Conteúdo Programático PAS 2 UEM

conteúdo programático PAS 2 UEM, quais conteúdos caem na prova do PAS 2 UEM, o que estudar no PAS 2 UEM

Conteúdos do PAS 2 UEM

Conteúdo programático do PAS 2 UEM: Aqui estão as TODAS as matérias que você estudar para a 2° etapa do vestibular seriado da UEM, de acordo com o edital mais atualizado com os assuntos e tópicos cotados para cair esse ano, tais conteúdos estão organizados por materia e também na melhor ordem de estudos.

O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o seu curso de graduação futuro. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente as questões que cairá no dia da prova.

Focar no conteúdo programático evita dispersão. Com um guia claro do que estudar, você evita gastar tempo com informações irrelevantes ou excessivas.

🎯Pronto para dominar todos esses conteúdos e alcançar o sucesso acadêmico? Inscreva-se agora em nosso Curso Online Preparatório Pré-PAS e esteja pronto para enfrentar esse desafio, focando no que realmente cai na prova do PAS, de uma forma direta, organizada e orientada! Não deixe essa oportunidade passar, comece sua jornada rumo à excelência nos estudos hoje mesmo! Clique aqui!💡📚

➡️ E para os aqueles que querem entender mais sobre o que é exatamente o PAS e como funciona, preparamos uma página informativa que vocês podem conferir aqui, clique aqui!

Matérias do PAS 2 UEM

Artes no PAS 2 UEM

Conteúdo de artes do PAS 2 UEM

A prova de Arte tem como objetivo avaliar a aprendizagem dos e das estudantes no que diz respeito àquilo que o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná, em atendimento à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, indica como essencial ao componente curricular Arte. Para tanto, consideraram-se a estruturação feita entre sistematização, habilidades, objetos de conhecimento, assim como as práticas nas linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música), atentando-se, também, à hibridização entre elas e a influência das tecnologias digitais.

Música

  • A voz cantada.
  • Música corporal.
  • Orquestra.
  • Música ocidental do período moderno e do período romântico.
  • Gêneros musicais: Música Popular Brasileira e Música sertaneja.
  • Música Popular Brasileira.

Artes Visuais

  • Neoclassicismo na Europa e no Brasil.
  • Renascimento na Itália.
  • Barroco na Europa e no Brasil.

Artes Cênicas

  • Teatro Medieval e Renascentista.
  • Teatro Religioso. 
  • Commedia dell’arte
  • Teatro Elisabetano (Shakespeare).

Dança

  • O corpo na dança.
  • Dança Moderna.
  • Danças folclóricas.

Educação Física no PAS 2

Conteúdo de educação física do PAS 2 UEM

As questões de Educação Física visam a investigar o entendimento sobre o objeto de estudo – o movimento humano – em sua complexidade de relações, ou seja, sobre as diferentes formas de manifestação esportiva e de lazer, com as diferentes formas de manifestação da ginástica, das danças e das lutas, dos jogos e das brincadeiras nas diversas fases de crescimento e de desenvolvimento humanos.

O objetivo é avaliar se os candidatos possuem habilidades para resolver questões relacionadas aos eixos esporte, ginástica, jogos e brincadeiras, dança e luta, que considerem a investigação e o desenvolvimento científico e cultural na área de educação física, bem como as relações dessa área com a sociedade, a educação, a saúde e a qualidade de vida.

Jogos e Brincadeiras

  • Jogos Cooperativos: Aspectos competitivos e cooperativos nas relações humanas; Jogos populares versus jogos eletrônicos, ressignificando saberes.

Esporte

  • Esporte Plural: Educação inclusiva, esportes adaptados e o papel da Educação Física na inclusão educacional de alunos com deficiência.

Ginástica

  • Ginástica de condicionamento físico: Atividade física, exercício, qualidade de vida, ginástica de condicionamento físico: conceitos aplicados à saúde; Os aspectos básicos que envolvem a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicodegenerativas.

Danças

  • Danças de rua 4.1.1 Efeitos e influências da música e seus ritmos sobre os seres humanos.

