Conteúdo Programático PASSE 3 UFMS

Conteúdo Programático PASSE 3, conteúdo programático PASSE UFMS, conteúdos PASSE 3 etapa, conteúdos PASSE 3, o que cai na prova do PASSE UFMS

Conteúdos do PASSE 3 UFMS

Conteúdos programático do PASSE 3 UFMS: Aqui, apresentamos TODAS as disciplinas que você precisa estudar para a 3ª Etapa do vestibular seriado da UFMS, conforme as últimas informações mais recentes do edital, que incluem os temas e tópicos esperados para este ano. Esses conteúdos estão meticulosamente organizados por matéria, seguindo a ordem mais eficiente de estudos.

Os conteúdos do PASSE 3 são cuidadosamente separados para abranger os conhecimentos adquiridos durante o 3° ano do ensino médio e também que os conteúdos que são essenciais para o curso que você deseja realizar na UFMS. As questões das provas se baseiam nestes tópicos, o que significa que dedicar tempo ao estudo desses conteúdos aumenta significativamente suas chances de responder corretamente às questões no dia da prova.

Concentrar-se nesses Conteúdos do PASSE 3 UFMS evita dispersão. Com um guia claro sobre o que estudar, você elimina a possibilidade de perder tempo com informações irrelevantes ou excessivas, direcionando seus esforços para os aspectos mais relevantes e cruciais para o sucesso no PASSE 3 da UFMS.

🎯Pronto para dominar todos esses conteúdos e alcançar o sucesso acadêmico? Inscreva-se agora em nosso Curso Online Preparatório Pré-PASSE e esteja pronto para enfrentar esse desafio, focando no que realmente cai na prova, de uma forma direta, organizada e orientada! Não deixe essa oportunidade passar, comece sua jornada rumo à excelência nos estudos hoje mesmo! Clique aqui!💡📚

➡️ E para os aqueles que querem entender mais sobre o que é exatamente o PASSE e como funciona, preparamos um guia completo de estudos que vocês podem conferir aqui, clique aqui!

Matérias do PASSE 3 UFMS

Português no PASSE 3 UFMS

Conteúdos do PASSE 3 UFMS: Português

ORALIDADE

Variações linguísticas. Relato de opiniões, conhecimento por meio de argumentos verbais. Manutenção de um ponto de vista ao longo da fala. Particularidades de pronúncia de certas palavras. Procedimentos e marcas linguísticas típicas da conversação. Usos do vocabulário: comum; formal; técnico; especializado; erudito, entre outros. Turnos de fala.

PRÁTICA DE LEITURA

Análise e reflexão das dificuldades da língua em textos orais e escritos: significação vocabular; denotação e conotação. Ideias primárias e secundárias; informações implícitas, explícitas e ambíguas; subentendidos. Polifonia: discurso direto; indireto e indireto livre; verbos dicendi (isto é, verbos “de dizer”). Intertextualidades e tema central de textos. Estratégias de leituras: seleção; antecipação; inferência; verificação. Interpretação de textos.

ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA 

Semântica. Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração (análise em contextos diversos). Período composto por coordenação e subordinação: estruturas e características. Segmentação de frases, orações, períodos e parágrafos. Elementos estruturais do parágrafo. Ortografia, pontuação e acentuação. Colocação pronominal. Uso de “que” e “se”. Emprego de pronomes relativos. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Figuras, estilos e vícios de linguagem.

PRODUÇÂO DE TEXTOS 

Leitura e elaboração de textos, cujos gêneros estejam ligados a (1) injunção/instrução, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e suas respectivas características, análise de receitas, regulamentos, bulas, regras de jogos, comandos diversos, regimentos, mandamentos e outros; (2) relato, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e suas respectivas características, análise de notícias, reportagens, diários, testemunhos, currículos e outros; (3) dissertação argumentativa, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e suas respectivas características, análise de editoriais, cartas de reclamação, artigos de opinião, ensaios argumentativos, resenhas críticas, debates regrados, textos de apresentação científica, diálogos argumentativos, cartas ao leitor, cartas de solicitação, assembleias, e outros. Técnicas argumentativas. Estrutura textual, finalidade, intencionalidade, tipo de linguagem, papéis dos interlocutores e princípios organizacionais das tipologias textuais. Gêneros textuais: elementos estruturais; marcas gramaticais e lexicais na composição dos diferentes gêneros e intertextualidades. Transformação da linguagem oral em linguagem escrita. Unidade de sentido, fatores de textualização. Coerência textual; coesão referencial; coesão sequencial (priorizando-se demonstrativos e relativos como elementos de retomada). Organização do texto: período; parágrafo; introdução; desenvolvimento; conclusão.

