendel e o comportamento dos cromossosmos durante a meiose.
(G) – Explicar a transmissão e prever a manifestação de determinadas características ligadas ou relacionadas ao sexo (herança holândrica, limitada ao sexo e influenciada pelo sexo).
(B) – Reconhecer a influência cromossômica na determinação do sexo do ser humano.
(G) – Aplicar os conceitos relativos à probabilidade de ocorrência de um ou mais eventos para explicar a transmissão e prever a manifestação de características dos seres vivos.
(G) – Interpretar e analisar heredogramas.
(G) – Resolver problemas ligados à hereditariedade.
ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS
(B) – Caracterizar as alterações cromossômicas numéricas e estruturais.
INTERAÇÃO GÊNICA
(G) – Explicar a transmissão e prever a manifestação de determinadas características dos seres vivos condicionadas pela interação entre alelos de um mesmo gene e entre genes diferentes: epistasia, pleiotropia e herança poligênica.
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA
(B) – Apontar as características básicas da clonagem de mamíferos.
(B) – Identificar as características básicas de um organismo geneticamente modificado (OGM).
4 – ECOLOGIA
UNIDADE ECOLÓGICA
(O) – Compreender os processos de fluxo de energia e o ciclo da matéria nos ecossistemas.
(G) – Analisar as pirâmides ecológicas quanto a transferência de matéria e energia nos ecossistemas.
(O) – Analisar as inter-relações de interdependência entre os ciclos da matéria, da água, do carbono e do nitrogênio com o ambiente.
ECOLOGIA E DINÂMICA DAS POPULAÇÕES
(G) – Analisar associar os fatores bióticos reguladores do tamanho das populações, que interferem no equilíbrio do ecossistema.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
(G) – Analisar as relações de interdependência entre os ciclos da matéria, da água, do carbono e do nitrogênio com o ambiente.
(G) – Analisar, interpretar experimentos, esquemas, gráficos, tabelas, situações e simulações que tratem do crescimento e densidade populacional.
SUCESSÃO ECOLÓGICA
(B,O) – Reconhecer e explicar as etapas de ocupação dos diversos tipos de ambiente: espécies pioneiras, sucessão primária, sucessão secundária e aumento da diversidade biológica.
(O) – Compreender que as mudanças ocorridas nas comunidades ao longo do tempo resultam no estabelecimento comunidades estáveis.
DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL
(G) – Associar as intervenções humanas e os modelos econômicos como causa das alterações nos ecossistemas.
(G) – Associar e avaliar os desequilíbrios ambientais do ar, da água e da terra, nas perspectivas global e nacional, considerando a poluição biológica, geológica, física e química.
(G) – Analisar e interpretar experimentos, esquemas, gráficos, tabelas, situações e simulações que tratem de problemas ambientais decorrentes do desaparecimento de espécies animais e vegetais.
(G) – Avaliar e formar julgamento sobre os problemas ambientais brasileiros, a partir da análise crítica de jornais, informativos dentre outras fontes.
(O) – Compreender e explicar as principais causas da extinção de plantas e animais nos ecossistemas brasileiros.
(G) – Avaliar e formar julgamento sobre os impactos do desequilíbrio ambiental na qualidade de vida dos organismos.
Conteúdos de Filosofia do PISM 3
1 – Filosofia
- O que é e como surgiu?
- Diferença entre o modo de pensar filosófico e outros modos de pensar.
2 – Pré-socráticos
- Objetivos e particularidade da filosofia pré-socrática;
- Parmênides e Heráclito e o conflito das cosmovisões.
3 – A filosofia socrática
- O modo correto de julgar na Apologia de Sócrates.
4 – O mundo das ideias de Platão
- O mito da caverna;
- Anamnese no Mênon.
5 – As causas em Aristóteles
- As 4 causas e sua ligação com a essência das coisas.
6 – Fé e Razão na filosofia medieval.
7 – Princípios da filosofia na Modernidade
- 1 e 2 Meditações de Descartes.
