Conteúdo Programático do SIS 3
Conteúdo programático do SIS 3: Abaixo estão as TODAS matérias que você deve estudar para a 3° etapa do SIS 3, de acordo com o edital atualizado com os assuntos e tópicos cotados para cair esse ano. tais conteúdos estão organizados por matéria e também na melhor ordem de estudos
O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o curso. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente as questões que cairá no dia da prova.
🎯 Pronto para dominar todos esses conteúdos e alcançar o sucesso acadêmico? Inscreva-se agora em nosso Curso Online Preparatório Pré-SIS e esteja pronto para enfrentar esse desafio, focando no que realmente cai na prova do SIS, de uma forma direta, organizada e orientada! Não deixe essa oportunidade passar, comece sua jornada rumo à excelência nos estudos hoje mesmo! Clique aqui!💡📚
➡️ E para os aqueles que querem entender mais sobre o que é exatamente o SIS e como funciona, preparamos uma página informativa que vocês podem conferir aqui, clique aqui!
As matérias que caem na prova do SIS 3 são:
- Língua Portuguesa e Literatura
- Redação
- Língua Inglesa
- Matemática
- História
- Geografia
- Biologia
- Física
- Química
- Filosofia
- Sociologia
- Artes

Conteúdo de Português do SIS 3
Intertextualidade e Interdiscursividade. Recursos linguísticos: Elementos coesivos. Elementos enfáticos. Elementos retóricos. Recursos multissemióticos. Orações e Períodos. Significação das palavras no texto e no contexto. Elementos linguísticos que constituem marcas de diferentes gêneros. Identificação das relações entre partes do texto: tema, tese, argumentação, continuidade e relações lógicodiscursivas. Aspectos da Norma culta da Língua Portuguesa: regência, crase, pontuação, concordância verbal e nominal.
Texto e Textualidade: A comunicação e seus elementos. As funções da linguagem. Funções Sociais dos textos. Os Gêneros Textuais: Narrativo. Descritivo e Injuntivo. Recursos linguísticos dos gêneros textuais. Tese e Argumento. Coerência e Coesão Textual. Seleção lexical. Coesão e coerência: Relações lógicodiscursivas, estabelecidas por meio de conjunções, advérbios, preposições, pronomes, elipses etc. Morfossintaxe: Adjetivos; Advérbios; Artigos; Conjunções; Locuções; Marcadores discursivos e metadiscursivos; Marcas linguísticas: coesão e coerência na fala; Modalizadores discursivos; Preposição;
Pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos; Substantivos. Sufixação; Termos acessórios da oração: vocativo, aposto, adjunto adverbial e adjunto adnominal; Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado; Verbos de ação; Verbos de ligação e significação. Argumentatividade nos textos: A tese e os argumentos para sustentála; Tipos de argumentos no texto; Hierarquia das informações; Causa e consequências; Diferenciação entre fatos e opiniões. Estilos de época nas literaturas brasileira, portuguesa, indígena e africana (Modernismo, Literatura marginal e de periferia), sua estrutura da composição, influências e seus respectivos contextos históricos.
Literatura Brasileira:
- Macunaíma – Mário de Andrade
- Triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto
- Literatura Amazonense – Caligrafia de Deus – Márcio Souza
Conteúdo de Arte do SIS 3
Produções artísticas individuais, coletivas e colaborativas que promovam o diálogo permanente do sujeito amazônico com o mundo. Contextos em que circulam e são produzidas as diversas visões de mundo presentes nos discursos das linguagens artísticas. Circulação de produções artísticas e/ou informações em ambientes digitais. Leitura das produções das linguagens artísticas – artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas de âmbito nacional, identificando aspectos relevantes de sentido nos contextos (geo) político, histórico, social e cultural de âmbito local e global. Linguagens artísticas – artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas em ações individuais e coletivas e as formas do diálogo estético amazonense produzidas na contemporaneidade local e global.
