Conteúdo Programático SIS 3

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SIS 3 UEA

Conteúdo Programático do SIS 3

Conteúdo programático do SIS 3: Abaixo estão as TODAS matérias que você deve estudar para a 3° etapa do SIS 3, de acordo com o edital atualizado com os assuntos e tópicos cotados para cair esse ano. tais conteúdos estão organizados por matéria e também na melhor ordem de estudos

O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o curso. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente as questões que cairá no dia da prova.

🎯Pronto para dominar todos esses conteúdos e alcançar o sucesso acadêmico? Inscreva-se agora em nosso Curso Online Preparatório Pré-SIS e esteja pronto para enfrentar esse desafio, focando no que realmente cai na prova do SIS, de uma forma direta, organizada e orientada! Não deixe essa oportunidade passar, comece sua jornada rumo à excelência nos estudos hoje mesmo! Clique aqui!💡📚

➡️ E para os aqueles que querem entender mais sobre o que é exatamente o SIS e como funciona, preparamos uma página informativa que vocês podem conferir aqui, clique aqui!

As matérias que caem na prova do SIS 3 são:

Conteúdo de Português do SIS 3

Novas revoluções: as artes no século XX: As vanguardas na Europa e no Mundo; O Modernismo Português; A herança europeia no Modernismo brasileiro. A vanguarda brasileira: A Semana de Arte Moderna; Primeira Geração Modernista.

A Geração de 1930: Escritores modernistas: Poetas e prosadores; A produção literária amazonense; O olhar modernista sobre o Amazonas: Presenças de Raul Bopp, Mário de Andrade e F. Pereira da Silva.

Geração de 1945: Aspectos distintos: Autores da Geração de 45. O que aproxima e o que afasta as Gerações de 22, de 30 e de 45. Dramaturgia moderna. Novas interpretações: Os olhares do teatro, do cinema, da prosa e da poesia. As ideias estéticas da Geração de 45: novas perspectivas sobre o Brasil.

A Literatura na Pós-Modernidade: Maio de 68: repercussões na literatura e nas artes no mundo. A Literatura que nos acompanha: prosa e poesia. Vanguarda no Amazonas: Clube da Madrugada.

A diversidade linguística e a constituição de novas linguagens: Novos sentidos/Novas Compreensões. Traços distintivos do português falado no Brasil. Sintaxe: A pontuação na construção do Texto. As figuras de sintaxe na construção do texto. Semântica: Sinonímia de frases. Sintaxe: Concordância verbal e nominal na construção do texto. Semântica: Sentido, traços semânticos e relações de sentidos.

A Consolidação de uma variedade da Língua Portuguesa: Amplitude da língua e o reconhecimento de novas realidades. A dinamicidade da língua: novas realidades, novos conceitos e novos termos. Sintaxe: Regência verbal/nominal e a Colocação pronominal na construção do texto.

O conhecimento do entorno por meio da Língua: O ambiente descrito por meio da língua. Sintaxe: A pontuação na construção do texto.

Gênero oral: Seminário.

Narrativa Curta: O gênero conto.

Um Gênero Didático: Dissertação escolar.

A Dissertação Visual: Paráfrase e paródia. A Intertextualidade no texto literário.

Obras literárias: Literatura Brasileira: Infância – Graciliano Ramos. Literatura Amazonense: Órfãos de Eldorado – Milton Hatoum

Conteúdo de Redação do SIS 3

Com base nos conhecimentos construídos na 3ª série, produzir um texto Dissertativo-Argumentativo em prosa, na modalidade culta da Língua Portuguesa, sobre o tema que for proposto, organizando o pensamento e justificando o seu ponto de vista

Conteúdo Programático de Inglês do SIS 3

Home, School, Friends and Future. Text Typology: Narration Descriptive. Essay. Texts Genre. Vocabulary. Grammar. Tag Questions; Idiomatic Expressions: To give in, to give up, To give out; To look up to; Practicing Sports: Text Typology: Narration Descriptive. Vocabulary. Grammar. Texts about the relevance of practicing sports. Contemporary Myths: Text Typology: Narration Descriptive. Vocabulary. Grammar. Reported Speech; Young people’s problems; Texts about alcoholism; Legal and illegal drugs. Tag Question; Passive voice; Idiomatic Expressions: To throw up; To dream up; To live in; Homeless: Current Issues. Text Typology: Narration Descriptive. Texts about Homeless people problems.

Conteúdo de Espanhol do SIS 3

Gramática: presente de subjuntivo e pretérito imperfecto de subjuntivo. Gramática: heterotónicos e heterosemánticos. Tipologia textual: Análisis de textos de tipologías y temáticas diversas: narración. Gramática: verbos no pretérito perfecto compuesto, imperfecto e pluscuamperfecto. Tipologia textual: argumentación. Tipologia textual: mensagens (facebook, whatsApp), e mails etc. Gramática: conectores textuais/ pronomes relativos, conjunções e preposições, nas orações coordenadas e subordinadas. Repaso de los contenidos (dudas y aclaraciones finales). Géneros Textuales. Vocabulário. Géneros Textuales. Argumentación. Exposición.

