Conteúdo Programático PAS 3 UEM

conteúdo programático PAS 3 UEM, quais conteúdos caem na prova do PAS 3 UEM, o que estudar no PAS 3 UEM

Conteúdos do PAS 3 UEM

Conteúdo programático do PAS 3 UEM: Aqui estão as TODAS as matérias que você estudar para a 3° etapa do vestibular seriado da UEM, de acordo com o edital mais atualizado com os assuntos e tópicos cotados para cair esse ano, tais conteúdos estão organizados por materia e também na melhor ordem de estudos.

O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o seu curso de graduação futuro. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente as questões que cairá no dia da prova.

Focar no conteúdo programático evita dispersão. Com um guia claro do que estudar, você evita gastar tempo com informações irrelevantes ou excessivas.

🎯Pronto para dominar todos esses conteúdos e alcançar o sucesso acadêmico? Inscreva-se agora em nosso Curso Online Preparatório Pré-PAS e esteja pronto para enfrentar esse desafio, focando no que realmente cai na prova do PAS, de uma forma direta, organizada e orientada! Não deixe essa oportunidade passar, comece sua jornada rumo à excelência nos estudos hoje mesmo! Clique aqui!💡📚

➡️ E para os aqueles que querem entender mais sobre o que é exatamente o PAS e como funciona, preparamos uma página informativa que vocês podem conferir aqui, clique aqui!

Matérias do PAS 3 UEM

Artes no PAS 3 UEM

A prova de Arte tem como objetivo avaliar a aprendizagem dos e das estudantes no que diz respeito àquilo que o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná, em atendimento à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, indica como essencial ao componente curricular Arte.

Para tanto, consideraram-se a estruturação feita entre sistematização, habilidades, objetos de conhecimento, assim como as práticas nas linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música), atentando-se, também, à hibridização entre elas e a influência das tecnologias digitais.

Conteúdo de artes do PAS 3 UEM

Música

  • Música e Tecnologia.
  • Música ocidental do período clássico.
  • Movimentos musicais no Brasil: tropicália, manguebeat, festivais de música.
  • Gêneros musicais: funk, rap, música eletrônica.

Artes Visuais

  • Arte Medieval: Romântica, Bizantina e Gótica.
  • Arte Greco-Romana: arquitetura, pintura e escultura.
  • Arte Egípcia: arquitetura, pintura e escultura.
  • Arte Pré-histórica.

Artes Cênicas

  • Rituais: do sagrado ao profano.
  • Teatro na Antiguidade: a tragédia e a comédia.

Dança

  • Danças de salão.
  • Dança clássica.

Educação Física no PAS 3

As questões de Educação Física visam a investigar o entendimento sobre o objeto de estudo – o movimento humano – em sua complexidade de relações, ou seja, sobre as diferentes formas de manifestação esportiva e de lazer, com as diferentes formas de manifestação da ginástica, das danças e das lutas, dos jogos e das brincadeiras nas diversas fases de crescimento e de desenvolvimento humanos.

O objetivo é avaliar se os candidatos possuem habilidades para resolver questões relacionadas aos eixos esporte, ginástica, jogos e brincadeiras, dança e luta, que considerem a investigação e o desenvolvimento científico e cultural na área de educação física, bem como as relações dessa área com a sociedade, a educação, a saúde e a qualidade de vida.

Conteúdo de educação física do PAS 3 UEM

Análise da relação entre exercícios físicos e qualidade de vida.

Manifestações do Esporte.

  • Esporte participação.
  • Esporte educação.
  • Esporte rendimento.

Análise dos jogos, das brincadeiras e do esporte desde a infância até a vida adulta, como possibilidade de educação e de lazer.

Ginástica versus sedentarismo e qualidade de vida.

Estudo das capacidades físicas.

  • Força.
  • Resistência.
  • Flexibilidade.

Estudo das capacidades coordenativas.

  • Ritmo.
  • Lateralidade.
  • Equilíbrio.
  • Coordenação.

Histórico, filosofia e características das diferentes artes marciais.

A dança compreendida como uma possibilidade de dramatização e de expressão corporal.

Histórico, classificação e estilos da capoeira.

Análise do esporte nos seus diferenciados aspectos.

  • Função social.
  • Relação com a mídia.
  • Relação com a ciência.
  • Doping e recursos ergogênicos.

Análise da apropriação do esporte pela indústria cultural.

Análise da apropriação da dança pela indústria cultural.

Estudos da relação da ginástica com:

  • Fonte metabólica.
  • Gastos energéticos.
  • Composição corporal.
  • Desvios posturais, LER e DORT.

Atualidades em educação física e em esportes.