Lutas

  • Lutas e suas subdivisões (conceitos e características).

Língua Portuguesa no PAS 2 UEM

A prova de Língua Portuguesa objetiva avaliar a capacidade de o candidato:

  1. ler, compreender e interpretar criticamente textos de diferentes gêneros do discurso
  2. ler, compreender e interpretar o contexto de produção dos gêneros do discurso;
  3. perceber tanto as relações estruturais do padrão culto da língua (as relações morfossintáticas e semânticas entre os fatos da língua) quanto o fenômeno da variação linguística, em termos de adequação e uso;
  4. analisar, em textos de diversos gêneros, os elementos e recursos linguísticos diversos que contribuem para a produção da coerência e da construção da argumentação;
  5. estabelecer relações entre textos e contextos a que se referem; 
  6. reconhecer, na construção dos sentidos do texto, os efeitos de sentido decorrentes do uso e do funcionamento das diversas linguagens, a saber: visuais, corporais e verbais, compreendendo os processos de produção e de circulação dos discursos em diversos campos de atuação social.
  7. Para isso, a prova contemplará questões de compreensão e de interpretação textual e questões de análise linguística e semiótica, a partir dos textos selecionados.

Conteúdo programático de português do PAS 2 UEM

  • Compreensão e interpretação de textos.
  • Condições de produção, estrutura composicional e marcas de estilo de diferentes gêneros do discurso: texto de divulgação científica, artigo de opinião, entrevista, poema, canção, crônica, postagem de redes sociais.
  • Variação linguística e a norma padrão em fenômenos morfossintáticos do Português brasileiro: Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Sintaxe de colocação pronominal.
  • Uso das palavras e a produção de sentido no texto: Estrutura, formação e funcionamento.
  • Funções sintáticas e produção do sentido
  • Organizadores textuais, operadores discursivos e/ou conectivos relevantes para a coesão.
  • Relações de sentido entre os elementos no texto: sinonímia, antonímia, paronímia, polissemia, denotação, conotação, metáfora, metomínia, comparação, ironia, eufemismo, antítese, hipérbole e gradação.
  • Vozes sociais nos gêneros do discurso
  • Discurso oral: aspectos sinestésicos e adequação da fala a diferentes contextos.
  • Modalizadores do discurso e seus efeitos de sentido

Literatura no PAS 2

Conteúdo programático de literatura do PAS 2 UEM

A prova de Literaturas em Língua Portuguesa objetiva avaliar os conhecimentos que o candidato detém sobre os conteúdos solicitados e a sua capacidade de identificar, analisar e interpretar textos literários, relacionando-os ao contexto histórico-social em que se inserem. Nessa perspectiva, deverá revelar conhecimentos fundamentais no que concerne aos gêneros literários, às figuras de linguagem, à periodização literária (escolas literárias, características) e a seus autores mais relevantes, destacados na relação constante deste programa.

Ressalta-se a importância também de conhecer e de reconhecer elementos da narrativa (história narrada, narrador, personagens, tempo, espaço) e da poesia (versificação, metrificação, formas poéticas, rima, ritmo, sonoridade) e demais características literárias constantes das obras relacionadas. Observação: diversos livros da relação já são de domínio público e podem ser obtidos em formato digital, desde que correspondam ao texto integral das edições aqui utilizadas.

Literatura brasileira

Textos poéticos

Gonçalves Dias – Poemas selecionados:

  • O canto do guerreiro
  • O canto do piaga
  • Deprecação
  • Marabá
  • Leito de folhas verdes
  • Edição utilizada: DIAS, Gonçalves. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2001.

Álvares de Azevedo – Poemas selecionados:

  • No mar
  • Quando à noite no leito perfumado
  • Spleen e charutos (parte I)
  • Meu sonho
  • Se eu morresse amanhã
  • Edição utilizada: AZEVEDO, Álvares. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2003.

Castro Alves – Poemas selecionados:

  • O livro e a América
  • O Navio negreiro
  • O povo ao poder
  • Edição utilizada: ALVES, Castro. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2003.