8 – Contratualismo: Liberdade e política em Hobbes e Rousseau.
9 – Noções de criticismo e autonomia
- A resposta à pergunta: O que é o esclarecimento?
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:
- ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edipro, 2006.
- SANTOS, Mário José dos. Os Pré-socráticos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2001.
- PLATÃO. Diálogos I: Mênon, Banquete, Fedro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
- PLATÃO. A República de Platão. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
- DESCARTES. Meditações. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
- GILSON, Etienne. A Filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
- HOBBES, Thomas. O Leviatã. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
- KANT, Immanuel. Textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
- ROUSSEAU, Jean J. O contrato social. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
Conteúdos de Física do PISM 3
1 – ELETRICIDADE E MAGNETISMO
- Cargas elétricas. Lei de Coulomb.
- Campo elétrico. Potencial elétrico. Energia potencial eletrostática.
- Capacitores. Descrição qualitativa dos dielétricos.
- Corrente elétrica. Resistência elétrica e lei de Ohm. Circuitos elétricos. Noções de corrente alternada.
- Indução magnética. Lei de Biot-Savart. Lei circuital de Ampère.
- Força de Lorentz.
- Fluxo magnético. Leis de Faraday e de Lenz.
Como será avaliado:
- Descrever cargas elétricas, eletrização, conservação e quantização da carga elétrica.
- Definir isolantes e condutores elétricos.
- Utilizar a lei de Coulomb para interpretar fenômenos elétricos.
- Definir campo elétrico e utilizá-lo para interpretar fenômenos elétricos simples.
- Definir potencial elétrico, diferença de potencial e energia potencial eletrostática e utilizá-los para interpretar fenômenos elétricos.
- Definir capacitância, descrever o comportamento de capacitores. Descrever associações simples de capacitores e, qualitativamente, o efeito de um dielétrico sobre a capacitância de um capacitor.
- Definir corrente elétrica, potência elétrica, resistência elétrica e resistividade e utilizá-las para interpretar fenômenos elétricos.
- Descrever resistores e associações simples de resistores e aplicar a lei de Ohm para interpretar fenômenos.
- Descrever circuitos elétricos de corrente contínua.
- Descrever qualitativamente a corrente alternada.
- Descrever qualitativamente os campos magnéticos produzidos por ímãs, por cargas em movimento, e o campo magnético terrestre.
- Utilizar as leis de Biot-Savart e de Ampère para descrever qualitativamente o campo magnético produzido por condutores retilíneos e circulares percorridos por correntes elétricas contínuas.
- Descrever a interação entre cargas e campos magnéticos uniformes e utilizá-la para interpretar fenômenos e aplicar a força de Lorentz para interpretar fenômenos.
- Descrever qualitativamente a força entre condutores retilíneos e paralelos percorridos por correntes contínuas.
- Definir fluxo magnético, força eletromotriz e corrente induzida e aplicar as leis de Faraday e de Lenz para resolver problemas e interpretar fenômenos.
- Descrever qualitativamente transformadores e motores elétricos.
2 – OSCILAÇÕES E ONDAS
- Movimento harmônico simples. Pêndulo simples.
- Movimento ondulatório.
- Ondas mecânicas. Som.
- Ondas eletromagnéticas.
Como será avaliado:
- Descrever o movimento harmônico simples e o pêndulo simples.
- Descrever a propagação de ondas e de pulsos e determinar a velocidade de propagação, a amplitude, a freqüência e o comprimento de onda.
- Descrever a reflexão e a refração de ondas e aplicar as suas leis para interpretar fenômenos.
- Descrever qualitativamente a interferência, a difração e a ressonância.
- Definir ondas longitudinais e transversais e a polarização de ondas transversais.
- Descrever qualitativamente o efeito Doppler e aplicá-lo para interpretar fenômenos.
- Descrever a produção e a propagação de ondas mecânicas e descrever ondas numa corda.
- Descrever o som e sua natureza ondulatória. Descrever ondas sonoras num tubo. Descrever qualitativamente o fenômeno de batimentos.