Língua Portuguesa no PAS 3 UEM

A prova de Língua Portuguesa objetiva avaliar a capacidade de o candidato:

  1. ler, compreender e interpretar criticamente textos de diferentes gêneros do discurso
  2. ler, compreender e interpretar o contexto de produção dos gêneros do discurso;
  3. perceber tanto as relações estruturais do padrão culto da língua (as relações morfossintáticas e semânticas entre os fatos da língua) quanto o fenômeno da variação linguística, em termos de adequação e uso;
  4. analisar, em textos de diversos gêneros, os elementos e recursos linguísticos diversos que contribuem para a produção da coerência e da construção da argumentação;
  5. estabelecer relações entre textos e contextos a que se referem;
  6. reconhecer, na construção dos sentidos do texto, os efeitos de sentido decorrentes do uso e do funcionamento das diversas linguagens, a saber: visuais, corporais e verbais, compreendendo os processos de produção e de circulação dos discursos em diversos campos de atuação social. Para isso, a prova contemplará questões de compreensão e de interpretação textual e questões de análise linguística e semiótica, a partir dos textos selecionados.

Conteúdo programático de português do PAS 3 UEM

Compreensão e interpretação de textos.

Condições de produção, estrutura composicional e marcas de estilo de diferentes gêneros do discurso: tirinha, charge, artigo de opinião, entrevista, reportagem, canção, crônica e postagem de redes sociais.

Variação linguística e a norma padrão em fenômenos morfossintáticos do Português brasileiro:

  • Regência nominal e verbal.
  • Concordância nominal e verbal.
  • Sintaxe de colocação pronominal

Uso das palavras e a produção de sentido no texto: Estrutura, formação e funcionamento.

Sintaxe do período simples e composto e produção do sentido

Organizadores textuais, operadores discursivos e/ou conectivos relevantes para a coesão.

Relações de sentido entre os elementos no texto: sinonímia, antonímia, paronímia, polissemia, denotação, conotação, metáfora, metomínia, comparação, ironia, eufemismo, antítese, hipérbole e gradação

Uso dos sinais de pontuação e a produção de sentidos no texto.

Organizadores textuais, operadores discursivos e/ou conectivos relevantes para a coesão.

Modalizadores do discurso e seus efeitos de sentido

Vozes sociais nos gêneros do discurso.

Discurso oral: aspectos sinestésicos e adequação da fala a diferentes contextos.

Literatura no PAS 3

A prova de Literaturas em Língua Portuguesa objetiva avaliar os conhecimentos que o candidato detém sobre os conteúdos solicitados e a sua capacidade de identificar, analisar e interpretar textos literários, relacionando-os ao contexto histórico-social em que se inserem. Nessa perspectiva, deverá revelar conhecimentos fundamentais no que concerne aos gêneros literários, às figuras de linguagem, à periodização literária (escolas literárias, características) e a seus autores mais relevantes, destacados na relação constante deste programa.

Ressalta-se a importância também de conhecer e de reconhecer elementos da narrativa (história narrada, narrador, personagens, tempo, espaço) e da poesia (versificação, metrificação, formas poéticas, rima, ritmo, sonoridade) e demais características literárias constantes das obras relacionadas. Observação: diversos livros da relação já são de domínio público e podem ser obtidos em formato digital, desde que correspondam ao texto integral das edições aqui utilizadas.

Conteúdo programático de literatura do PAS 3 UEM

Textos poéticos

Manuel Bandeira – Poemas selecionados:

  • Desencanto
  • Alumbramento
  • Poética
  • Momento num café
  • Arte de amar
  • Edição utilizada: BANDEIRA, Manuel. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2004.

Carlos Drummond de Andrade – Poemas selecionados:

  • Soneto da esperança perdida
  • José
  • Cidadezinha qualquer
  • Infância
  • Entre o ser e as coisas 
  • Edição utilizada: ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Cecília Meireles – Poemas selecionados:

  • Retrato
  • Desventura
  • Timidez
  • Canção excêntrica
  • 4° motivo da rosa – Edição utilizada: MEIRELES, Cecília. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2002.

Vinícius de Moraes – Poemas selecionados:

  • Soneto de fidelidade
  • A um passarinho
  • Soneto de separação
  • Poema enjoadinho
  • A rosa de Hiroxima
  • Edição utilizada: MORAES, Vinícius de. Nova antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

João Cabral de Melo Neto – Poemas selecionados:

  • O engenheiro
  • A lição de poesia
  • Cemitério Pernambucano (São Lourenço da Mata)
  • Graciliano Ramos
  • Menino de engenho – Edição utilizada: MELO NETO, João Cabral de. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2003.