Conteúdo Educação Física do SIS 3

Análise antropométrica e Simétrica do corpo humano: Estruturas Anatômicas. Higiene corporal e pessoal, estilo e qualidade de vida.

Mídias: digital e escrita.

Cultura corporal e inclusão: conteúdos da Educação Física.

Educação Ambiental e Atividade Física: Preservação da natureza. Esportes Naturais. Festivais de danças regionais e expressões artísticas.

Projetos interdisciplinares: Lixo e reciclagem. Água e o Planeta.

Desportos: A Prática. Futsal. Futebol. Voleibol. Handebol. Basquetebol. Queimada.

Aspectos históricos, pedagógicos e técnicos: Atletismo.

A construção coletiva de conhecimento e a desmistificação do Xadrez egocêntrico

Conteúdo de Matemática do SIS 3

Geometria analítica: Ponto. Reta. Plano. Circunferência. Cônicas.

Conjunto dos números complexos: Forma algébrica. Trigonométrica. Operações.

Estatística: Tabelas. Gráficos. Média. Moda. Mediana. Variância. Desvio padrão.

Polinômios: Teorema do resto. Teorema D’Alembert. Dispositivo de Briot-Rufini. Relações de Girard. Equações polinomiais

Conteúdo Programático de História do SIS 3

Revoluções e Guerras: A Primeira Guerra Mundial e o declínio da Europa. Da Revolução Russa ao stalinismo.

O entre guerras e a ascensão dos Estados Unidos da América.

Democracia em xeque: nazismo e fascismo.

A Segunda Guerra Mundial: o nazismo domina a Europa.

Novas possibilidades de interpretar o mundo: as artes.

O Mundo Pós-Guerra: Descolonização e Guerra Fria I:

A Era Vargas – do governo provisório ao Estado Novo. A política da Era Vargas para o Extremo Norte – a marcha para o Oeste e a “ocupação dos espaços vazios”;

Os Acordos de Washington e a “redenção da Amazônia”. Superintendência de Valorização Econômica da Amazônia – Spvea.

O Estado e a classe trabalhadora no Brasil.

A nova ordem mundial e a Guerra Fria. A revolução e o socialismo na China. Os caminhos do Vietnã: a influência socialista (Norte) e a capitalista (Sul). A Revolução Cubana e a Doutrina de Segurança Nacional A corrida espacial e a cultura no pós-guerra.

O Terceiro Mundo: A descolonização da Ásia e da África. O Oriente Médio e seus impasses: o Estado de Israel e o conflito árabe israelense. Em nome do Corão: A Revolução Iraniana.

O Mundo do Pós-guerra: Descolonização e Guerra Fria II: A América Latina no contexto do pós-guerra. Nacionalismo e desenvolvimentismo.

O Brasil e a República democrática. Brasil: a República dos generais. O Regime militar e os grandes projetos para o Extremo Norte: Desenvolvimentismo. Integração nacional. Conflitos pela terra. A Zona Franca de Manaus.

Novo milênio, novos desafios: Tempos de crise e a revolução técnico-científica. A contracultura.

A conquista dos direitos civis. Brasil: reencontro com a democracia.

A era neoliberal. A globalização e a nova ordem Mundial grandes projetos para o Extremo Norte: Desenvolvimentismo. Integração nacional. Conflitos pela terra. A Zona Franca de Manaus.

Assuntos de Geografia do SIS 3

O espaço urbano em tempos de Globalização: Urbanização contemporânea e organização da cidade. A segregação urbana e a desigualdade social. Redes e hierarquias urbanas: a cidade no contexto da economia global. Diversidade cultural e violência urbana.

A urbanização brasileira: O processo de urbanização brasileira. Das pequenas cidades às metrópoles no Brasil. Regiões Metropolitanas: as cidades dormitórios. Organização das cidades: rede e hierarquia urbana no Brasil. Desigualdades sociais e segregação espacial nas cidades brasileiras.

Cidades e acessibilidade: o direito à cidade.

Plano Diretor e Estatuto da Cidade: o Estado e a organização das cidades.

As cidades e os impactos ambientais: O lixo nas cidades: Impacto ambiental e social. Os catadores de lixo e a vida na cidade. Ocupação urbana e as áreas de preservação. Poluição: no ar, na água e no solo.

A nova ordem ambiental internacional: A economia e a sustentabilidade.

Políticas internacionais ambientais: As conferências Internacionais. As organizações não governamentais (ONGs) e o debate da preservação e da conservação.

As políticas ambientais no Brasil: O controle do uso e de conservação dos recursos naturais. A Legislação Ambiental. O Zoneamento Econômico Ecológico, as unidades de conservação e os corredores ecológicos no Brasil. A Amazônia e as políticas ambientais internacionais e nacionais.