- Definir nível sonoro e as qualidades fisiológicas do som e utilizá-los para interpretar fenômenos.
- Descrever ondas eletromagnéticas e sua propagação, o espectro eletromagnético, a dispersão de ondas e a polarização de uma onda eletromagnética.
- Descrever a natureza ondulatória da luz, e, qualitativamente, os fenômenos de interferência e difração.
- Descrever a propagação da luz através de prismas, a dispersão da luz e o espectro eletromagnético.
3 – NOÇÕES DE FÍSICA MODERNA
- Comportamento corpuscular da luz. Efeito fotoelétrico. Dualidade partícula-onda.
- Modelo atômico de Bohr. Espectros atômicos.
- Núcleo atômico. Radiações nucleares.
- Relatividade restrita.
Como será avaliado:
- Descrever a radiação eletromagnética, descrever e interpretar qualitativamente o efeito fotoelétrico.
- Descrever a dualidade partícula-onda e utilizá-la para interpretar fenômenos simples.
- Descrever os níveis de energia dos elétrons e as transições entre níveis no modelo atômico de Bohr.
- Descrever qualitativamente a composição do núcleo atômico e a instabilidade nuclear. Descrever as partículas alfa e beta e os raios gama, sua emissão e seus efeitos.
- Discutir a simultaneidade de eventos para interpretar a dilatação do tempo e a contração do comprimento.
- Descrever a massa e a energia relativísticas e aplicá-las à interpretação de fenômenos simples.
Conteúdos de Geografia do PISM 3
O ESPAÇO MUNDIAL
1 – ESTRUTURA E DINÂMICA POPULACIONAL, DESEMPREGO E EXCLUSÃO SOCIAL
- Mobilidade populacional: migração de trabalhadores, fluxo de turistas e de refugiados políticos.
- Tempo livre: diferenças geográficas e sociais.
- O lazer e o entretenimento na sociedade atual: direito ao lazer e sua mercantilização. O turismo como atividade econômica e suas diversas formas. Os impactos sócio-ambientais da atividade turística.
2 – A DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS.
- Os grandes centros econômicos e sua organização territorial.
- O espaço do modo de produção capitalista, as disputas imperialistas e a divisão internacional do trabalho
- Diversidade geográfica e socioeconômica da América Latina, África, Ásia e Oceania.
- A integração dos países pelas redes materiais e imateriais. As redes de transporte e a circulação de mercadorias e as redes imateriais: fluxos de informação, de comunicação e de capital financeiro.
3 – DO MUNDO BIPOLAR AO MUNDO MULTIPOLAR.
- Surgimento e crise do mundo bipolar: as potências coloniais, a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, as superpotências, o movimento dos países não alinhados, a corrida armamentista e a Guerra Fria.
- Implicações geopolíticas da desestruturação da União Soviética: crise e desagregação da URSS e a reestruturação política do leste europeu.
- O mundo multipolar: a hegemonia mundial dos Estados Unidos e os novos pólos do poder mundial. As potências regionais.
- A organização do poder econômico e político mundial: os principais organismos internacionais, os blocos econômicos regionais, os grandes grupos econômicos internacionais e as organizações não-governamentais.
- A emergência de conflitos regionais e a questão das identidades sócio-culturais: étnicas, tribais e religiosas.
Conteúdos de História do PISM 3
Como será avaliado
Representação e comunicação
- C1 – Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção
- C2 – Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico
Investigação e compreensão
- C3 – Relativizar as diversas concepções de tempo e as diversas formas de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-as como construções culturais e históricas
- C4 – Estabelecer relações entre continuidade/permanência e ruptura/transformação nos processos históricos
- C5 – Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos
- C6 – Atuar sobre os processos de construção da memória social, partindo da crítica dos diversos “lugares de memória” socialmente instituídos
Contextualização sócio-cultural
- C7 – Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e significação
- C8 – Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade
- C9 – Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos
- C10 – Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado
1 – Brasil: da implantação da República às mudanças dos anos vinte.