Paulo Leminski – Poemas selecionados:

  • Meu avô-macaco
  • Cansei da frase polida
  • Razão de ser
  • Ler pelo não
  • O assassino era o escriba
  • Edição utilizada: Toda Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Adélia Prado – Poemas selecionados:

  • Com licença poética
  • A invenção de um modo
  • Para comer depois
  • Anímico
  • Tabaréu
  • Edição utilizada: PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Elisa Lucinda – Poemas selecionados:

  • Meninos pretos
  • Carta escrita em coração materno
  • Só de sacanagem
  • O lobo
  • Nutrição
  • Edição utilizada: LUCINDA, Elisa. Vozes guardadas. Rio de Janeiro: Record, 2016.

Textos narrativos

José Lins do Rego – Menino de engenho – Edição utilizada: REGO, José Lins do. Menino de engenho. São Paulo: Global, 2020.

Carolina Maria de Jesus – Quarto de despejo – Edição utilizada: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.

Clarice Lispector – contos selecionados:

  • Macacos
  • Tentação
  • Viagem à Petrópolis
  • Edição utilizada: LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Conceição Evaristo – contos selecionados:

  • Ana Davenga
  • Di Lixão
  • A gente combinamos de não morrer
  • Edição utilizada: EVARISTO, Conceição: Olhos d’ ua. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

Dalton Trevisan – contos selecionados:

  • Penélope
  • O ciclista
  • Orgulho de Mulher
  • Edição utilizada: TREVISAN, Dalton. Vozes do retrato: quinze histórias de mentiras e verdades. São Paulo: Ática, 1998.

Texto dramático

Dias Gomes – O santo inquérito – Edição utilizada: GOMES, Dias. O santo inquérito. São Paulo: Ediouro, 2009

Espanhol no PAS 3 UEM

A Prova de Língua Espanhola tem o objetivo de avaliar as capacidades do candidato para a compreensão e/ou interpretação de textos. Espera-se do candidato conhecimento de vocabulário e de aspectos gramaticais básicos da língua. As questões de compreensão textual poderão exigir reconhecimento de aspectos culturais relacionados à língua estrangeira e familiaridade com diferentes tipos de textos. A seguir, apresenta-se a lista de conteúdos gramaticais a serem exigidos.

Conteúdo programático de espanhol do PAS 3 UEM

  1. Pronomes pessoais (incluindo o pronome “vos”).
  2. Artigos (contrações e regra de eufonia).
  3. Substantivos (gênero, número e os casos de heterotônicos, heterogenéricos e heterossemânticos).
  4. Adjetivos.
  5. Advérbios
  6. Possessivos.
  7. Demonstrativos.
  8. Numerais.
  9. Verbos regulares e irregulares (modo indicativo, modo subjuntivo, imperativo afirmativo e negativo).
  10. Regras de acentuação e acentos diacríticos.
  11. Conjunções.
  12. Preposições.
  13. Pronomes Indefinidos.
  14. Pronomes Complementos.
  15. Apócopes.
  16. Formas não pessoais do verbo.
  17. Conjunções.
  18. Preposições.
  19. Interjeições.
  20. Pronomes indefinidos.
  21. Pronomes relativos.
  22. Discursos direto e indireto.
  23. Variação dialetal: conteúdo léxico.

Francês no PAS 3 

A Prova de Língua Francesa tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato para ler, compreender e interpretar textos de diferentes gêneros textuais, em nível elaborado. O candidato deverá ser, portanto, capaz de reconhecer as condições de produção textual e observar como se articulam as relações de significado e as diversas formas de construção do sentido no interior do texto.

Essa capacidade implica tanto um bom domínio do léxico e de aspectos sintático-semânticos da língua quanto a habilidades para refletir, inferir conteúdos e analisar informações de forma crítica. Especificamente quanto aos componentes de linguagem, as abordagens levam em conta os seguintes conteúdos gramaticais da Língua Francesa:

Conteúdo programático de francês do PAS 3 UEM

  • Relações léxico-semânticas (relações de sentido entre as palavras): sinonímia, antonímia, polissemia, entre outras.
  • Elementos estruturadores de relações de correferencialidade: artigos (definidos, indefinidos), pronomes (demonstrativos, possessivos, indefinidos, relativos), pronomes pessoais (sujeito, complemento, formas conjuntas e disjuntas)
  • Elementos estruturadores de relações argumentativas (conectivos e articuladores lógicos de causa, consequência, oposição, restrição, anterioridade, posterioridade, condição, conclusão, etc)
  • Marcadores de coordenadas enunciativas (enunciador, tempo e lugar de produção do discurso) e de coordenadas propriamente temporais (tempos e modos verbais).

Inglês no PAS 3

A prova de Língua Inglesa tem como objetivo avaliar a capacidade de leitura crítica do candidato e seu entendimento sobre a relação da língua como fenômeno geopolítico, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

Os conteúdos das questões contemplam textos de diferentes temas, gêneros, esferas sociais, meios de circulação, além de elementos linguístico-textuais, tomando como base a proposta de conteúdos básicos para o Ensino Médio e o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná.