Olavo Bilac – Poemas selecionados:

  • Os pobres
  • A vida
  • Fogo – Fátuo
  • As velhas árvores
  • A Boneca
  • Edição utilizada: BILAC, Olavo. Antologia poética. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013.

Cruz e Sousa – Poemas selecionados:

  • Mocidade
  • Claro e escuro
  • Ocasos
  • Repouso
  • Ansiedade
  • Edição utilizada: CRUZ E SOUSA, João da. Obra completa: poesia. Vol. 1. Jaraguá do Sul: Avenida: 2008.

Augusto dos Anjos – Poemas selecionados:

  • O morcego
  • Psicologia de um vencido
  • O deus-verme
  • Eterna mágoa
  • O lamento das coisas
  • Edição utilizada: ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. São Paulo: Martin Claret, 2002.

Textos narrativos

Machado de Assis – Contos selecionados:

  • A cartomante
  • A causa secreta
  • Conto de escola
  • Edição utilizada: ASSIS, Machado de. Várias histórias. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

Lima Barreto – Contos selecionados:

  • A nova Califórnia
  • O homem que sabia javanês
  • Um e outro
  • Edição utilizada: BARRETO, Lima. Melhores contos. São Paulo: Global, 2018.

Literatura portuguesa

Antero de Quental – Poemas selecionados:

  • A um poeta
  • Divina Comédia
  • Nirvana
  • Evolução
  • Voz interior
  • Edição utilizada: QUENTAL, Antero de. Antologia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

Literatura brasileira contemporânea

Jarid Arraes – Cordéis selecionados

  • Aqualtune
  • Esperança Garcia
  • Eva Maria do Bonsucesso
  • Luísa Mahin
  • Maria Firmina dos Reis
  • Edição utilizada: ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017.

Literatura africana de língua portuguesa

Pepetela

  • A Montanha da água lilás: fábula para todas as idades.
  • Edição utilizada: Pepetela. A Montanha da água lilás: fábula para todas as idades. São Paulo: FTD, 2013.

Espanhol no PAS 2 UEM

Conteúdo programático de espanhol do PAS 2 UEM

A Prova de Língua Espanhola tem o objetivo de avaliar as capacidades do candidato para a compreensão e/ou interpretação de textos. Espera-se do candidato conhecimento de vocabulário e de aspectos gramaticais básicos da língua.

As questões de compreensão textual poderão exigir reconhecimento de aspectos culturais relacionados à língua estrangeira e familiaridade com diferentes tipos de textos. A seguir, apresenta-se a lista de conteúdos gramaticais a serem exigidos.

  • Pronomes pessoais (incluindo o pronome “vos”).
  • Artigos (contrações e regra de eufonia).
  • Substantivos (gênero, número e os casos de heterotônicos, heterogenéricos e heterossemânticos).
  • Adjetivos.
  • Advérbios.
  • Possessivos.
  • Demonstrativos.
  • Numerais.
  • Verbos regulares e irregulares (modo indicativo, presente de subjuntivo e imperativo afirmativo).
  • Regras de acentuação e acentos diacríticos.
  • Conjunções.
  • Preposições.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Complementos.
  • Apócopes.

Francês no PAS 2 

A Prova de Língua Francesa tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato para ler, compreender e interpretar textos de diferentes gêneros textuais, em nível elaborado. O candidato deverá ser, portanto, capaz de reconhecer as condições de produção textual e observar como se articulam as relações de significado e as diversas formas de construção do sentido no interior do texto.