Movimentos corporais em manifestações artísticas produzidas em âmbito global, individuais ou coletivas e as percepções acerca de interações sociais pautadas na atitude ética, democrática e de respeito ao sujeito. A apropriação do patrimônio artístico global de diferentes tempos e lugares e sua diversidade. Os Espaços em âmbito global de recepção das produções artísticas. Formas de recepção das produções artísticas, museus, teatros, galerias, e espaços de legitimação das manifestações artísticas mundiais, inclusive as virtuais. As tecnologias digitais da informação e comunicação nos diversos campos e âmbitos globais que envolvem as produções artísticas. Utilização das TDIC nas linguagens artísticas em âmbito global – artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas para expandir os meios de produzir sentidos.
As questões polêmicas nas linguagens da arte e a análise das propostas estéticas da contemporaneidade em nível local, nacional e mundial dirigida à formulação de hipóteses e à sustentação de posições frente às perspectivas conflitivas. Estilos de produção artística – artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas nas interações sociais para a construção do projeto de vida do estudante, valorizando a diversidade linguística. Gêneros e estilos artísticos e suas práticas nas interações sociais em âmbito local e global. Reconhecimento e produção de saberes dirigidos aos estereótipos e preconceitos presentes nas práticas corporais artísticas. Fruição estética das produções e manifestações artísticas em âmbito global que envolvam o fazer, a imaginação e a criatividade. Criação e circulação nas diferentes mídias de informações artísticas e/ou produtos.
Aproximação com a sociedade, envolvendo as linguagens artísticas para a promoção da fruição estética. Produção artística – artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas a partir das análises dos impactos das TDIC e o diálogo crítico do sujeito amazônico com o mundo. As produções artísticas nas diferentes mídias e a circulação de propostas de intervenção social formuladas no interesse dos direitos humanos e da consciência do consumo responsável em nível local, nacional e global. As criações artísticas individuais e coletivas no diálogo permanente do sujeito amazônico com o universo das produções local, nacional e global, considerando os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável. A língua inglesa como veículo de difusão do fazer artístico em âmbito global.
Circulação nas diferentes mídias informativas do conjunto de produções artísticas elaborado pelas juventudes. A Circulação de produções artísticas, em diferentes mídias, que promovam ações sociais e políticas, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética. Linguagens artísticas – artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas em ações individuais e coletivas e as formas do diálogo estético amazonense relacionadas com a produção contemporânea local e global. Circulação de produções artísticas envolvendo movimentos e práticas corporais que promovam a fruição e o pensamento crítico para a constituição significativa de interesses definidos socialmente pelas juventudes. Mídias informativas de produções artísticas que identifiquem as relações da arte às dimensões da vida social, cultural, política e econômica. As linguagens da arte e os processos de construção histórica envolvidos nestas manifestações.
Conteúdo de Redação do SIS 3
Com base nos conhecimentos construídos na 3ª série, produzir um texto Dissertativo-Argumentativo em prosa, na modalidade culta da Língua Portuguesa, sobre o tema que for proposto, organizando o pensamento e justificando o seu ponto de vista
Conteúdo Programático de Inglês do SIS 3
Literatura local, nacional, global. Análise linguística/semiótica de textos publicitários. Recursos linguísticos e multissemióticos e efeitos de sentido. Mecanismos argumentativos e persuasivos em textos publicitários de persuasão. Apreciação crítica de livros, filmes, discos, canções, espetáculos teatrais e danças, exposições, etc., por meio de resenhas, vlogs, podcasts, fanzines, e-zines, playlists comentadas, etc.
Manifestações do folclore amazonense, possibilitando aos estudantes o reconhecimento em língua inglesa. Posicionamento crítico diante das informações falsas (fake news) e nocivas à saúde pública que utilizam a língua inglesa como forma de legitimação do discurso, disseminando ideologias e desinformação. Tecnologias digitais, em língua inglesa, como espaço de criação, fruição e circulação de manifestações artístico-culturais amazônicas.
Conteúdo de Espanhol do SIS 3
Gramática: presente de subjuntivo e pretérito imperfecto de subjuntivo. Gramática: heterotónicos e heterosemánticos. Tipologia textual: Análisis de textos de tipologías y temáticas diversas: narración. Gramática: verbos no pretérito perfecto compuesto, imperfecto e pluscuamperfecto. Tipologia textual: argumentación. Tipologia textual: mensagens (facebook, whatsApp), e mails etc. Gramática: conectores textuais/ pronomes relativos, conjunções e preposições, nas orações coordenadas e subordinadas. Repaso de los contenidos (dudas y aclaraciones finales). Géneros Textuales. Vocabulário. Géneros Textuales. Argumentación. Exposición.