Conteúdo programático de inglês do PAS 3 UEM

Gêneros textuais das seguintes esferas sociais de circulação: política, jurídica e consumo.

Sugestões de gêneros: e-mails formais, artigos de opinião, trechos de livros de ficção e não-ficção, infográficos, enquetes e pesquisas de opinião, notícia, palestra, reportagem, panfleto, entrevistas, carta (aberta, de reclamação e de solicitação), cartaz, comunicado, discursos transcritos, apresentações acadêmicas transcritas (exemplo: trecho de um TED Talk transcrito), relatórios, blogs, bulas, relato histórico, manual técnico, relatório, placas, relatos de experiências científicas, dentre outros.

A partir da leitura de um ou mais dos gêneros listados, os candidatos serão avaliados em sua capacidade de:

  • apontar a ideia principal de um texto;
  • interpretar detalhes de um texto;
  • fazer inferências lógicas;
  • compreender a organização textual;
  • interpretar texto verbal e não verbal;
  • realizar análise da língua (de vocabulário e aspectos gramaticais) em uso, inserida em seu contexto social, cultural e histórico.

Neste caso, os itens linguístico-discursivos a serem analisados são:

  • Verbs Tense Review (Simple Present / Present Continuous / Simple Past / Past Continuous / Simple Future /Present Perfect / Past Perfect)
  • Conditional Sentence (3rd type and Mixed Conditionals)
  • Modal Verbs
  • Addition to Remarks
  • Gerund / Infinitive
  • Conjunctions
  • Adverbs
  • Passive Voice
  • Reported Speech
  • Cognates / False Cognates
  • Affixes
  • Unreal Past (was/were going to… / wish-if only + past simple / wish-if only + past perfect)
  • Question tags

Redação no PAS 3 UEM

Conteúdo programático de redação do PAS 3 UEM

A prova de Redação objetiva avaliar a capacidade do candidato de pensar, compreender, interpretar e expressar-se por escrito sobre um determinado assunto, revelando domínio e conhecimento dos mecanismos da língua culta escrita, por meio da adequação textual às situações comunicativas definidas.

Para isso, a prova solicitará do candidato a produção de um gênero textual, dentre aqueles que integram a relação da etapa pertinente. Essa relação, periodicamente, sofre mudanças, sempre mantendo parte dos gêneros textuais já relacionados.

  1. Artigo de opinião.
  2. Carta de solicitação.
  3. Comentário de postagens.
  4. Resposta argumentativa

Filosofia no PAS 3 

Conteúdo programático de filosofia do PAS 3 UEM

As questões de Filosofia têm por objetivo aferir o conhecimento do candidato quanto aos aspectos teórico-metodológicos em relação à história, às escolas, aos autores, aos sistemas filosóficos. Objetivam, ainda, medir o conhecimento de domínios específicos da Lógica, da Ética, da Estética, da Filosofia Política, da Filosofia da Ciência.

Filosofia da Ciência.

  • Revoluções científicas e mudanças de paradigmas. Verificação das teorias científicas.
  • Positivismo (a tese de que o conhecimento é estabelecido com base em evidências empíricas e interpretado racionalmente) e historicismo (a tese de que os princípios do conhecimento são construídos e modificados historicamente).
  • Ciência e poder. Ciência e valor. Os mitos da ciência e o papel da ciência na sociedade.

Estética.

  • Sensibilidade e experiência estética: O belo natural e o belo artístico. A questão do sublime.
  • Arte como imitação do fenômeno natural e como expressão da experiência.
  • A questão do juízo de gosto e das teorias do gênio.
  • Arte e cultura de massas. A indústria cultural.

Metafísica.

  • Ontologia e teologia. Ser, essência, existência e aparência. Os argumentos acerca da existência de Deus.
  • Liberdade e determinismo.
  • O problema da relação entre mente e corpo

Geografia no PAS 3 UEM

As questões de Geografia têm como objetivo avaliar se os candidatos possuem conhecimentos sobre o espaço geográfico e o papel das dimensões políticas, econômicas, demográficas, culturais e socioambientais na sua organização e dinâmica.

Visam também verificar a capacidade de análise e de compreensão dos conflitos e das contradições inerentes à organização de um determinado espaço, o grau de conhecimento e de articulação das diversas categorias em Geografia e as formas de tratamento e de representação dos fatos geográficos. O conhecimento sobre o território paranaense também se sujeita à avaliação.

Conteúdo programático de geografia do PAS 3 UEM

GEOGRAFIA GLOBAL.

A revolução técnico-científico-informacional e os novos arranjos no espaço da produção.

  • Revolução industrial.
  • Revolução tecnocientífica e informacional.
  • Novos arranjos espaciais no espaço da produção.

A nova ordem mundial, os territórios supranacionais e o papel do Estado.