Essa capacidade implica tanto um bom domínio do léxico e de aspectos sintático-semânticos da língua quanto a habilidades para refletir, inferir conteúdos e analisar informações de forma crítica. Especificamente quanto aos componentes de linguagem, as abordagens levam em conta os seguintes conteúdos gramaticais da Língua Francesa:

Conteúdo programático de francês do PAS 2 UEM

  1. Relações léxico-semânticas (relações de sentido entre as palavras): sinonímia, antonímia, polissemia, entre outras.
  2. Elementos estruturadores de relações de correferencialidade: artigos (definidos, indefinidos), pronomes (demonstrativos, possessivos, indefinidos, relativos), pronomes pessoais (sujeito, complemento, formas conjuntas e disjuntas)
  3. Elementos estruturadores de relações argumentativas (conectivos e articuladores lógicos de causa, consequência, oposição, restrição, anterioridade, posterioridade, condição, conclusão, etc)
  4. Marcadores de coordenadas enunciativas (enunciador, tempo e lugar de produção do discurso) e de coordenadas propriamente temporais (tempos e modos verbais).

Inglês no PAS 2

A prova de Língua Inglesa tem como objetivo avaliar a capacidade de leitura crítica do candidato e seu entendimento sobre a relação da língua como fenômeno geopolítico, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

Os conteúdos das questões contemplam textos de diferentes temas, gêneros, esferas sociais, meios de circulação, além de elementos linguístico-textuais, tomando como base a proposta de conteúdos básicos para o Ensino Médio e o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná.

Conteúdo programático de inglês do PAS 2 UEM

Gêneros textuais das seguintes esferas sociais de circulação: literária/artística, científica, escolar e publicitária.

  • Sugestões de gêneros: poesias, poemas, músicas, trechos de contos, mini contos, fábulas, trechos de romances, biografias romanceadas, synopsis; reviews, artigos científicos, documentário; ensaio, resumos, resenha; resumo; seminário, texto argumentativo, texto de opinião, propagandas, anúncios, campanhas, panfletos, outdoors (com imagem ou texto, ou misto), relatos, crônica, cantigas de roda, dentre outros.
  • A partir da leitura de um ou mais dos gêneros listados, os candidatos serão avaliados em sua capacidade de: a) apontar a ideia principal de um texto; b) interpretar detalhes de um texto; c) fazer inferências lógicas; d) compreender a organização textual; e) interpretar texto verbal e não verbal; f) realizar análise da língua (de vocabulário e aspectos gramaticais) em uso, inserida em seu contexto social, cultural e histórico.
  • Neste caso, os itens linguístico-discursivos a serem analisados são: a) Phrasal verbs b) Genitive Case c) Present Perfect d) Past Perfect e) Comparatives f) Adjectives g) Adverbs h) Conjunctions i) Emphasizers j) Modal Verbs k) Reflexive Pronouns l) Relative Pronouns m) Indefinite Pronouns n) Prepositions o) Conditional Sentences (1st / 2nd types)

Redação no PAS 2 UEM

Conteúdo programático de redação do PAS 2 UEM

A prova de Redação objetiva avaliar a capacidade do candidato de pensar, compreender, interpretar e expressar-se por escrito sobre um determinado assunto, revelando domínio e conhecimento dos mecanismos da língua culta escrita, por meio da adequação textual às situações comunicativas definidas.

Para isso, a prova solicitará do candidato a produção de um gênero textual, dentre aqueles que integram a relação da etapa pertinente. Essa relação, periodicamente, sofre mudanças, sempre mantendo parte dos gêneros textuais já relacionados.

  1. Carta de solicitação.
  2. Comentário de postagens.
  3. Resposta argumentativa.
  4. Artigo de Opinião

Filosofia no PAS 2 

Conteúdo programático de filosofia do PAS 2 UEM

As questões de Filosofia têm por objetivo aferir o conhecimento do candidato quanto aos aspectos teórico-metodológicos em relação à história, às escolas, aos autores, aos sistemas filosóficos. Objetivam, ainda, medir o conhecimento de domínios específicos da Lógica, da Ética, da Estética, da Filosofia Política, da Filosofia da Ciência.

Ética

  • Ética da virtude: a questão sobre o que é moralmente correto e como podemos viver da melhor forma.
  • Deontologia: deveres morais normativos determinam o que é moralmente correto.
  • Utilitarismo: o que é moralmente correto é aquilo que produz o melhor equilíbrio entre prazer e sofrimento quando todos são considerados igualmente.
  • Direitos humanos, bioética e ética ambiental.