Redação no PASSE UFMS

Leitura e elaboração de textos cujos gêneros estejam ligados à dissertação argumentativa, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e suas respectivas características. Unidade de sentido, fatores de textualização, segmentação das frases, orações, períodos e parágrafos. Coerência textual; coesão referencial; coesão sequencial. Organização do texto: período, parágrafo, introdução, desenvolvimento e conclusão. Elementos estruturais do parágrafo. Ortografia, pontuação e acentuação. Sintaxe de regência, de concordância e de colocação. Morfologia nominal e verbal. Adequação vocabular. Figuras, estilos e vícios de linguagem.

CRITÉRIOS DA REDAÇÃO:

Considerando a importância da redação como instrumento de avaliação dos candidatos ao ensino superior, a partir dos tópicos estabelecidos neste Edital, adotam-se como critérios para sua correção os seguintes pontos:

Tópico 1 – Adequação temática: é primordial que a redação atenda ao tema da proposta motivadora, demonstrando, a partir de sua abordagem, essa vinculação. Constatando-se o não cumprimento da adequação temática pelo candidato, configura-se uma justificativa para que a Banca Avaliadora não considere o texto em relação aos demais critérios, aplicando-se a ele, sumariamente, a nota 100 (cem), ou seja, os Tópicos 2, 3, 4 e 5 não serão avaliados pela Banca nesses casos.

Tópico 2 – Organização e progressão textual: é indispensável que, desdobrando-se em torno de uma temática específica, o candidato promova a correta hierarquização das partes que compõem o texto, relacionando informações já conhecidas com outras que demonstrem sua contribuição, nos limites que a redação e o contexto permitem, para a discussão do assunto em pauta.

Tópico 3 – Estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo: é necessário que, em atendimento à proposta motivadora, desenvolva-se um texto que atenda às particularidades do tipo dissertativo, mas não apenas em sua vertente expositiva. Dado que se espera certo domínio do tema exigido, o candidato deve articular a(s) tese(s) em favor de sua abordagem de modo a reunir argumentos que consolidem a perspectiva adotada e atuem sobre outros sujeitos, orientando-os rumo à adesão de suas ideias. Constatando-se o não atendimento da estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo pelo candidato, configura-se uma justificativa para que a Banca Avaliadora não considere o texto em relação aos demais critérios, aplicando-se a ele, sumariamente, a nota 100 (cem), ou seja, os Tópicos 1, 2, 4 e 5 não serão avaliados pela Banca nesses casos.

Tópico 4 – Aspectos de coesão e de coerência do texto: é fundamental que, no desenvolvimento da redação, os elementos linguísticos empregados pelo candidato na conexão das partes que a compõem, cumprindo funções sintático-semânticas específicas, evidenciem a relação adequada entre a configuração local e a global do texto, seja em movimentos anafóricos e/ou catafóricos, contribuindo, de modo decisivo, para perfazer uma totalidade na qual os princípios de unidade do sentido estejam sempre presentes.

Tópico 5 – Emprego da norma padrão da Língua Portuguesa: é essencial que, na redação, evidencie-se o conhecimento do candidato a respeito da norma padrão da língua portuguesa, evitando-se erros de natureza gramatical de qualquer espécie, bem como se atestando a correta seleção vocabular em razão das especificidades do texto a ser desenvolvido e do contexto em que ele se insere.

No interior dos tópicos, encontra-se a subdivisão em níveis, situados em ordem crescente de valoração (de 0 a 200 pontos), indicando-se os elementos considerados para a atribuição da nota de cada um deles à redação do candidato. Ressalte-se que, para a devida quantificação do índice a definir os níveis em questão, o parâmetro é sempre a extensão do texto produzido pelo candidato, obedecido o número de linhas no âmbito dos limites estabelecidos neste Edital.