  • Globalização e mundialização.
  • Geopolítica da globalização.
  • Formação, mobilidade das fronteiras e reconfiguração dos territórios.
  • As implicações socioespaciais do processo de mundialização.
  • Desigualdades socioeconômicas.
  • Blocos econômicos.
  • A questão ambiental.

O espaço em rede.

  • Produção, transporte e comunicação na atual configuração territorial.
  • Circulação de mão de obra, do capital, das mercadorias e das informações.
  • As redes materiais e imateriais e os fluxos da globalização.

A formação, o crescimento das cidades, a dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização recente.

  • A formação e o crescimento das cidades.
  • A dinâmica dos espaços urbanos.
  • Cidade globais.
  • Megacidades.
  • Os tecnopolos.

A evolução demográfica, a distribuição espacial da população e os indicadores estatísticos.

  • Teorias demográficas.
  • Dinâmica da população mundial – indicadores estatísticos.
  • Os movimentos migratórios e suas motivações.

As manifestações socioespaciais da diversidade cultural.

O comércio e as implicações socioespaciais.

As diversas regionalizações do espaço geográfico.

  • A regionalização mundial: Norte-Sul.
  • DIT (divisão internacional do trabalho).

História no PAS 3

As questões de História da prova de Conhecimentos Gerais pretendem identificar candidatos com consciência crítica da realidade na qual se encontram inseridos, com capacidade de reflexão acerca das sociedades ao longo do tempo, e que sejam capazes de compreender e inter-relacionar fatos históricos com conhecimentos produzidos em outras áreas.

Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular e com o Referencial Curricular do Ensino Médio do Paraná, os conteúdos selecionados visam aferir o desenvolvimento, por parte dos candidatos, dos conceitos de História, processo histórico, tempo, sujeito histórico, trabalho, poder, cultura, memória e cidadania.

Na prova de Conhecimentos Específicos, pretende-se aferir as habilidades cognitivas importantes para a História, tais como a capacidade de comparar processos históricos distintos no espaço e no tempo, de identificar transformações e permanências, de estabelecer conexões entre o presente e o passado, de interpretar as diversas modalidades de fonte histórica e de produzir a análise e a síntese acerca dos conteúdos aprendidos. Nessa perspectiva, também serão abordados aspectos históricos do estado do Paraná.

Conteúdo programático de história do PAS 3 UEM

História Contemporânea

  • A América Latina no século XX.
  • As grandes guerras e as revoluções no século XX.
  • A ordem burguesa, a democracia liberal e o totalitarismo no século XX.
  • A nova ordem internacional: Guerra Fria, crise do socialismo e do Estado do Bem-Estar Social nos séculos XX e XXI.
  • Os movimentos sociais nos séculos XX e XXI.
  • Globalização, blocos econômicos, neoliberalismo, meio ambiente e desenvolvimento tecnológico.
  • África e Ásia: escravidão, colonização, descolonização e conflitos regionais.
  • O terrorismo no século XXI e os conflitos internacionais.

História do Brasil

  • Formação e consolidação da primeira república (1889-1930).
  • A Era Vargas (1930-1945): economia, política, sociedade e cultura.
  • A experiência democrática no Brasil e o período populista (1945-1964).
  • O golpe civil-militar de 1964, Estado autoritário, legalidade autoritária, repressão e violência políticas.
  • A redemocratização da sociedade e os novos movimentos sociais e culturais.
  • Economia, política, sociedade, aspectos culturais, relações étnico-raciais, questões ambientais e relativas à cidadania e aos Direitos Humanos no Brasil do século XXI.

História do Paraná

  • Do século XX aos dias atuais: questões indígenas, imigrantes e migrantes, movimentos populacionais, economia, cultura, política, conflitos sociais, relações de trabalho, relações étnico-raciais e questões ambientais.

Sociologia no PAS 3 UEM

As questões de Sociologia pretendem selecionar os candidatos capazes de refletir criticamente sobre a sociedade em que vivem a partir do instrumental analítico das Ciências Sociais e das suas relações com outras áreas, tais como a História, Geografia e a Filosofia.

Os conteúdos selecionados em cada etapa de avaliação têm por objetivo destacar a especificidade dos conhecimentos sociológicos e antropológicos na compreensão das interações e relações de interdependências entre os indivíduos, na constituição histórica e política dos fenômenos sociais e no desenvolvimento de uma cidadania ativa e consciente dos estudantes em seus vários espaços de ação social.

Conteúdo programático de sociologia do PAS 3 UEM

Definições básicas sobre o poder

  • As relações entre Estado e sociedade.
  • Formas, sistemas e regimes de governo.
  • Democracia, direitos e cidadania.
  • Direitos Humanos e o enfrentamento às diversas formas de preconceito, discriminação e intolerância no Brasil.