- Estudar a consolidação do Estado Oligárquico e sua base coronelística.
- Compreender a dinâmica da economia cafeeira e do processo de industrialização.
- Refletir sobre as diferentes formas de resistência ao domínio agrário conservador, através do estudo dos movimentos sociais urbanos e rurais, principalmente o movimento operário.
- Avaliação: C1; C2; C4; C5; C6; C7; C8
2 – Crise do Capitalismo: Guerra e Revoluções
- Primeira Guerra Mundial
- Revolução Russa de 1917
- Crise de 1929 e a Grande Depressão
- Os regimes totalitários e a Segunda Guerra Mundial
DESCRIÇÃO:
- Assimilar os antecedentes, o conflito propriamente dito, e o contexto da Revolução Russa e do pós Primeira Guerra.
- Entender as origens, o desenvolvimento e os reflexos da crise de 1929 e as mudanças ocorridas nas relações entre estado e economia
- Compreender as origens e ascensão dos regimes autoritários, principalmente na Itália e Alemanha
- Relacionar a emergência das doutrinas nazi-fascistas à situação econômica e social do período
- Posicionar-se em relação ao papel dos meios de comunicação de massa e da industria cultural do período
- Relacionar os resultados das Guerras ao redesenho do mapa europeu e à reconstrução de áreas de influência
- Relacionar as guerras mundiais entre si
- Estudar a formação e expansão de ideologias racistas e de inspiração nazistas até a a atualidade
- Avaliação: C1; C5; C6; C7; C1; C5; C8; C9; C10
3 – Brasil do entre-guerras
- A crise política dos anos Vinte e Trinta
- O Estado Novo de Vargas (1937-1945): política, cultura, sociedade, economia.
DESCRIÇÃO:
- Compreender as mudanças ocorridas ao longo da década de 20, sobretudo, após a I Guerra Mundial, no campo cultural, político e econômico e social que confluíram na Revolução de 1930.
- Compreender o processo de ampliação e consolidação da legislação social.
- Compreender as principais características do desenvolvi-mento econômico, sobretudo industrial, do período.
- Conhecer a produção cultural brasileira durante o Estado Novo.
- Avaliação: C1; C2; C4; C5; C6; C7; C8; C10
4 -A bipolarização e a Guerra Fria
- Principais tensões nas áreas de influência
- A expansão socialista
- O estado de bem-estar social
- A descolonização da África e da Ásia
DESCRIÇÃO:
- Compreender, do ponto de vista político, econômico e cultural, a conjuntura do pós-guerra, a partir da política externa dos EUA e da URSS.
- Analisar a formação e características do Estado de Bem Estar Social.
- Compreender as origens e o contexto de expansão do Socialismo.
- Perceber os fatores gerais que levaram ao processo de descolonização.
- Relacionar a colonização e a emancipação política das colônias européias na África à situação sócio-econômica vivida hoje pela Continente.
- Relacionar a Guerra da Coréia e do Vietnã ao contexto da Guerra Fria.
- Avaliação: C1; C2; C4; C7; C9; C10
5 – Brasil: do fim do Estado Novo ao Golpe militar de 1964
- Refletir sobre todo processo que resultou na democratização da política brasileira a partir dos últimos anos do Estado Novo.
- Compreender a evolução política e econômica do Brasil no período.
- Conhecer as principais manifestações culturais e sociais ocorridas no período.
- Avaliação: C1; C2; C5; C6; C9
6 – América Latina no pós-Segunda Guerra Mundial
- A Revolução Cubana
- Os Governos Militares na América Latina
- As relações entre os EUA e a América Latina
DESCRIÇÃO:
- Compreender a Revolução Cubana no contexto da Guerra Fria.
- Compreender as características gerais e comuns aos regimes autoritários no período
- Avaliação: C1; C2; C4; C5; C6; C8
7 – O Brasil da ditadura militar (1964-1985)
- Apreender as características políticas, econômicas, sociais e culturais do período.
- Identificar os movimentos de contestação que contribuíram para o declínio do regime.