Literatura no PASSE 3 UFMS

Pré-Modernismo. Vanguardas Europeias. Semana da Arte Moderna. Modernismo. Literaturas em Língua Portuguesa produzida na África. Modernismo: Primeira Fase; Segunda Fase; Terceira Fase. Literatura contemporânea. Em cada fase cultural, devem ser observados origem histórica e contexto cultural; princípios estéticos norteadores; manifestações literárias e suas fontes em Mato Grosso do Sul; autores e obras.

Obras de leitura obrigatória

  1. Água funda, de Ruth Guimarães;
  2. A fiandeira, de Raquel Naveira

História no PASSE 3

Conteúdos do PASSE 3 UFMS: História

  • IMPERIALISMOS – Imperialismo na Ásia. Imperialismo na África. Imperialismo na América Lana.
  • PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX – Primeira Guerra Mundial. Revolução Russa. A Crise de 1929. Estados Totalitários. Fascismo e nazismo. Segunda Guerra Mundial.
  • BRASIL REPUBLICANO (1889-1930) – A organização do novo regime. República do Café-com leite. As dificuldades brasileiras e a revolução de 1930.
  • MUNDO NA GUERRA FRIA – Criação da ONU. Revolução Chinesa. Guerra da Coreia. Guerra do Vietnã. Blocos Econômicos. Alianças militares. Capitalismo x Socialismo.
  • BRASIL REPUBLICANO (1930-1985) – A Era Vargas (1930-1945). Brasil (1945-1964): A ditadura militar. Processo de redemocratização no Brasil.
  • CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS – Oriente Médio. Guerra do Golfo.
  • GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO – O Futuro da Economia Mundial.
  • BRASIL CONTEMPORÂNEO – República Nova de 1985 aos dias atuais.
  • MATO GROSSO DO SUL – O Processo de Emancipação do Sul de Mato Grosso. As peculiaridades do Norte e do Sul. Populações indígenas no Sul de Mato Grosso. Movimento divisionista. Os rumos econômicos do Estado de Mato Grosso do Sul, frente à globalização.

Geografia no PASSE 3 UFMS

  1. ORIENTE MÉDIO – Conflitos. Quadro econômico e político atual.
  2. EUROPA – Aspectos naturais e humanos. Quadro econômico e político atual.
  3. RÚSSIA – Aspectos naturais e humanos. Quadro econômico e político atual.
  4. ÁSIA – Aspectos naturais e humanos. Quadro econômico e político atual. Índia. China. Japão.
  5. ÁFRICA – Aspectos naturais e humanos. Quadro econômico e político atual.
  6. CANADÁ E ESTADOS UNIDOS – Aspectos econômicos e políticos atuais.
  7. AMÉRICA LATINA – Aspectos naturais e humanos. Quadro econômico e político atual.
  8. AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA – Aspectos naturais e humanos.
  9. MUNDIALIZAÇÃO ECONÔMICA – Evolução e consequências do capitalismo industrial, comercial e financeiro. Divisão internacional do trabalho. Países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
  10. A GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL – Mundo Pós-Guerra. A Guerra Fria. Mundo bipolar. A nova ordem multipolar. A nova crise mundial.
  11. A GLOBALIZAÇÃO – Blocos econômicos. As novas potências. As revoluções científica e tecnológica. Brasil e Mato Grosso do Sul na geopolítica mundial.

Biologia no PASSE 3 UFMS

Conteúdos do PASSE 3 UFMS: Biologia

INTRODUÇÃO À GENÉTICA

  1. Origens e conceitos.
  2. Formas e expressão dos genes (genótipo e fenótipo).
  3. Primeira Lei de Mendel e estudo da hereditariedade: monoibridismo e alelos múltiplos.
  4. Segunda Lei de Mendel e interação gênica.
  5. Herança dos grupos sanguíneos.
  6. Permuta e herança sexual.
  7. Mutações.
  8. Biotecnologia; engenharia genética e suas aplicações.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS TEORIAS EVOLUCIONISTAS

  • Retrospectiva histórica.

INTRODUÇÃO À ECOLOGIA 

  1. Fundamentos da Ecologia.
  2. Fluxos de energia e ciclos biogeoquímicos.
  3. A sucessão ecológica e os biomas.
  4. Dinâmica das populações.
  5. Genética de populações.
  6. Relações intra e interespecíficas.
  7. A humanidade e os desequilíbrios ambientais.