O mundo do trabalho

  • Trabalho, renda e desigualdades sociais.
  • Desigualdades de gênero no mercado de trabalho.
  • Mercado de trabalho e relações raciais no Brasil.

Matemática no PAS 3

A prova de Matemática pretende avaliar o conhecimento que o candidato possui do conteúdo dessa disciplina, que faz parte da sua formação mínima, conforme as orientações constantes das Diretrizes Curriculares do estado do Paraná para os Ensinos Fundamental e Médio. Pretende, ainda, avaliar prioritariamente a capacidade do candidato quanto à observação, à criação e à utilização de raciocínio lógico dedutivo, capacidade esta essencial para o indivíduo relacionar dados e propor soluções na resolução de questões e de problemas relacionados ou não a situações reais.

Conteúdo programático de matemática do PAS 3 UEM

Geometria Analítica.

  • Coordenadas cartesianas; equações e gráficos; distância entre dois pontos.
  • Estudo da equação da reta: coeficiente angular (inclinação ou declividade de uma reta), coeficiente linear; reta na forma geral; reta na forma segmentária; intersecção de retas; retas paralelas e perpendiculares; feixe de retas; distância de um ponto a uma reta; área de um triângulo.
  • Equação da circunferência; tangentes a uma circunferência; condição para que uma dada equação represente uma circunferência; identificação do raio e do centro de uma circunferência de equação dada.

Números complexos.

  • Conceito e operações fundamentais.
  • Representação algébrica e polar.

Polinômios.

  • Conceitos; grau e propriedades fundamentais.
  • Identidade de polinômios; adição, subtração, multiplicação e divisão de polinômios.
  • Raízes reais e complexas de polinômios; algoritmo de Briot-Ruffini.
  • Fatoração; produtos notáveis e resto da divisão de um polinômio por x ± a.

Equações Algébricas.

  • Definições; conceito de raiz; multiplicidade de raízes.
  • Teorema Fundamental da Álgebra; decomposição de um polinômio em fatores irredutíveis (do 1.º e do 2.º graus).
  • Relação entre coeficientes e raízes; pesquisa de raízes racionais; raízes reais e complexas.

Geometria Euclidiana Espacial.

  • Retas e planos no espaço: paralelismo e perpendicularismo de retas e de planos; retas reversas.
  • Prismas; pirâmides e respectivos troncos; cálculo de áreas e de volumes.
  • Poliedros convexos; fórmula de Euler. 
  • Cilindro, cone, tronco de cone, esfera; cálculo de áreas e de volumes.
  • Matemática Financeira.
  • Juros simples e compostos.
  • Noções de Estatística: frequência absoluta; medidas de tendência central (média, mediana e moda).
  • Interpretação de gráficos e de tabelas. 

Trigonometria.

  • Identidades trigonométricas fundamentais; fórmulas de adição, de subtração, de duplicação e de bissecção de arcos; transformações de somas de funções trigonométricas em produtos.

Biologia no PAS 3 UEM

As questões de Biologia visam investigar o entendimento acerca do objeto de estudo – o fenômeno vida – em sua complexidade de relações, ou seja, na organização dos seres vivos, no funcionamento dos mecanismos biológicos, no estudo da biodiversidade em processos biológicos de hereditariedade e de variabilidade genética, nas relações ecológicas e na análise das implicações dos avanços biológicos no fenômeno vida.

Pretende-se, portanto, avaliar se os candidatos possuem habilidades para resolver questões interdisciplinares que considerem a investigação e o desenvolvimento científico e tecnológico na área biológica, bem como estabelecer relações entre Ciência e Saúde em todos os conteúdos relacionados.

Conteúdo programático de biologia do PAS 3 UEM

HEREDITARIEDADE E AMBIENTE.

Genética.

  • Síntese Proteica.
  • Bases da hereditariedade.
  • Leis mendelianas.
  • Alelos múltiplos e genética dos grupos sanguíneos.
  • Teoria cromossômica da herança: genes e cromossomos, mutações, genes ligados, mapas genéticos e recombinação, determinação genética do sexo e herança ligada ao sexo, cariótipo humano e aberrações cromossômicas.
  • Interações gênicas e noções de herança quantitativa.
  • Variações da expressão gênica: pleiotropia, penetrância e expressividade.
  • Aplicações do conhecimento genético (Engenharia genética).

Evolução.

  • Evidências da evolução biológica.
  • Teorias lamarckista e darwinista.
  • Teoria moderna da evolução – fatores evolutivos e princípio de Hardy-Weinberg.
  • Origem das espécies – processo evolutivo e diversificação.
  • Evolução humana.

Ecologia.