- Avaliação: C1; C2; C4; C5; C6; C9; C10
8 – Brasil: da “Redemocratização” do Brasil aos dias atuais
- Entender como se deu o processo de transição democrática no Brasil.
- Avaliação: C4; C5; C8; C9; C10
9 – O Mundo contemporâneo
- O fim do modelo socialista soviético e a crise no Leste europeu
- Globalização e Neoliberalismo
- Guerras e Conflitos contemporâneos
DESCRIÇÃO
- Refletir sobre a desagregação do bloco socialista, a crise na URSS e suas repercussões sociais e políticas.
- Entender o processo da globalização, seus reflexos, suas implicações no terreno científico e tecnológico e os impactos no mundo do trabalho.
- Identificar os principais conflitos contemporâneos.
- Avaliação: C1; C2; C4; C5; C6; C9; C10
Conteúdos de Português do PISM 3
Na construção e recepção dos gêneros, o aluno deve ser capaz de identificar, analisar e empregar:
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- estruturas textuais dos diferentes domínios de gêneros;
- recursos próprios ao padrão escrito na organização textual: paragrafação, periodização, pontuação (e outros sinais gráficos), ortografia oficial;
- recursos característicos de registros diferentes (formal/informal): construções sintáticas, escolhas lexicais, marcadores discursivos e expressões referenciais adequados;
- recursos não-verbais como ilustrações, fotos, gráficos, tabelas…;
- traços definidores das molduras textuais: suporte textual (jornal (cadernos, seções), revista, folheto, livro (índice, sumário, introdução…)) e demais elementos de referência contextual como autoria, destinatário, data/época…
Narrar – Relatar
- Cultura literária ficcional.
- Documentação e memorização das ações humanas
Sugestão de Gêneros: Ficção (conto, romance), Não Ficção(Notícia, Reportagem, Relato Biográfico)
Domínio das estratégias de leitura e escrita dos diferentes gêneros
LEITURA:
- Reconhecer a especificidade estrutural dos gêneros;
- Reconhecer o narrador, suas estratégias de distanciamento e sua função na narrativa;
- Reconhecer enredo e trama; – Identificar o foco narrativo;
- Reconhecer os personagens e sua função narrativa;
- Identificar tempo e espaço na narrativa;
- Identificar o(s) conflito(s) narrativo(s) e relacioná-lo(s) com o contexto original de produção do texto;
- Reconhecer diferentes estilos narrativos;
- Identificar os diferentes objetivos comunicativos e suportes dos gêneros textuais;
- Reconhecer a função da descrição na estrutura narrativa.
ESCRITA:
- Produzir narrativas completas, observando características e objetivo dos diferentes gêneros;
- Produzir paráfrases ou resumos dos diferentes gêneros.
Domínio de recursos lingüísticos utilizados na construção dos gêneros
Reconhecer, analisar e empregar:
- diferentes recursos formais adequados à inserção da fala dos personagens: marcadores de tempo verbal, de referenciação, pontuação, verbos de elocução, advérbios modalizadores;
- recursos lingüísticos utilizados na progressão temporal: tempo/modo verbal, conectores de temporalidade;
- valor de uso de recursos formais de coesão referencial (retomada pronominal, repetição, substituição lexical, elipse…) na construção de personagens, espaço;
- valor expressivo das seleções lexicais (adjetivações, nomes, verbos…) na descrição de ações, personagens, espaço;
- marcas lingüísticas características de diferentes dialetos e registros
Ler Poesia
(poetas representativos do cânon brasileiro e português)
Domínio dos processos de composição da poesia
- Reconhecer e avaliar os recursos de composição de poesia (rima, ritmo, assonância, aliteração, pontuação);
- Inferir os sentidos que se geram a partir das estratégias específicas de construção do texto poético;
- Identificar e analisar transferências figurativas (metáfora, metonímia) na elaboração da linguagem poética;
- Reconhecer a relação entre o texto e o contexto de produção (época, situação social).