Filosofia política

  • A formação da unidade política e a formação do cidadão.
  • A concepção grega da pólis e a concepção do estado moderno.
  • As formas de governo.
  • Estado e sociedade civil. A questão da soberania e dos direitos e obrigações dos cidadãos. Cidadania e responsabilidade social. Liberalismo, socialismo, contratualismo.
  • Justiça distributiva.

Geografia no PAS 2 UEM

Conteúdo programático de geografia do PAS 2 UEM

As questões de Geografia têm como objetivo avaliar se os candidatos possuem conhecimentos sobre o espaço geográfico e o papel das dimensões políticas, econômicas, demográficas, culturais e socioambientais na sua organização e dinâmica.

Visam também verificar a capacidade de análise e de compreensão dos conflitos e das contradições inerentes à organização de um determinado espaço, o grau de conhecimento e de articulação das diversas categorias em Geografia e as formas de tratamento e de representação dos fatos geográficos. O conhecimento sobre o território paranaense também se sujeita à avaliação.

GEOGRAFIA DO BRASIL.

As bases físicas do Brasil

  • Estrutura geológica e as formas do relevo (classificação do relevo).
  • Circulação atmosférica e os climas do Brasil.
  • As bacias hidrográficas.
  • Os biomas.
  • Os domínios morfoclimáticos.

Formação, localização, exploração e utilização dos recursos naturais.

  • Recursos naturais – tipos, formas de ocorrência e aplicações.
  • Impactos ambientais decorrentes da exploração e do uso dos recursos naturais.

Industrialização e organização do espaço.

  • Indústria e industrialização no Brasil.
  • Distribuição espacial das indústrias.
  • Matriz energética.

A dinâmica do espaço rural.

  • Colonização e estrutura fundiária.
  • Relações de trabalho no campo.
  • Reforma agrária e conflitos rurais.
  • Transformações tecnológicas no campo.
  • Sistemas de produção.
  • Cooperativas e agroindústrias.
  • Fronteiras agrícolas.
  • Impactos ambientais no espaço rural.
  • Êxodo rural.

A urbanização na sociedade capitalista.

  • Urbanização brasileira.
  • Hierarquia das cidades e rede urbana.
  • Problemas socioambientais urbanos.

O espaço em rede.

  • Produção, transporte e comunicação na atual configuração territorial brasileira.
  • A circulação de mão de obra, do capital, das mercadorias e das informações.

A evolução demográfica, a distribuição espacial da população e os indicadores estatísticos.

  • Composição étnica da população.
  • Dinâmica populacional: taxas de natalidade, mortalidade geral e infantil, densidade demográfica, pirâmides etárias, população econômica ativa e inativa, IDH.
  • Os movimentos migratórios e suas motivações.

As manifestações socioespaciais da diversidade cultural.

Regionalização do Brasil.

  • Critérios adotados de regionalização.
  • As divisões regionais.

Aspectos geográficos do Paraná no contexto nacional e internacional.

História no PAS 2

Conteúdo programático de história do PAS 2 UEM

As questões de História da prova de Conhecimentos Gerais pretendem identificar candidatos com consciência crítica da realidade na qual se encontram inseridos, com capacidade de reflexão acerca das sociedades ao longo do tempo, e que sejam capazes de compreender e inter-relacionar fatos históricos com conhecimentos produzidos em outras áreas.

Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular e com o Referencial Curricular do Ensino Médio do Paraná, os conteúdos selecionados visam aferir o desenvolvimento, por parte dos candidatos, dos conceitos de História, processo histórico, tempo, sujeito histórico, trabalho, poder, cultura, memória e cidadania.

Na prova de Conhecimentos Específicos, pretende-se aferir as habilidades cognitivas importantes para a História, tais como a capacidade de comparar processos históricos distintos no espaço e no tempo, de identificar transformações e permanências, de estabelecer conexões entre o presente e o passado, de interpretar as diversas modalidades de fonte histórica e de produzir a análise e a síntese acerca dos conteúdos aprendidos. Nessa perspectiva, também serão abordados aspectos históricos do estado do Paraná.