  • Fundamentos da ecologia – conceitos.
  • Os seres vivos e o ambiente.
  • Dinâmica das populações biológicas.
  • Comunidades: riqueza e diversidade; relações entre seres vivos.
  • Ecossistemas: habitat e nicho ecológico.
  • Energia e matéria nos ecossistemas: cadeias/teias alimentares e ciclos biogeoquímicos.
  • Sucessão ecológica e biomas: grandes biomas da terra e biomas brasileiros.
  • O Homem e o ambiente – conservação e degradação ambiental, poluição e impactos ambientais, interferência humana nos ecossistemas naturais.

Ciência e saúde relacionados aos itens acima da etapa 3.

Física no PAS 3

O objetivo das questões de Física na prova de Conhecimentos Gerais é avaliar se os candidatos possuem um mínimo de conhecimentos de Física do Cotidiano, Física Moderna, Física das Novas Tecnologias e o Pensamento Computacional. As questões pretendem avaliar se os candidatos reúnem conhecimentos e habilidades para resolver questões interdisciplinares.

Na prova de Conhecimentos Específicos, busca-se avaliar se o candidato domina os conteúdos dessa disciplina ensinados no Ensino Médio e se possui a capacidade de utilizar esses conhecimentos para resolver problemas específicos da área e a capacidade de estabelecer conclusões. Busca-se identificar se os candidatos apresentam as condições de desenvolvimento e de aprendizagem da Física e sua interdependência com outras ciências.

Conteúdo programático de física do PAS 3 UEM

ELETRICIDADE E MAGNETISMO

Eletrostática.

  1. Condutores e isolantes elétricos.
  2. Carga elétrica e processos de eletrização.
  3. Princípio de conservação da carga elétrica.
  4. Lei de Coulomb.
  5. Campo elétrico e Lei de Gauss.
  6. Potencial elétrico.
  7. Capacitores e associação de capacitores.

Eletrodinâmica.

  1. Corrente e resistência elétricas.
  2. Leis de Ohm e associação de resistores.
  3. Circuitos elétricos e Leis de Kirchhoff.
  4. Condutores ôhmicos e não ôhmicos.
  5. Resistividade e condutividade elétrica.
  6. Potência elétrica e efeito Joule.

Eletromagnetismo.

  1. Propriedades e campo magnético de ímãs.
  2. Magnetismo da Terra.
  3. Lei da inexistência de monopolos magnéticos.
  4. Campo magnético de fios retilíneos, de espiras, de bobinas e de solenoides.
  5. Interação entre fios condutores de corrente elétrica.
  6. Força de Lorentz.
  7. Lei de indução eletromagnética de Faraday e Lei de Lenz.
  8. Indutores, transformadores e motores elétricos.
  9. Natureza eletromagnética da luz e espectro eletromagnético.

ÓPTICA

Óptica geométrica.

  1. Leis da reflexão da luz.
  2. Espelhos planos e esféricos.
  3. Índice de refração e leis da refração da luz.
  4. Ângulo limite e reflexão total da luz.
  5. Dispersão da luz e prismas.
  6. Dioptro plano e lâminas planas.
  7. Lentes delgadas.
  8. Olho humano e lentes corretivas.
  9. Instrumentos ópticos.

ONDULATÓRIA

  1. Pulsos e ondas.
  2. Comprimento de onda, frequência e velocidade de ondas.
  3. Ondas transversais e longitudinais.
  4. Ondas mecânicas e eletromagnéticas.
  5. Reflexão, refração e polarização de ondas.
  6. Difração, interferência e princípio de superposição.
  7. Ondas estacionárias.
  8. Ondas sonoras (altura, intensidade, timbre e velocidade).
  9. Cordas vibrantes.
  10. Tubos sonoros.
  11. Instrumentos musicais.
  12. Ouvido humano.
  13. Efeito Doppler sonoro e luminoso

Química no PAS 2 UEM

A Química, assim como os demais componentes curriculares que constituem a base da educação, tem entre seus objetivos, o preparo do aluno para o exercício da cidadania, possibilitando-lhe, a capacidade de participar ativa e criticamente das questões da sociedade em que está inserido. Dessa forma, os processos de ensino e de aprendizagem da disciplina precisam ser adequados a essa finalidade.

Considera-se importante que o ensino da Química não promova a necessidade de uma excessiva memorização, e sim possibilite ao estudante adquirir a capacidade de observar e de descrever fenômenos, de construir e/ou de compreender possíveis modelos explicativos para esses fenômenos, relacionando os materiais e as transformações químicas ao sistema produtivo e ao meio ambiente. As questões formuladas terão como objetivo principal o de avaliar a capacidade de compreensão, de interpretação e de análise das informações recebidas.

Espera-se que os candidatos tenham conhecimentos considerados básicos no âmbito da Química relativa ao Ensino Médio como forma de facilitar a compreensão dos conceitos apresentados e de possibilitar a sua contextualização histórica. Além disso, o estudante deve, também, reconhecer a importância dos materiais no processo produtivo da sociedade a partir de suas transformações, assim como as relações entre o desenvolvimento de materiais e as mudanças ocorridas na sociedade (econômicas, ambientais e culturais).