Argumentar
Atitude Comunicativa: Fazer Crer
Sugestão de Gêneros: ARTIGO DE OPINIÃO, EDITORIAL, RESENHA CRÍTICA, CARTA DE LEITOR, TEXTO PUBLICITÁRIO
Domínio de estratégias de leitura e escrita de textos argumentativos
LEITURA:
- Identificar tema, tese, argumento;
- Identificar diferentes procedimentos argumentativos (exemplificação, comparação, retificação, contraposição, explicitação);
- Analisar a seleção de argumentos para corroboração da tese;
- Analisar percurso argumentativo;
- Avaliar a propriedade e coerência da tese, argumentos e conclusões tecidos;
- Reconhecer o uso da ironia;
- Posicionar-se diante do texto.
ESCRITA:
- Apresentar uma tese;
- Produzir argumentos pertinentes;
- Produzir argumentos de natureza distinta;
- Utilizar dados fornecidos;
- Elaborar percurso argumentativo lógico;
- Utilizar, com propriedade, o discurso do outro (inserção, citação).
Domínio de recursos lingüísticos utilizados na construção dos gêneros.
Reconhecer, analisar e utilizar
- recursos de modalização do discurso como verbos modais, tempomodo verbais, advérbios, adjetivos, construções sintáticas;
- recursos de coesão seqüencial na construção das relações de causa, conseqüência, temporalidade, comparação…;
- procedimentos formais de inserção e citação do discurso de outro;
- organização dos parágrafos na constituição de tópicos e seqüência argumentativa.
Conteúdos de Literatura do PISM 3
1 – Conceitos essenciais e operacionais da leitura do texto literário:
- gêneros literários;
- elementos para leitura da narrativa: narrador, tempo e espaço;
- especificidades do discurso ficcional: ficção e não-ficção;
- elementos para leitura do poema: o sujeito poético, tempo e espaço;
- especificidades do discurso poético: imagem e ritmo.
2 – Poesia em Língua Portuguesa do século XVI ao século XVIII
- lírica amorosa;
- poesia satírica;
- colonialismo;
- convenção e engajamento no Arcadismo brasileiro.
Autores sugeridos, dentre outros: Camões, Cláudio Manuel da Costa, Bocage, Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga.
Conteúdos de Matemática do PISM 3
Formas de Avaliação:
- C1 – ler, selecionar, interpretar informações;
- C2 – representar matematicamente uma situação dada;
- C3 – transpor informações de uma representação matemática para outra;
- C4 – escolher uma estratégia adequada;
- C5 – executar uma estratégia (aplicar um conhecimento).
1 – Geometria Analítica
Ponto e Reta
- Interpretar o deslocamento de um ponto no plano cartesiano na determinação de um segmento de reta orientada. (C4)
- Calcular a distância entre dois pontos pelas suas coordenadas. (C5)
- Aplicar analiticamente a divisão de um segmento de reta em partes proporcionais (ponto médio de um segmento, baricentro de um triângulo, etc.). (C5)
- Calcular a área de um triângulo pelas coordenadas de seus vértices. (C5)
- Utilizar as diferentes equações de uma reta. (C4)
- Identificar a posição de uma reta no plano pelos seus coeficientes. (C3)
- Identificar, diferenciar e reconhecer, a partir das equações, as posições relativas das retas no plano (paralelismo e concorrência, e casos particulares: coincidência e perpendicularismo). (C3) –
- Calcular analiticamente a distância de ponto a reta e entre duas retas. (C5)
- Calcular analiticamente ângulo entre duas retas a partir de seus coeficientes. (C5)
Circunferência
- A partir da representação geométrica da circunferência num plano cartesiano, utilizar seus elementos e determinar suas equações. (C3)
- Utilizar as equações da circunferência. (C5)
- Utilizar os conceitos de posição relativa entre circunferência e ponto, circunferência e reta e entre duas circunferências. (C5)
2 – Polinômios
- Utilizar as propriedades dos polinômios. (C5)
- Utilizar operações com polinômios. (C5)
- Utilizar os conceitos de raiz e de decomposição de polinômios. (C5)
- Resolver equações polinomiais empregando os seguintes métodos: relações entre coeficientes e raízes, raízes racionais, raízes complexas. (C4)
3 – Sistemas lineares
- Resolver sistemas de equações lineares utilizando os métodos de adição, substituição, comparação ou escalonamento. (C4)
- Classificar os sistemas lineares quanto ao seu número de soluções. (C1)
- Discutir e interpretar geometricamente os sistemas lineares de duas equações do 1º grau com duas incógnitas. (C3)
4 – Análise Combinatória e Probabilidade
- Aplicar o procedimento de contagem. (C5)
- Aplicar o conceito de arranjo simples. (C5)
- Aplicar o conceito de combinação simples. (C5)
- Aplicar os conceitos de permutação simples e com repetição. (C5)
- Aplicar os conceitos relativos à probabilidade de ocorrência de um ou mais eventos. (C5)
Conteúdos de Química do PISM 3
1 – Eletroquímica/Eletrólise
- Determinar os estados de oxidação dos elementos a partir das fórmulas químicas dos compostos.