Conteúdo Educação Física do SIS 3
Análise antropométrica e Simétrica do corpo humano: Estruturas Anatômicas. Higiene corporal e pessoal, estilo e qualidade de vida.
Mídias: digital e escrita.
Cultura corporal e inclusão: conteúdos da Educação Física.
Educação Ambiental e Atividade Física: Preservação da natureza. Esportes Naturais. Festivais de danças regionais e expressões artísticas.
Projetos interdisciplinares: Lixo e reciclagem. Água e o Planeta.
Desportos: A Prática. Futsal. Futebol. Voleibol. Handebol. Basquetebol. Queimada.
Aspectos históricos, pedagógicos e técnicos: Atletismo.
A construção coletiva de conhecimento e a desmistificação do Xadrez egocêntrico
Conteúdo de Matemática do SIS 3
Números e Álgebra Matrizes, Determinantes, Equações Lineares, Sistemas Lineares. Geometria e Medidas Polígono regular. Perímetro. Área. Grandezas, Razão, Coeficiente angular da reta. Geometria espacial, Medida do volume de prismas, pirâmides, cilindros e cones. Princípio de Cavalieri. Transformações isométricas. Transformações homotéticas. Probabilidade eEstatística Tabelas e gráficos, Princípio Fundamental da Contagem, Espaço amostral de eventos aleatórios, Cálculo de probabilidade, Eventos Aleatórios
Conteúdo Programático de História do SIS 3
A degradação ambiental no processo de ocupação portuguesa no território brasileiro. A propriedade da terra no Brasil colônia. O atual problema da terra no Brasil. A monocultura da cana de açúcar e suas especificidades. A Sociedade Patriarcal: formação e características da sociedade brasileira constituída a partir dos engenhos canavieiros. A presença holandesa no Brasil e a crise açucareira. Revolução Industrial: Transformações nas formas de produção. A exploração da mão-deobra de homens, mulheres e crianças. O conceito e as formas de trabalho no século XIX e nos dias atuais: uma comparação.
História das políticas públicas ambientais e dos movimentos sociais de proteção do meio ambiente no Brasil. Conferências ambientais: Clube de Roma; Conferência de Estocolmo (1972); ECO 92; Rio +10; Protocolo de Kyoto; Rio + 20. Sistema Colonial no Brasil – Política, Economia, Culturas e Trabalho. Organização administrativa, política e as formas de exploração, dominação e saídas alternativas. A História das sociedades indígenas e sua relação com a apropriação da natureza. O espaço geográfico como produto do trabalho humano na natureza – escravista, Feudal, Capitalista e Socialista.
O escravo na sociedade ocidental e oriental. A servidão Europeia e Asiática. A escravidão na África e na América. A escravidão dos povos indígenas e africanos e as lutas abolicionistas. A Transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado no Brasil. Leis trabalhistas no Brasil na Era Vargas. Novas formas de trabalho na sociedade contemporânea. Propriedade Privada e coletiva. Os movimentos sociais: Camponeses (Canudos, Cabanagem, Contestado, Ligas Camponesas, Movimento pela reforma Agrária, demarcação de terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação ambiental) e dos trabalhadores. Abolição, República e a vida da população afrodescendente no pós-abolição no Brasil República.
A luta e resistência dos negros no Brasil. As transformações sócioeconômicas nos pós 1ª e 2ª Guerra Mundial. A crise de 1929 e os reflexos nos dias atuais. Flexibilização das leis trabalhistas e a precarização do mundo do trabalho. A Revolução Russa e os seus impactos no mundo capitalista. Modernização, indústria e movimento operário. As revoluções industriais, tecnológicas e informacionais. Terceirização e a crise social e exclusão digital. As revoluções industriais e os impactos no mundo trabalho. Globalização e o Mundo do trabalho.