Conteúdo programático de química do PAS 3 UEM

Equilíbrio Químico

Com relação a esse item, considera-se relevante a ênfase no ensino dos modelos que representam os fenômenos nos níveis submicroscópicos. Por exemplo, no caso de uma solução aquosa saturada de um composto iônico pouco solúvel é importante a construção de um modelo que represente a ideia de reações reversíveis de solubilização e precipitação do composto.

  • Condições para um Equilíbrio Químico.
  • Princípio de Le Chatelier.
  • Equilíbrios em solução envolvendo ácidos e bases.
  • Produto iônico da água; pH e pOH.
  • Equilíbrios Heterogêneos. 

Eletroquímica

É importante que os estudantes compreendam a aplicação das reações de óxido-redução nos contextos sociais e econômicos; assim, torna-se fundamental a abordagem dos processos como a corrosão, a galvanização de metais e o funcionamento e o uso das pilhas e das baterias. Devem-se ressaltar também os aspectos ambientais inerentes aos processos citados.

  • Número de oxidação.
  • Interpretação e aplicação de potenciais de redução; pilhas.
  • Representação das transformações (pilhas e eletrólise) através de equações químicas balanceadas.

Funções orgânicas

Recomenda-se, neste item, estabelecer a abordagem dos compostos químicos como uma realidade independente de divisões tradicionais nos planejamentos de ensino. A transmissão de conteúdos baseada na divisão sequencial da Química Orgânica sustenta a fragmentação e a linearidade dos conteúdos químicos. Nesse sentido, considera-se importante evitar a excessiva ênfase à memorização e à classificação de nomes e de regras e desenvolver os conteúdos de forma contextualizada, permitindo que o estudante compreenda o envolvimento dos compostos orgânicos na alimentação, na saúde, nos combustíveis e também na vida diária.

  • Fórmulas estruturais e reconhecimento das principais classes de compostos orgânicos: hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, álcoois, éteres, ésteres, aminas, ácidos carboxílicos, cetonas, haletos de alquila e amidas.
  • Fórmulas estruturais e nomes oficiais apenas de compostos orgânicos simples com apenas um grupo funcional.
  • Conhecer nomes usuais de alguns compostos orgânicos: álcool etílico, formaldeído, acetona, ácido acético, tolueno, acetileno, éter etílico, naftalina, álcool metílico.
  • Isomeria.
  • Propriedades físicas dos compostos orgânicos.
  • Noções gerais sobre carboidratos, lipídios e proteínas.

Principais tipos de reações

Neste item, pode-se introduzir o modelo ácido-base de Brostewtd-Lowry e Lewis para explicar algumas das principais reações orgânicas. É importante estabelecer relações com os processos de produção que estão citados no item abaixo (5). Por exemplo, na abordagem sobre hidrogenação de óleos vegetais, discutir a aplicação dessa reação na produção de alimentos, enfatizando a fabricação de margarinas e a questão das gorduras trans.

  • Substituição, adição, eliminação, oxidação, redução, esterificação e hidrólise ácida e básica.

Noções sobre as principais propriedades, usos e produção de algumas substâncias importantes nas atividades do homem na sociedade atual.

É importante que o estudante perceba a importância dos compostos orgânicos para a sociedade moderna atual e a presença deles na composição de uma grande variedade de materiais utilizados pelo homem. Alguns aspectos bioquímicos devem ser enfatizados também no sentido de favorecer a integração dos conteúdos, por exemplo, as proteínas e a ação enzimática. Cabe salientar que o estudo de alguns compostos orgânicos pode ser introduzido em outros tópicos, como: os hidrocarbonetos (gasolina, óleo diesel, gás natural e outros) e álcoois (no tópico sobre termoquímica) ao discutir a produção de energia por meio das transformações químicas; os sabões e os detergentes (no tópico de soluções) ao abordar a temática de poluição da água.

  • Hidrocarbonetos e petróleo (principais frações e usos), implicações ambientais.
  • Produção de etanol: fermentação alcoólica e utilização de álcoois como combustíveis – implicações ambientais.
  • Óleos e Gorduras, sabões e detergentes, propriedades e usos.
  • Polímeros sintéticos: polietileno, poliestireno, PVC, poliéster, poliamida: estrutura, propriedades, uso, reciclagem e implicações ambientais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OneStudy Vestibulares
5/5

O seu blog dedicado ao PAS UEM, aqui você pode ver tudo sobre o vestibular, com conteúdos organizados para te ajudar da melhor forma possível.

Estamos prontos para te ajudar a alcançar o seu objetivo.

Notícia Importante!

Datas das Provas
PAS UEM 2023
19/11

Salve a data!
Veja as outras datas: Clique aqui!