- Equacionar e balancear equações de oxidação e redução que tenham no máximo dois reagentes e dois produtos, identificando nas mesmas os agentes oxidante e redutor.
- Analisar experimentos de espécies metálicas em contato com soluções aquosas de sais metálicos a fim de identificar as espécies oxidante e redutor.
- Representar as semi-reações anódicas, catódicas e a reação global de uma pilha, pela linguagem simbólica (equações químicas) e pelas notações químicas esquemáticas conforme a convenção da IUPAC.
- Reconhecer os diferentes tipos de pilhas: pilha de Daniel, pilhas alcalinas e bateria de automóvel. 0
- Prever a espontaneidade de uma reação de oxidação e redução, analisando o valor do potencial padrão da pilha (E pilha) obtido a partir de dados de uma tabela de potenciais padrão de redução.
- Explicar, por meio da linguagem simbólica (equações químicas) e/ou por meio de esquemas, a eletrólise, em solução aquosa, apresentando o anodo, catodo, semi-equações e produtos.
- Descrever algum processo industrial de aplicação da eletrólise.
2 – Indústria de Galvanoplastia
- Descrever por meio de linguagem discursiva e simbólica (equações químicas) o processo de galvanoplastia, destacando aspectos como: proteção à corrosão e durabilidade do produto.
3 – Cinética Química
- Reconhecer os fatores que influenciam as reações químicas, através da descrição de experimentos não hipotéticos.
- Representar graficamente dados da concentração de reagentes e/ou produtos de uma reação química em função do tempo, a partir de dados experimentais.
- Explicar, pela teoria das colisões moleculares, os fatores que influenciam na rapidez de uma reação química: temperatura, superfície de contato e concentração.
- Analisar a influência das concentrações iniciais dos reagentes na rapidez de uma reação, a partir da expressão matemática da lei da rapidez de reação.
- Correlacionar os fatores que influenciam as reações químicas com processos na indústria química.
- Analisar o processo de obtenção da amônia a partir da descrição do mesmo por meio da linguagem discursiva e da representação simbólica (equações químicas).
- Exemplificar alguns compostos químicos cuja fabricação depende da amônia.
- Prever a quantidade de produto de uma reação a partir de quantidades estequiométricas e não-estequiométricas dos reagentes
4 – Equilíbrio Químico
- Identificar os fatores que podem alterar um sistema químico em equilíbrio a partir da análise das equações que representam sistemas em equilíbrio, da análise de gráficos e de experimento prático. – Prever o sentido do deslocamento de um equilíbrio químico, aplicando o princípio de Le Chetelier. – Calcular os valores de constante de equilíbrio (Kc ), a partir de dados de concentração e vice-versa. – Analisar o significado do valor da constante de equilíbrio, identificando o deslocamento de uma reação química. – Analisar o equilíbrio químico de sistemas envolvendo gases a partir de suas pressões parciais, utilizando a equação dos gases perfeitos ou equação de Clapeyron. – Escrever a equação de dissociação de ácidos e bases, de compostos orgânicos e inorgânicos e a correspondente expressão da constante de equilíbrio. – Correlacionar os valores das constantes de ionização Ka e Kb à força de ácidos e bases, respectivamente, de compostos orgânicos e inorgânicos. – Determinar o equilíbrio iônico da água – pH e pOH. – Analisar o processo de obtenção do ácido sulfúrico a partir da descrição do mesmo por meio da linguagem discursiva e da representação simbólica (equações químicas). – Exemplificar alguns compostos químicos cuja fabricação depende do ácido sulfúrico.