História Moderna e Contemporânea.

  • O Renascimento, a reforma religiosa e a revolução científica.
  • A colonização nas Américas e o Mercantilismo.
  • As sociedades indígenas e o impacto das invasões conquistadoras.
  • As revoluções burguesas na Inglaterra e na França.
  • A Revolução Industrial e o desenvolvimento do capitalismo.
  • O liberalismo e o pensamento protecionista nos séculos XVIII e XIX.
  • A crise dos impérios coloniais e o processo de independência nas Américas.
  • Conservadorismo, nacionalismo e socialismo no século XIX. 
  • Os Estados Unidos: formação socioeconômica, expansão territorial, guerra civil e industrialização.

História do Brasil.

  • O período imperial (1822-1889): economia, política, sociedade e cultura.

História do Paraná.

  • O Paraná no século XIX: povos indígenas, europeus, africanos e seus descendentes, economia, cultura, política, conflitos sociais, relações de trabalho e movimentos populacionais.

Sociologia no PAS 2 UEM

As questões de Sociologia pretendem selecionar os candidatos capazes de refletir criticamente sobre a sociedade em que vivem a partir do instrumental analítico das Ciências Sociais e das suas relações com outras áreas, tais como a História, Geografia e a Filosofia. Os conteúdos selecionados em cada etapa de avaliação têm por objetivo destacar a especificidade dos conhecimentos sociológicos e antropológicos na compreensão das interações e relações de interdependências entre os indivíduos, na constituição histórica e política dos fenômenos sociais e no desenvolvimento de uma cidadania ativa e consciente dos estudantes em seus vários espaços de ação social.

Conteúdo programático de sociologia do PAS 2 UEM

A constituição da sociologia e o estudo científico da sociedade

  • A constituição das sociedades modernas e o contexto histórico do surgimento da sociologia.
  • Teorias sociológicas clássicas: Marx, Weber e Durkheim.
  • Teorias contemporâneas da sociologia.
  • Princípios teóricos e metodológicos da investigação sociológica.

Definições básicas sobre cultura

  • O método etnográfico e o saber antropológico
  • Diversidade cultural e Etnocentrismo.
  • Cultura brasileira e suas matrizes étnicas e culturais.

O mundo do trabalho

  • A organização do trabalho humano em diversas formas de vida social.
  • A constituição histórica e a organização do trabalho nas sociedades capitalistas.
  • Trabalho, novas tecnologias e globalização.

Matemática no PAS 2

A prova de Matemática pretende avaliar o conhecimento que o candidato possui do conteúdo dessa disciplina, que faz parte da sua formação mínima, conforme as orientações constantes das Diretrizes Curriculares do estado do Paraná para os Ensinos Fundamental e Médio.

Pretende, ainda, avaliar prioritariamente a capacidade do candidato quanto à observação, à criação e à utilização de raciocínio lógico dedutivo, capacidade esta essencial para o indivíduo relacionar dados e propor soluções na resolução de questões e de problemas relacionados ou não a situações reais.

Conteúdo programático de matemática do PAS 2 UEM

Análise Combinatória, Probabilidades

  • Problemas de contagem.
  • Princípio multiplicativo e princípio aditivo
  • Fatorial, Arranjo, Combinação e Permutação
  • Conceito de probabilidade e de espaços amostrais; resultados igualmente prováveis.
  • Probabilidade da união e da intersecção de dois eventos em espaços amostrais finitos.

Geometria Plana

  • Congruência de triângulos.
  • Semelhança de triângulos.
  • Relações métricas no triângulo retângulo. 
  • Relações trigonométricas no triângulo retângulo.
  • Lei dos Senos e Lei dos Cossenos.
  • Área de triângulo e de quadriláteros notáveis (trapézio, paralelogramo, retângulo, losango e quadrado).
  • Área de polígonos regulares.