Física no PASSE 3 

ELETROSTÁTICA

  • Matéria: átomo e sua estrutura; carga elétrica e sua quantização.
  • Corpos: processos de transferência de carga; interação entre corpos carregados; Lei de Coulomb; partículas elementares.

CAMPO ELÉTRICO

  • Força Elétrica: o campo elétrico e sua representação; campo elétrico de cargas pontuais em repouso; o princípio da superposição.
  • Campo: campo de distribuições de cargas pontuais; campo de distribuições esféricas e uniformes de carga. Raios em Mato Grosso do Sul.

POTENCIAL ELÉTRICO

  • Trabalho: potencial; diferença de potencial.

CARGAS EM MOVIMENTO

  • Corrente elétrica.

LIGAÇÕES ELÉTRICAS

  • Circuitos: resistores; baterias; circuitos elétricos simples; Leis de Kirchoff; associações de resistores.
  • Energia: potência dissipada em circuitos elétricos simples; eficiência energética.

MAGNETISMO

  • Campo magnético: representação; força de Lorentz; movimento de partículas em campos; fluxo do campo magnético. Indução eletromagnética: Leis de Faraday e Lenz; usinas de geração de energia elétrica.

Química no PASSE 3 UFMS

Conteúdos do PASSE 3 UFMS: Química

  • INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA – Histórico e conceitos gerais. Características do átomo de carbono. Classificação dos átomos de carbono. Tipos de cadeia carbônica.
  • PETRÓLEO E GÁS NATURAL – Características e aplicações: alcanos; alcenos; alcinos; hidrocarbonetos aromáticos.
  • CARBOIDRATOS – Características e aplicações: álcoois; aldeídos; cetonas.
  • LIPÍDIOS – Características e aplicações: ácidos carboxílicos; ésteres.
  • OUTRAS FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS – Fenóis. Ésteres.
  • AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS – Aminas e amidas.
  • ISOMERIA – Isomeria Plana: isomeria de cadeia; isomeria de posição; isomeria de compensação; isomeria de função; tautomeria.
  • ESTEREOISOMERIA – Isomeria geométrica. Isomeria óptica.
  • NOÇÕES DE ACIDEZ E BASICIDADE EM COMPOSTOS ORGÂNICOS.
  • REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO.
  • REAÇÕES DE ADIÇÃO.
  • REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO, DESIDRATAÇÃO E ESTERIFICAÇÃO.
  • POLÍMEROS NATURAIS E SINTÉTICOS

Matemática no PASSE 3 UFMS

GEOMETRIA

  • Geometria Espacial: postulados e teoremas; paralelismo; perpendicularidade; poliedros; prismas; pirâmides; cilindros; cones; esferas.
  • Geometria Analítica: ponto; reta; circunferência; cônicas.

NÚMEROS E OPERAÇÕES

  • Binômio de Newton: números binomiais; triângulo de Pascal; fórmula do termo geral.
  • Números Complexos: operações com números complexos; forma trigonométrica; operações na forma trigonométrica.
  • Polinômios e equações algébricas: operações com polinômios; equações polinomiais. 

ANÁLISE DE DADOS E PROBABILIDADE

  • Probabilidade: experimento aleatório; espaço amostral.
  • Estatística: frequências; representações gráficas; média aritmética; mediana; moda.

Inglês no PASSE 3

Conteúdos do PASSE 3 UFMS: Inglês

LINGUISTIC ASPECTS

  • Reading Strategies. Cohesion/conjunctions. Phrasal verbs (verbs with prepositions). Adverbs of place, doubt, affirmation, intensity and manner. Past perfect tense. Present perfect continuous. Gerund and infinitive forms. Reflexive pronouns. Reciprocal pronouns: each other, one another. Relative pronouns; Tag questions. Passive voice. Reported speech. Verbs: say and tell. Reported questions.

COMMUNICATIVE FUNCTION

  • Write/present short texts using the grammar focus above.