5 – Reações Químicas
Substâncias Orgânicas
- Representar, pela linguagem simbólica (equações químicas), as reações: alcanos (halogenação, craqueamento e combustão), alcenos (adição e oxidação), alcinos (adição), hidrocarbonetos aromáticos (substituição), álcóois (substituição do hidrogênio da hidroxila, substituição da hidroxila, oxidação e desidratação), fenóis (substituição do hidrogênio da hidroxila, oxidação e redução), éteres (oxidação), aldeídos e cetonas (oxidação e redução), ácidos carboxílicos (esterificação e desidratação), ésteres (hidrólise), ozonólise. Nas reações indicadas não serão cobrados os mecanismos e SN1 e SN2.
6 – Substâncias Importantes
Medicamentos e Anticoncepcionais
- Reconhecer as funções químicas presentes em alguns medicamentos e anticoncepcionais. Correlacionar a cada uma a fórmula química, as funções e a presença de isomeria (plana: de cadeia, de posição, de compensação e tautomeria ou espacial: isomeria geométrica em compostos com dupla ligação entre átomos de carbono e em compostos cíclicos e isomeria óptica em compostos com um ou mais centros quirais).
Drogas, Vitaminas, Conservantes, Aminoácidos, Açúcares e Ácidos Graxos.
- Reconhecer as fórmulas representativas e relacionar os conceitos aprendidos das substâncias acima, quando for o caso. – Trabalhar a interdisciplinaridade nos tópicos acima. Como por exemplo: reconhecer que as proteínas são formadas por grupamentos de aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas.
7 – Indústria Petroquímica
- Analisar os processos e identificar os produtos obtidos na indústria petroquímica (gás natural e outros combustíveis).
8 – Indústria Carboquímica
- Analisar os processos e identificar os produtos obtidos na indústria carboquímica.
9 – Indústria da Cana de Açúcar
- Analisar os processos e identificar os produtos obtidos na indústria da cana-de-açúcar.
Conteúdos de Sociologia do PISM 3
1 – Emergência do capitalismo e contexto de surgimento da Sociologia
- Transição do mundo feudal ao capitalista
- Sociedades tradicionais e modernas
- Surgimento das Ciências Sociais: Sociologia,
- Antropologia, Ciência Política
- Indivíduo, sociedade e mudança social
- Estrutura social e escolha individual
- Atores sociais Crise da modernidade, globalização e sociedade em rede
2 – Estrutura social e estratificação
- Formas de estratificação
- Classes e grupos
- Desigualdade social
- Conflito de classes
- Educação, escola e transformação social
- Conflito e desigualdade no Brasil
3 – Trabalho e consumo
- Diferentes formas de trabalho
- História do trabalho nas diferentes sociedades até a capitalismo
- Família, gênero e lazer
- Trabalho no Brasil
4 – Estado Moderno
- Surgimento do Estado Moderno
- Poder e dominação
- Democracia e Autoritarismo
- O Estado e Sociedade Civil no Brasil
5 – Cidadania, direitos e movimentos sociais
- Tipos de direitos
- Violência, crime e justiça
- Histórico no Brasil
6 – Cultura e ideologia
- Diferentes definições
- Etnocentrismo e relativismo
- Preconceito, raça e etnias
- Indústria cultural
- Religião e mudanças no campo religioso
- Tribos urbanas e juventude