Funções

  • Relação de dependência entre duas variáveis com valores no conjunto dos reais, funções reais.
  • Funções polinomiais do 1º grau: propriedades, coeficientes, sinal, raízes, gráfico, função inversa, uso e reconhecimento de tais funções em situações aplicadas (cotidianas e interdisciplinares).
  • Funções polinomiais do 2º grau: propriedades, coeficientes, sinal, raízes, gráfico, máximo e mínimo, uso e reconhecimento de tais funções em situações aplicadas (cotidianas e interdisciplinares)

Biologia no PAS 2 UEM

As questões de Biologia visam investigar o entendimento acerca do objeto de estudo – o fenômeno vida – em sua complexidade de relações, ou seja, na organização dos seres vivos, no funcionamento dos mecanismos biológicos, no estudo da biodiversidade em processos biológicos de hereditariedade e de variabilidade genética, nas relações ecológicas e na análise das implicações dos avanços biológicos no fenômeno vida.

Pretende-se, portanto, avaliar se os candidatos possuem habilidades para resolver questões interdisciplinares que considerem a investigação e o desenvolvimento científico e tecnológico na área biológica, bem como estabelecer relações entre Ciência e Saúde em todos os conteúdos relacionados.

Conteúdo programático de biologia do PAS 2 UEM

BIOLOGIA DOS ORGANISMOS.

Diversidade dos seres vivos: regras de nomenclatura, classificação e sistemática filogenética.

Caracterização dos vírus.

Caracterização dos reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animália.

Doenças bacterianas, viroses, protozoonoses, verminoses.

Morfologia e fisiologia animal dos poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes, equinodermos, protocordados e vertebrados.

  1. Revestimento.
  2. Sustentação e locomoção.
  3. Nutrição.
  4. Circulação.
  5. Respiração.
  6. Excreção.
  7. Coordenação nervosa e hormonal.
  8. Órgãos sensoriais.
  9. Reprodução e desenvolvimento.

Morfologia, sistemática e fisiologia vegetal.

  • Tecidos vegetais.
  • Morfologia externa e interna dos órgãos vegetativos e reprodutivos.
  • Morfologia, reprodução, sistemática e ciclos de vida de briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
  • Absorção e transporte de substâncias inorgânicas e orgânicas.
  • Transpiração e gutação.
  • Crescimento e desenvolvimento.
  • Ciência e saúde relacionados aos itens (1 a 5) da etapa 2

Física no PAS 2

O objetivo das questões de Física na prova de Conhecimentos Gerais é avaliar se os candidatos possuem um mínimo de conhecimentos de Física do Cotidiano, Física Moderna, Física das Novas Tecnologias e o Pensamento Computacional. As questões pretendem avaliar se os candidatos reúnem conhecimentos e habilidades para resolver questões interdisciplinares.

Na prova de Conhecimentos Específicos, busca-se avaliar se o candidato domina os conteúdos dessa disciplina ensinados no Ensino Médio e se possui a capacidade de utilizar esses conhecimentos para resolver problemas específicos da área e a capacidade de estabelecer conclusões. Busca-se identificar se os candidatos apresentam as condições de desenvolvimento e de aprendizagem da Física e sua interdependência com outras ciências.

Conteúdo programático de física do PAS 2 UEM

Hidrostática e hidrodinâmica

  • Densidade e massa específica.
  • Pressão, Lei de Stevin e princípio de Pascal.
  • Empuxo e princípio de Arquimedes.
  • Vazão e equação da continuidade.
  • Equação de Bernoulli.

Termologia

  • Temperatura e Lei Zero da Termodinâmica.
  • Escalas termométricas.
  • Dilatação térmica de sólidos e de líquidos.
  • Gases ideais e equação de Clapeyron.
  • Noções de teoria cinética dos gases.
  • Calor e equilíbrio térmico.
  • Capacidade térmica e calor específico de sólidos e de líquidos.
  • Calor latente de transição de fases.
  • Processos de transferência de calor.
  • Condutores e isolantes térmicos.
  • Calor, trabalho e equivalente mecânico do calor.
  • Energia interna e Primeira Lei da Termodinâmica.
  • Máquinas térmicas e ciclo de Carnot.
  • Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica.