A exploração do trabalho feminino e infantil ao longo da história. Trabalho formal e informal no Brasil e na região Amazônica. Períodos econômicos no Brasil e na região Amazônica. O processo de formação da Indústria no Brasil e a Zona Franca de Manaus. As experiências de integração econômica mundial, continental e regional. Perspectivas de desenvolvimento sustentável do Polo Industrial do Amazonas. Empreendedorismo e geração de renda no Amazonas. A zona franca de Manaus e processo de desenvolvimento da região Amazônica. A crise da empregabilidade e a disputa fiscal na zona franca.
Assuntos de Geografia do SIS 3
Questões ambientais urbanas: produção e destino do lixo doméstico, industrial, comercial, hospitalar, eletrônico, radioativo e verde. Desmatamento, queimadas e preservação ambiental dos biomas brasileiros. As reservas hídricas: sustentabilidade e uso racional. O agronegócio e os diferentes modelos de produção nos países ricos e nos emergentes. Os ciclos hidrológicos na Amazônia e o comportamento do homem frente às enchentes e vazantes. Tecnologia e o mundo do trabalho: As várias formas de trabalho nos diferentes espaços e contextos temporais.
Modo de produção capitalista e a sociedade industrial no mundo: diferentes processos de organização espacial. As revoluções industriais e a resistência dos trabalhadores. O trabalho e o mercado de trabalho. A globalização, segregação e desigualdades socioespaciais. O tráfico de pessoas e as novas formas de exploração do trabalho humano análogos à escravidão. A força de trabalho e o capital na era da tecnologia. Indústria 4.0: A quarta revolução industrial. Inserção juvenil no mercado de trabalho e economia digital.
Os blocos econômicos – Socialismo x Capitalismo. Disputas comerciais EUA x CHINA. Relações de trabalho na Amazônia urbana e rural. Empreendedorismo e produção familiar no Amazonas: concepções, caracterização e desenvolvimento. Trabalho formal e informal no Amazonas (emprego, subemprego e desemprego). Economia verde: empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável. Desigualdades sociais nas relações de trabalho no Brasil e no Amazonas
Assuntos de Biologia do SIS 3
Meio ambiente: ação antropológica. Impactos ambientais. Conservação, Preservação da Natureza e ações sustentáveis. Preservação ambiental. Biodiversidade. Gestação. Métodos Contraceptivos. Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). Automedicação e uso excessivo de medicamentos. Produção de Vacinas. Evolução. Dinâmica de populações. Introdução a Genética: 1ª e 2ª Lei de Mendel. Lei da segregação genética. Lei da segregação independente dos genes. Relação entre genótipo e fenótipo. Herança e sexo. Avanços e aplicações da genética molecular.
Conteúdo Programático de Física do SIS 3
Radiação eletromagnética. Óptica: refração e reflexão da luz. Óptica: princípios da propagação da luz. Tipos de lentes. – Problemas de visão humana. Dilatação térmica. Temperatura e calor. Física Moderna. Bombas atômicas. Energia nuclear. Decaimento radioativo. Radiação e armas nucleares.
Conteúdo Programático de Química do SIS 3
Matéria e Energia: Química ambiental: parâmetros qualitativos e quantitativos de poluentes na água, solo e ar. Propriedades dos compostos orgânicos. Classificação das cadeias carbônicas. Sustentabilidade e uso de novas tecnologias em Química. Funções orgânicas e sua relação com a saúde. Bioquímica: aminoácidos e proteínas. Interações biomoleculares. Vida e Evolução: Cinética química: velocidade média. Teoria das colisões. Fatores que alteram as velocidades das reações. Da alquimia à química moderna. A importância da contribuição feminina na Ciência. Terra e Universo: Plásticos (polímeros). Decaimento radioativo e armas nucleares.
Conteúdo Filosofia do SIS 3
Educação Ambiental. Trabalho e as relações humanas na formação da sociedade Política e sua influência no trabalho e na justiça social. Trabalhando os conceitos: Meio ambiente, consumismo, impactos socioambientais e hábitos de consumo sustentáveis. Filosofia da arte e Indústria cultural: a apropriação da arte para a cultura do consumo. A dimensão do cuidado humano: a relação ser humano X natureza. Ética, política e meio ambiente: desenvolvimento sustentável, preservação do Meio Ambiente e da diversidade de espécies. É dever do Estado proteger, preservar e desenvolver o Meio Ambiente.
O Meio Ambiente na Constituição de 1988 e legislações complementares. Política nacional de Meio Ambiente. Planeta Terra: casa comum. O Estatuto do homem. Filosofia e Literatura Amazonense. Os valores humanos: Solidariedade, justiça, paz, partilha e equidade social. Economia, capital, produção e desenvolvimento. Problemas humanos: Fome, Miséria, moradia, trabalho, emprego e terra. Direitos Humanos e Desigualdade. Os avanços tecnológicos e o trabalho humano. Ética e as relações sociais fronteiriças. Preconceito e tentativa de fundamentação das antigas e novas eugenias.
As relações de trabalho e papel da “mercadoria”. Trabalho e dignidade humana. Diversidade, trabalho, emprego e renda. Economia e trabalho nas concepções socialista (Marx), capitalista e liberal. Criatividade humana e as novas tecnologias. Novas tecnologias, limites e perspectivas à sociedade atual. Desenvolvimento e desigualdade social. O uso das tecnologias: novas relações digitais. Revolução Tecnológica e influência das TICs nas relações de trabalho e emprego. Ética e moral nas novas relações de trabalho emprego. O Trabalho e a questão da dignidade do ser humano.
O trabalho nos diferentes mundos: urbano, rural e ribeirinho. O trabalho nas diferentes etnias indígenas, mestiças e negras. Os direitos dos trabalhadores no Brasil e no Amazonas. O direito à organização trabalhista no Amazonas. Modalidades de trabalhos no Amazonas: Ribeirinho, rural e urbano. Diversidade de trabalho no Amazonas: agropecuária, indústria, comércio, doméstico, turismo, arte, artesanato e outros. Trabalho e etnias: Indígena, mestiço, negro, branco, entre outros.
Conteúdo Sociologia do SIS 3
Educação Ambiental. Trabalho e as relações humanas na formação da sociedade Política e sua influência no trabalho e na justiça social. Trabalhando os conceitos: Meio ambiente, consumismo, impactos socioambientais e hábitos de consumo sustentáveis. Filosofia da arte e Indústria cultural: a apropriação da arte para a cultura do consumo. A dimensão do cuidado humano: a relação ser humano X natureza. Ética, política e meio ambiente: desenvolvimento sustentável, preservação do Meio Ambiente e da diversidade de espécies. É dever do Estado proteger, preservar e desenvolver o Meio Ambiente.
O Meio Ambiente na Constituição de 1988 e legislações complementares. Política nacional de Meio Ambiente. Planeta Terra: casa comum. O Estatuto do homem. Filosofia e Literatura Amazonense. Os valores humanos: Solidariedade, justiça, paz, partilha e equidade social. Economia, capital, produção e desenvolvimento. Problemas humanos: Fome, Miséria, moradia, trabalho, emprego e terra. Direitos Humanos e Desigualdade. Os avanços tecnológicos e o trabalho humano. Ética e as relações sociais fronteiriças. Preconceito e tentativa de fundamentação das antigas e novas eugenias.
As relações de trabalho e papel da “mercadoria”. Trabalho e dignidade humana. Diversidade, trabalho, emprego e renda. Economia e trabalho nas concepções socialista (Marx), capitalista e liberal. Criatividade humana e as novas tecnologias. Novas tecnologias, limites e perspectivas à sociedade atual. Desenvolvimento e desigualdade social. O uso das tecnologias: novas relações digitais. Revolução Tecnológica e influência das TICs nas relações de trabalho e emprego. Ética e moral nas novas relações de trabalho emprego. O Trabalho e a questão da dignidade do ser humano.
O trabalho nos diferentes mundos: urbano, rural e ribeirinho. O trabalho nas diferentes etnias indígenas, mestiças e negras. Os direitos dos trabalhadores no Brasil e no Amazonas. O direito à organização trabalhista no Amazonas. Modalidades de trabalhos no Amazonas: Ribeirinho, rural e urbano. Diversidade de trabalho no Amazonas: agropecuária, indústria, comércio, doméstico, turismo, arte, artesanato e outros. Trabalho e etnias: Indígena, mestiço, negro, branco, entre outros.