O Espaço da circulação de mercadorias: O comércio e a disputa de mercados. Os blocos econômicos internacionais e a definição de mercados. Tecnologias de comunicação: diminuindo distância e aproximando pessoas.

Transporte: a circulação de pessoas e mercadorias: Redes de transportes: na terra, na água e no ar. A rede de transporte no Brasil: ferrovias, rodovias, hidrovias e aeroportos.

O transporte urbano: políticas públicas, pensando em uma cidade sustentável.

Geopolítica: a nova ordem do capital: Definindo a geopolítica, Capitalismo industrial, financeiro e informacional reordenando territórios.

A formação de novos blocos econômicos: regionalização e garantia de mercado.

Geopolítica e poder: A conquista da paz pela guerra: a presença americana no Iraque e no Afeganistão.

Os muros que dividem as fronteiras e os homens: as disputas políticas econômicas e religiosas:

O velho muro: a muralha da China.

Os outros muros: dividindo os homens e os territórios: Iêmem e Arábia Saudita. Arábia Saudita e Iraque. O muro entre as coreias Índia e Paquistão Estados unidos e México Palestina e Israel (Cisjordânia) Botsuana e Zimbábue (Sul da África).

Chipre: O muro entre Turquia e Grécia, Mauritânia e Marrocos (disputa pelo Saara ocidental. O muro de Belfast (Irlanda do Norte).

Os migrantes da guerra: Os acampamentos nas fronteiras: os sem-territórios.

Assuntos de Biologia do SIS 3

Classificação dos seres vivos: Taxonomia. Sistemática. Vírus. Reino monera. Reino protista. Reino fungi.

Zoologia: Poríferos. Cnidários. Platelmintos. Nematelmintos. Artrópodes. Equinodermos. Protocordados. Cordados.

Evolução: O pensamento evolucionista. Evidências da evolução biológica. Teoria moderna da evolução. Origem das espécies e dos grandes grupos de seres vivos. Evolução humana.

Ecologia: Fundamentos da Ecologia. Energia e matéria nos ecossistemas. Dinâmica das populações biológicas. Relação ecológica entre seres vivos. Sucessão ecológica e biomas. Humanidade e ambiente.

Conteúdo Programático de Física do SIS 3

Eletromagnetismo: Conceitos Básicos e as Bases Teóricas do Eletromagnetismo: Noção de carga elétrica. Noção de campo elétrico. Magnético e spin. Carga elementar. Modelo atômico de Rutherford-Bohr.

Princípios da Eletrostática: Atração e repulsão, conservação da carga elétrica, quantização da carga elétrica.

Processos de eletrização: Contato, atrito e indução, série tribo elétrica.

As Equações de Maxwell: Comentários históricos e abordagem teórica qualitativa. A Lei Coulomb e o Campo elétrico. Cargas pontuais extensas; linhas de força e a interação entre cargas.

Eletrodinâmica: as maravilhas do movimento dos elétrons I: Corrente Elétrica: Resistência elétrica, Potencial elétrico, Diferença de potencial, Energia elétrica, Trabalho no deslocamento de cargas elétricas, Potência elétrica, Rendimento.

Circuitos Elétricos: circuitos em série, circuitos em paralelo, circuitos mistos.

Capacitância: capacitores; circuito sem série, Circuitos em paralelo, Circuitos mistos.

Geradores Elétricos: Circuitos em série, Circuitos em paralelo, Circuitos mistos.

Receptores Elétricos: Circuitos em série, Circuitos em paralelo, Circuitos.

Magnetismo: dois polos inseparáveis. A força magnética e o campo magnético. Lei de Lenz. A Indução de Faraday e o campo eletromagnético.

Conteúdo Programático de Química do SIS 3

Introdução à Química Orgânica: Estudo do Carbono. Classificação das Cadeias Carbônicas. Geometria molecular. Orbitais híbridos.

Funções orgânicas: Notação, nomenclatura e propriedades dos Hidrocarbonetos, das Funções Oxigenadas, das Funções Nitrogenadas, das Funções Sulfuradas, das Funções Mistas e dos Compostos Organometálicos.

Isomeria: Isomeria Plana. Isomeria Geométrica. Isomeria Óptica.

Biomoléculas: Glicídios. Lipídeos. Aminoácidos. Proteínas. Polímeros.

Mecanismo de reações orgânicas: Ressonância. Efeitos indutivos. Tipos de reações orgânicas e principais mecanismos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OneStudy Vestibulares
5/5

O seu blog dedicado ao SIS UEA, aqui você pode ver tudo sobre o vestibular, com conteúdos organizados para te ajudar da melhor forma possível.

Estamos prontos para te ajudar a alcançar o seu objetivo.

Notícia Importante!

Dia das Provas
do SIS 2023
22/10
Chegue com Antecedência!

Veja as outras datas: Clique aqui!