Química no PAS 2 UEM

A Química, assim como os demais componentes curriculares que constituem a base da educação, tem entre seus objetivos, o preparo do aluno para o exercício da cidadania, possibilitando-lhe, a capacidade de participar ativa e criticamente das questões da sociedade em que está inserido.

Dessa forma, os processos de ensino e de aprendizagem da disciplina precisam ser adequados a essa finalidade. Considera-se importante que o ensino da Química não promova a necessidade de uma excessiva memorização, e sim possibilite ao estudante adquirir a capacidade de observar e de descrever fenômenos, de construir e/ou de compreender possíveis modelos explicativos para esses fenômenos, relacionando os materiais e as transformações químicas ao sistema produtivo e ao meio ambiente.

As questões formuladas terão como objetivo principal o de avaliar a capacidade de compreensão, de interpretação e de análise das informações recebidas. Espera-se que os candidatos tenham conhecimentos considerados básicos no âmbito da Química relativa ao Ensino Médio como forma de facilitar a compreensão dos conceitos apresentados e de possibilitar a sua contextualização histórica.

Além disso, o estudante deve, também, reconhecer a importância dos materiais no processo produtivo da sociedade a partir de suas transformações, assim como as relações entre o desenvolvimento de materiais e as mudanças ocorridas na sociedade (econômicas, ambientais e culturais).

Conteúdo programático de química do PAS 2 UEM

Cinética

  • Compreensão da importância do controle da velocidade de reações químicas em situações cotidianas.
  • A Teoria das colisões (aspectos qualitativos).
  • Fatores que afetam a velocidade de reações.
  • Lei cinética das reações
  • A Energia de ativação, os catalisadores
  • A representação gráfica dos processos cinéticos.

Equilíbrio Químico

  • Conceitos de Equilíbrio Químico
  • Constante de Equilíbrio.
  • Princípio de Le Chatelier.- Condições e variáveis que afetam o equilíbrio de uma reação.
  • Equilíbrios em solução envolvendo ácidos e bases.
  • Produto iônico da água (pH e pOH).

Termoquímica

  • Princípio da conservação da energia. Energia de ligação.
  • Reações exotérmicas e endotérmicas: calor envolvido nas transformações químicas e suas representações gráficas.
  • Entalpia envolvida nas diferentes transformações.
  • Compreensão dos conceitos de termoquímica em contextos cotidianos.

Eletroquímica

  • Reatividade de metais
  • Conceito de número de oxidação, reações de oxidação e redução
  • Condutividade elétrica de soluções
  • Tipos de pilhas e baterias
  • Compreensão do funcionamento das pilhas
  • Cálculo de ddp de pilhas
  • Noções sobre eletrólise.
  • Aplicações das pilhas e eletrólise no cotidiano.

Principais funções orgânicas

  • Fórmulas estruturais e reconhecimento das principais classes de compostos orgânicos: hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, álcoois, éteres, ésteres, aminas, ácidos carboxílicos, cetonas, haletos de alquila e amidas.
  • Fórmulas estruturais e nomes oficiais apenas de compostos orgânicos simples com apenas um grupo funcional.
  • Compreensão do envolvimento dos compostos orgânicos na alimentação, na saúde, nos combustíveis e também na vida diária.
  • Isomeria: isomeria plana e espacial.
  • Propriedades físicas dos compostos orgânicos.
  • Noções gerais sobre carboidratos, lipídios e proteína

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OneStudy Vestibulares
5/5

O seu blog dedicado ao PAS UEM, aqui você pode ver tudo sobre o vestibular, com conteúdos organizados para te ajudar da melhor forma possível.

Estamos prontos para te ajudar a alcançar o seu objetivo.

Notícia Importante!

Datas das Provas
PAS UEM 2024
01/12

Salve a data!
Veja as outras datas: Clique aqui!