Espanhol no PASSE 3 UFMS

CONTENIDO LINGÜÍSTICO

  • Aumentativo y diminutivo. Conjunciones: concesión; adversidad; adición; disyunción; causa; finalidad; consecuencia; tiempo; condición. Uso del participio irregular y regular y después de: Verbo HABER; verbo SER; verbo LLEVAR. Uso del gerundio simple. Uso del gerundio compuesto: HABIENDO + infinitivo del verbo principal. Verbo en condicional imperfecto y perfecto. Verbo en pretérito perfecto de subjuntivo. Verbo en pretérito imperfecto de subjuntivo: SI+pretérito imperfecto de subjuntivo. Interjecciones. Verbo en imperativo afirmativo, negativo e imperativo de respeto. Oraciones coordinadas y subordinadas. Verbo en pretérito pluscuamperfecto de subjuntivo: SI+pretérito pluscuamperfecto de subjuntivo. Locuciones que rigen el presente de subjuntivo: tal vez; quizá(s); puede (ser) que; ojalá. Verbos en presente de subjuntivo irregular y regular: cuando/ojalá + presente de subjuntivo; en cuanto/apenas/tan pronto + presente de subjuntivo. Marcadores argumentativos: aunque; sin embargo; no…sino; no (sólo)…sino (también). –

FUNCIÓN COMUNICATIVA Y CULTURAL

  • Escritura de textos narrativos-descriptivos y argumentativos, expresar órdenes, orientaciones, consejos y pedidos. Estilo indirecto y directo. Heterogenéricos; Heterosemánticos; Heterotónicos. Reglas de ortografía: uso de la “l”, uso de la “ll”, uso de la “n”, uso de la “ñ”, uso de la “rr”, uso de la “x”, uso de la “y”. Sistema fonético: el sonido de la “l”/”ll “, el sonido de la “n”/”n”, el sonido de la “r”/”rr”, el sonido de la “x”/”y”. sonido de la “x”/”y”

Filosofia no PASSE 3

Conteúdos do PASSE 3 UFMS: Filosofia

  1. MORAL E ÉTICA – Conceito de moral e de ética. Caráter histórico e social da ética e da moral. Principais concepções éticas. Moral e ética na contemporaneidade. Moral e ética na política brasileira. Sobre a noção de liberdade.
  2. LÓGICA – Elementos básicos da Lógica. Breve história da lógica. Lógica Dialética em Platão. As regras do raciocínio lógico em Aristóteles. Exercícios de raciocínio lógico.
  3. ESTÉTICA – Sobre a questão do Belo. A arte como linguagem. A relação entre arte e cultura contemporânea.
  4. FILOSOFIA NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA – Principais concepções filosóficas no Brasil. Tendências do pensamento contemporâneo.
  5. TEMAS DA ATUALIDADE – Cidadania. Democracia. Neoliberalismo. Violência urbana. Sociedade civil organizada. Ideologia. Alienação.
  6. TEMAS ÉTICOS DA ATUALIDADE – Aborto. Eutanásia. Pena de morte. Corrupção. Bioética. Questões ambientais.

Sociologia no PASSE 3

  • POLÍTICA E ECONOMIA INTERNACIONAIS – A organização política brasileira e América Lana. Aspectos políticos e econômicos do MERCOSUL.
  • TRABALHO COMO FENÔMENO SOCIAL – A organização do trabalho nos diversos momentos históricos. Relações de trabalho e desenvolvimento econômico. A inserção brasileira na produção mundial e desigualdades sociais. Conceitos de emprego, desemprego e subemprego. Estratificação, mobilidade social e consumo. Trabalho infantil. Trabalho na sociedade globalizada. As consequências da globalização no mundo do trabalho.
  • FLEXIBILIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. TRABALHO INFORMAL, ECONOMIA SOLIDÁRIA E TERCEIRO SETOR.
  • INDÚSTRIA CULTURAL, JUVENTUDE E SOCIEDADE DE CONSUMO – O que é indústria cultural. Crítica à racionalidade instrumental. Entretenimento e lazer. Tecnologia e relações interpessoais. Mídia, poder e formação de opinião. Tecnologia, produção e sociedade. Produção e tecnologia na sociedade de consumo. Comunicação e informação nas sociedades contemporâneas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC`s) e as novas formas de relações sociais. Internet, redes sociais e outros meios de comunicação de massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *