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Conteúdos Programático PISM 1

Conteúdos do PISM 1 ou módulo 1

Conteúdos do PISM 1

Conteúdos Programático do PISM 1: Abaixo estão as PRINCIPAIS matérias que você deve estudar para o 1° Módulo do PISM 1, de acordo com o edital atualizado com os assuntos e tópicos cotados para cair esse ano, tais conteúdos estão organizados por matéria e também na melhor ordem de estudos.

O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o curso. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente as questões que cairá no dia da prova.

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As matérias que caem na prova do PISM 1:

>>> Língua Portuguesa <<<

>>> Literatura <<<

>>> Matemática <<<

>>> Física <<<

>>> Química <<<

>>> Biologia <<<

>>> Geografia <<<

>>> História <<<

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Conteúdos de Biologia do PISM 1

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA ÁREA DE BIOLOGIA Consideramos três categorias ou níveis de competências: (B) Nível Básico, (O) Nível Operacional e (G) Nível Global:

(B) Nível BÁSICO (construção de conceitos) – competências ou habilidades de:

• Definir, identificar, apontar, reconhecer e caracterizar estruturas, processos e sistemas biológicos, problemas e conceitos relacionados à leis, teorias, fenômenos e fatos biológicos.

• Descrever processos, fenômenos e situações e identificar as descrições correspondentes

(O) Nível OPERACIONAL (operar com os conceitos) – competências ou habilidades de:

• Diferenciar, discriminar e comparar estruturas, processos, fenômenos e grupos de seres vivos, apontando semelhanças e diferenças.

• Estabelecer relações e ordenar processos, fenômenos, estruturas, componentes biológicos e grupos de seres vivos;

• Classificar os seres por critérios biológicos estabelecidos;

• Estimar a grandeza ou a quantidade de objetos através de operações matemáticas.

• Compreender e explicar etapas, eventos e processos biológicos e diferenças estruturais dos organismos.

(G) Nível GLOBAL (aplicação/contextualização dos conhecimentos, formar julgamento) – competências ou habilidades de

• Associar e aplicar conceitos, leis, fundamentos, e experiências na solução de problemas e novas situações

• Analisar situações problema que envolvam conceitos e princípios biológicos – problemas ambientais e a relação entre os seres vivos e entre estes e o ambiente

• Analisar e interpretar experimentos, esquemas, gráficos, tabelas situações e simulações

• Avaliar e formar julgamento sobre fatos para a tomada de decisões a respeito dos problemas ocorridos

CITOLOGIA

(B e G) – Significado biológico das propriedades físico-químicas da água: calor específico, calor de vaporização, dissolução, tensão superficial, polaridade.

MEMBRANA PLASMÁTICA

(B e O) – Reconhecer a composição e a organização da membrana plasmática, relacionando sua constituição com as funções básicas que exerce na célula.

(B, O e G) – Relacionar a composição do glicocálice com a sua função na membrana plasmática.

(B, O e G) – Identificar as diferentes especializações (microvilosidades, desmossomos, zona de adesão, zona de oclusão, junção comunicante) da membrana plasmática, reconhecendo suas funções.

(O e G) – Comparar os diferentes tipos de transporte (passivo, difusão simples, difusão facilitada, canal iônico, transporte ativo) que ocorrem na membrana plasmática.

CITOESQUELETO

(B) – Reconhecer a composição e função do citoesqueleto.

(O) – Reconhecer os diferentes tipos de movimento celulares.

SÍNTESE DE PROTEÍNAS E SECREÇÃO CELULAR

(B e O) – Caracterizar os diferentes tipos de ácidos nucléicos (DNA e RNA), compreender a sua composição e as funções na transmissão de informação nos processos biológicos (Duplicação, Transcrição e Tradução).

(O e G) – Associar as características morfofuncionais dos ribossomos e retículo endoplasmático rugoso à síntese de proteína.

(O e G) – Associar as características morfofuncionais do complexo de Golgi à secreção celular e estabelecer relações entre o retículo rugoso e o complexo de Golgi.

(B, O e G) – Identificar nas enzimas: conceito, especificidades enzima-substrato, funções e fatores que afetam a ação enzimática (Temperatura, pH, concentração de substrato).

(G) – Explicar as relações entre vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, E e K) x alimentação x doenças.

SÍNTESE DE LIPÍDIOS

(O) – Caracterizar funcionalmente os lípides (glicerídeos, fosfolipídios, cerídeos e esteróides).

(O e G) – Associar as características morfofuncionais do retículo endoplasmático liso à síntese de lipídios e a desintoxicação celular.

ENDOCITOSE, DIGESTÃO CELULAR E EXOCITOSE

(O e G) – Caracterizar funcionalmente os lisossomos.

(O e G) – Compreender os processos da endocitose, da fagocitose, da pinocitose e da clasmocitose.

OBTENÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ENERGIA

(B e O) – Diferenciar autotrofismo de heterotrofismo.

(G) – Associar as características morfofuncionais das mitocôndrias e cloroplastos ao processo de transformação e armazenamento de energia.

(O e G) – Compreender os processos básicos da Respiração (aeróbica, anaeróbica e fermentação), da fotossíntese e do armazenamento de energia.

CICLO CELULAR NÚCLEO INTERFÁSICO

(B e O) – Reconhecer e caracterizar o envoltório nuclear, a cromatina e o nucléolo

DIVISÃO CELULAR

(B e G) – Compreender as etapas da mitose e da meiose.

(B) – Identificar os tipos celulares onde ocorrem a mitose a meiose.

(O e G) – Comparar mitose e meiose, relacionando o processo mitótico como formador de células de mesma composição genética e a meiose como um processo de variabilidade das espécies e como um processo de manutenção do número de cromossomos da espécie.

(O e G) – Reconhecer a meiose como um processo que ocorre em indivíduos de reprodução sexuada e a mitose como um processo de reprodução dos seres unicelulares e crescimento e regeneração de tecidos dos seres multicelulares.

ORGANIZAÇÃO CELULAR

(B e O) – Reconhecer as diferenças morfofuncionais e aspectos evolutivos das células procariontes e eucariontes.

(O) – Compreender a origem evolutiva de mitocondrias e plastídeos.

(O) – Diferenciar célula vegetal de célula animal quanto a presença de parede celular, vacúolo, plastídeos e divisão celular.

HISTOLOGIA ANIMAL

(B e O) – Caracterizar morfofuncionalmente tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

(B e O) – Associar os componentes do sangue aos principais mecanismos de defesa do organismo, por exemplo, sua relação com a AIDS.

(O e G) – Compreender a atuação dos neuro-transmissores e sua relação com as drogas sociais e não-sociais (tabaco, álcool, cocaína, maconha, analgésicos, antidepressivos).

Conteúdos de Física do PISM 1

MOVIMENTO E EQUILÍBRIO

  • Vetores velocidade e aceleração. Movimentos retilíneos, uniforme e uniformemente variado. Movimento Circular uniforme. Cinemática vetorial. Movimentos sob a ação da gravidade. Movimento relativo.
  • Leis de Newton e aplicações: forças de atrito, lei de Hooke, resultante centrípeta.
  • Lei da Gravitação Universal, leis de Kepler.
  • Momento de uma força (torque). Equilíbrio do corpo rígido.

Como será avaliado:

  1. Definir e utilizar as velocidades e acelerações médias e instantâneas .
  2. Descrever os movimentos retilíneos, uniforme e uniformemente variado.
  3. Utilizar a cinemática vetorial para descrever os movimentos retilíneos e curvilíneos.
  4. Descrever o movimento circular uniforme.
  5. Compor movimentos e determinar o vetor velocidade de uma partícula em dois referenciais inerciais.
  6. Aplicar as leis de Newton para interpretar fenômenos envolvendo equilíbrio e movimento de partículas.
  7. Diferenciar referenciais inerciais e não inerciais.
  8. Compor e decompor forças coplanares.
  9. Definir o peso de uma partícula e a aceleração da gravidade, g, e descrever qualitativamente as variações de g com a altitude e com a latitude.
  10. Utilizar as Leis de Kepler para descrever qualitativamente os movimentos de planetas e satélites.
  11. Definir torque e utilizá-lo na interpretação de fenômenos mecânicos simples.
  12. Descrever o equilíbrio do corpo rígido.
  13. Analisar qualitativamente a lei da gravitação universal

LEIS DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA E DO MOMENTO LINEAR

  • Trabalho de uma força, potência. Energia cinética. Teorema da energia cinética.
  • Forças conservativas e dissipativas. Trabalho de forças conservativas e energia potencial. Conservação da energia mecânica.
  • Momento linear (quantidade de movimento). Forças internas e externas. Teorema do impulso. Conservação do momento linear. Colisões unidimensionais.

Como será avaliado:

  1. Definir analiticamente o trabalho de uma força constante e graficamente o trabalho de uma força variável.
  2. Utilizar trabalho e potência na interpretação de fenômenos mecânicos.
  3. Definir a energia cinética e relacioná-la com o trabalho da força resultante.
  4. Caracterizar forças conservativas e dissipativas e definir energia potencial em termos do trabalho das forças conservativas.
  5. Definir energia potencial, gravitacional e elástica. 
  6. Utilizar a Lei da conservação da energia para descrever fenômenos mecânicos.
  7. Definir momento linear e impulso e relacioná-los. 
  8. Distinguir forças internas e forças externas atuantes sobre um sistema. 
  9. Utilizar a lei da conservação do momento linear para descrever fenômenos mecânicos unidimensionais.
  10. Descrever colisões em uma dimensão.

Conteúdos de Geografia do PISM 1

REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

  • Representações gráficas e cartográficas: confecção e utilização. Tabelas, gráficos, cartas, mapas, perfis, blocos-diagramas e maquetes:
    possibilidades de leituras, correlações e interpretações.
  • Sistemas referenciais para localização espacial. O sistema de coordenadas terrestres.
  • Cartografia
    Hemisférios, fusos e zonas terrestres.
    Representação da superfície terrestre: projeções cartográficas, distorções e escalas. Tipos de mapeamentos temáticos.
    Cartografia como linguagem e sistematização de conhecimento estratégico.
    Cartografia e o uso de novas tecnologias: GPS, Produtos de sensoriamento remoto e SIGs.

O PLANETA TERRA: OS ECOSSISTEMAS TERRESTRES

  • O planeta Terra.
  • Movimentos principais da Terra e suas conseqüências.
  • Estrutura interna da Terra.
    Os sismos e o conhecimento das camadas internas. A crosta terrestre e sua composição. Origem e evolução dos continentes e a deriva
    continental.
    A tectônica de placas: distribuição das placas na superfície terrestre e seus movimentos. Bordas de placas, atividade vulcânica e formação de
    montanhas.
  • Recursos minerais e sua distribuição.
    Origem e evolução dos depósitos de combustíveis fósseis. Recursos minerais no Brasil.
  • Os climas e os ecossistemas terrestres.
    O clima.
    A atmosfera: composição química.

Conteúdos de História do PISM 1

Como será avaliado:

Representação e comunicação

C1 – Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção.

C2 – Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.

Investigação e compreensão

C3 – Relativizar as diversas concepções de tempo e as diversas formas de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-as como construções culturais e históricas.

C4 – Estabelecer relações entre continuidade/permanência e ruptura/transformação nos processos históricos.

C5 – Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.

C6 – Atuar sobre os processos de construção da memória social, partindo da crítica dos diversos “lugares de memória” socialmente instituídos.

Contextualização sócio-cultural

C7 – Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e significação.

C8 – Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade.

C9 – Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos.

C10 – Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.

Antiguidade Clássica: Grécia e Roma

  • Conhecer as instituições políticas gregas e romanas, a exemplo da democracia grega, da República e do Direito Romanos.
  • Compreender a escravidão antiga e as outras formas de exploração do trabalho.
  • Compreender as contribuições que os gregos e os romanos prestaram no campo artístico, cultural, filosófico, lingüístico, religioso e jurídico
  • Avaliação: C1; C3; C4; C5; C7; C8

Formação e consolidação do Mundo Medieval

O feudalismo e a organização social: cultura e religião

  • Entender a consolidação do processo de mudança e a formação de uma sociedade nova e original.
  • Compreender a formação do mundo medieval a partir de diferentes instâncias, tais como: a econômica, a mental, a política e a cultural
  • Avaliação: C1; C4; C7; C8

Urbanização, desenvolvimento comercial e fortalecimento da burguesia européia, na Baixa Idade Média

  • Entender a retomada do desenvolvimento urbano-comercial como fator primordial para as mudanças que se encadearam na época.
  • Apreender as modificações na esfera da cultura, da sociedade, da política e da economia
  • Avaliação: C1; C2; C4; C5; C6; C7; C8; C10

Mundo Islâmico

  • Conhecer a organização cultural e religiosa do mundo islâmico, bem como sua contribuição à sociedade européia.
  • Entender a cultura islâmica na atualidade
  • Avaliação: C1; C3; C4; C7; C8; C9; C10

A Construção do Mundo Moderno

A crise do feudalismo europeu

Expansão Marítima Européia: Portugal e Espanha

Humanismo e Renascimento

Reforma, Contra-Reforma e Inquisição

Revoluções Inglesas do século XVII

O Estado Absolutista: os casos de Portugal,

Espanha e França.

Mercantilismo e Colonização

  • Entender a conjuntura de transição do feudalismo ao capitalismo, levando-se em conta os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais.
  • Compreender a formação e estruturação dos Estados Absolutos.
  • Compreender as distinções e similitudes entre a escravidão antiga e a escravidão moderna.
  • Avaliação: C1; C2; C3; C4; C5; C6; C7; C8; C10

A Colonização Européia na América

A Conquista e formação dos Impérios

Coloniais na América

A América Ibérica

A América Inglesa

  • Discutir o confronto de culturas no processo das conquistas.
  • Compreender as formas de trabalho e produção econômica; organização político-administrativa; cultura e sociedade na América Inglesa e na América Ibérica.
  • Analisar a ocupação territorial e povoamento no Brasil Colônia
  • Avaliação: C1; C2; C3; C4; C5; C6; C7; C8; C10

Conteúdos de Português do PISM 1

Na construção e recepção dos gêneros, o aluno deve ser capaz de identificar, analisar e empregar:

>>> Veja o conteúdo detalhado de português, pg 23, clique aqui <<<

  • estruturas textuais dos diferentes domínios de gêneros;
  • recursos próprios ao padrão escrito na organização textual: paragrafação, periodização, pontuação (e outros sinais gráficos), ortografia oficial;
  • recursos característicos de registros diferentes (formal/informal): construções sintáticas, escolhas lexicais, marcadores discursivos e expressões referenciais adequados;
  • recursos não-verbais como ilustrações, fotos, gráficos, tabelas…;
  • traços definidores das molduras textuais: suporte textual (jornal (cadernos, seções), revista, folheto, livro (índice, sumário, introdução…)) e demais elementos de referência contextual como autoria, destinatário, data/época…

Narrar – Relatar

  • Cultura literária ficcional.
  • Documentação e memorização das ações humanas

Sugestão de Gêneros: Ficção (conto, romance), Não Ficção(Notícia, Reportagem, Relato Biográfico)

Domínio das estratégias de leitura e escrita dos diferentes gêneros

LEITURA:

  • Reconhecer a especificidade estrutural dos gêneros;
  • Reconhecer o narrador, suas estratégias de distanciamento e sua função na narrativa;
  • Reconhecer enredo e trama; – Identificar o foco narrativo;
  • Reconhecer os personagens e sua função narrativa;
  • Identificar tempo e espaço na narrativa;
  • Identificar o(s) conflito(s) narrativo(s) e relacioná-lo(s) com o contexto original de produção do texto;
  • Reconhecer diferentes estilos narrativos;
  • Identificar os diferentes objetivos comunicativos e suportes dos gêneros textuais;
  • Reconhecer a função da descrição na estrutura narrativa.

ESCRITA:

  • Produzir narrativas completas, observando características e objetivo dos diferentes gêneros;
  • Produzir paráfrases ou resumos dos diferentes gêneros.

Domínio de recursos lingüísticos utilizados na construção dos gêneros

Reconhecer, analisar e empregar:

  • diferentes recursos formais adequados à inserção da fala dos personagens: marcadores de tempo verbal, de referenciação, pontuação, verbos de elocução, advérbios modalizadores;
  • recursos lingüísticos utilizados na progressão temporal: tempo/modo verbal, conectores de temporalidade;
  • valor de uso de recursos formais de coesão referencial (retomada pronominal, repetição, substituição lexical, elipse…) na construção de personagens, espaço;
  • valor expressivo das seleções lexicais (adjetivações, nomes, verbos…) na descrição de ações, personagens, espaço;
  • marcas lingüísticas características de diferentes dialetos e registros

Instruir, Prescrever

(textos instrucionais) – Atitude comunicativa:

(fazer agir) – Orientação, regulação de comportamentos

Sugestão de Gêneros: MANUAIS DE INSTRUÇÃO, REGULAMENTOS, RECEITAS, REGRAS DE JOGO, ENUNCIADOS DE EXERCÍCIOS

Domínio das estratégias de leitura e escrita dos diferentes gêneros

LEITURA:

  • Reconhecer a especificidade estrutural de determinados gêneros (regras de uso, de jogos, receitas…): seqüência ordenada e/ou hierarquizada: ação 1 + ação 2 + ação 3 … = resultado ou produto;
  • Compreender e analisar enunciados de exercícios em diferentes áreas de conhecimento (Matemática, História, Biologia…);
  • Manusear textos instrucionais e neles buscar informações para ação.

ESCRITA

  • Criar ou registrar regras para jogos
  • Criar regulamentos
  • Criar ou registrar regras de uso

Domínio de recursos lingüísticos utilizados na construção dos gêneros

Reconhecer, analisar e utilizar:

  • procedimentos lingüísticos de seqüenciação/hierarquização de ações (conectores, pontuação, organização em tópicos…);
  • procedimentos de coesão referencial na construção de regras, normas;
  • escolhas verbais características desse agrupamento de gêneros: verbos performativos; valor de uso de tempos e modos predominantes (imperativo, infinitivo, futuro do presente).

Ler Poesia

(poetas representativos do cânon brasileiro e português)

Domínio dos processos de composição da poesia

  • Reconhecer e avaliar os recursos de composição de poesia (rima, ritmo, assonância, aliteração, pontuação);
  • Inferir os sentidos que se geram a partir das estratégias específicas de construção do texto poético;
  • Identificar e analisar transferências figurativas (metáfora, metonímia) na elaboração da linguagem poética;
  • Reconhecer a relação entre o texto e o contexto de produção (época, situação social).

Conteúdos de Literatura do PISM 1

Conceitos essenciais e operacionais da leitura do texto literário

  • gêneros literários; 
  • elementos para leitura da narrativa: narrador, tempo e espaço;
  • especificidades do discurso ficcional: ficção e não-ficção;
  • elementos para leitura do poema: o sujeito poético, tempo e espaço;
  • especificidades do discurso poético: imagem e ritmo.

Conteúdos de Matemática do PISM 1

Formas de Avaliação: 

  • C1 – ler, selecionar, interpretar informações;
  • C2 – representar matematicamente uma situação dada;
  • C3 – transpor informações de uma representação matemática para outra;
  • C4 – escolher uma estratégia adequada;
  • C5 – executar uma estratégia (aplicar um conhecimento).

Geometria Plana

  • Utilizar o conceito de semelhança e congruência em triângulos. (C5)
  • Aplicar a noção de área de figuras planas. (C5)
  • Calcular a área do círculo por aproximação de polígonos regulares (inscritos e circunscritos), levando à conceituação do número irracional π. (C5) –
  • Calcular a área de regiões poligonais planas por composição e decomposição das figuras: triângulos, paralelogramo, trapézio, hexágono, círculo. (C5)
  • Aplicar as razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno e tangente). (C5)

Conjuntos Numéricos

  • Reconhecer os números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. (C1)
  • Operar com conjuntos numéricos (união, interseção e diferença). (C5)
  • Utilizar linguagem matemática para representação de intervalos reais. (C2)

Funções

CONCEITUAÇÃO

  • Aplicar o conceito de função como uma lei de transformação, como associação entre elementos de dois conjuntos. (C5)
  • Aplicar o conceito de função e seus elementos (domínio, contradomínio e imagem), analítica ou graficamente. (C5)
  • Utilizar a propriedade de crescimento e/ou decrescimento das funções. (C5)
  • Interpretar a representação geométrica das funções (pontos de máximo ou de mínimo, significado das raízes, etc.). (C3)

FUNÇÕES POLINOMIAIS

  • Reconhecer uma função polinomial do 1º grau através do gráfico e / ou de sua lei, fazendo um estudo de suas particularidades tais como: raiz, crescimento e decrescimento, coeficiente angular, coeficiente linear, estudo de sinal. (C3)
  • Reconhecer uma função polinomial de 2º grau através do gráfico e / ou de sua lei, fazendo um estudo de suas particularidades tais como: raízes, significado dos coeficientes (a, b, c), de máximo ou mínimo, conjunto imagem, estudo de sinal. (C3)
  • Resolver equações e inequações de 1º e 2º graus associando-as às suas representações geométricas e à variação de sinais das respectivas funções. (C5)

FUNÇÕES EXPONENCIAIS

  • Utilizar e representar analítica e graficamente o conceito de função exponencial (observar que casos simples de equações exponenciais poderão ser explorados como decorrência de situações problema propostas). (C5)
  • Utilizar equações exponenciais. (C5)

Conteúdos de Química do PISM 1

Química/Ecossistemas/Vida

Reconhecer como a química está inserida na formação dos ecossistemas. – Reconhecer como a química faz parte da vida, exemplificando fatos relacionados ao meio ambiente, ao organismo humano, à saúde, indústrias em geral, etc..

A Química dos Elementos

Elementos, Modelos Atômicos e Representações:

  • Caracterizar os modelos atômicos de Dalton, Tomson, Rutherford-Bohr e estabelecer comparações entre eles.
  • Reconhecer o conceito de elemento químico no que diz respeito ao número atômico, independente de a espécie considerada possuir ou não carga elétrica (prótons, elétrons, nêutrons) e número de massa.
  • Representar, de acordo com as normas da IUPAC, um átomo qualquer a partir do seu símbolo e das seguintes grandezas: número de massa e número atômico. 
  • Distribuir os elétrons dos átomos neutros e íons (somente dos representativos) de acordo com o modelo de Rutherford-Bohr (camadas K, L, M. .. ). Determinar a distribuição dos elétrons nos níveis e subníveis usando o diagrama de Linnus Pauling.

Tabela Periódica:

  • Reconhecer que os elementos químicos estão agrupados na tabela periódica de modo que se pode prever como algumas de suas propriedades (raio atômico, raio iônico, eletronegatividade, afinidade eletrônica e potencial de ionização) variam nos grupos e nos períodos.
  • Extrair e analisar dados a respeito dos elementos químicos por meio da utilização da tabela periódica.
  • Determinar a posição de um elemento químico na tabela periódica a partir de seu número atômico ou de sua configuração eletrônica.

Misturas, Substâncias Simples e Compostas:

  • Diferenciar misturas de substâncias a partir de suas propriedades físicas e químicas.
  • Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas através de análise de fórmulas moleculares e de processos de decomposição.
  • Inferir que a constância de algumas propriedades físicas e químicas pode servir como critério de pureza das substâncias.

Ligações Químicas:

  • Reconhecer que as ligações químicas se estabelecem pela união entre átomos por meio da interação dos elétrons da camada de valência e representá-las através dos modelos de Lewis (fórmula eletrônica), estrutural e molecular.
  • Prever o tipo de ligação química formada a partir da distribuição eletrônica dos átomos ligantes e de suas posições na tabela periódica.
  • Explicar as ligações iônicas e covalentes pela teoria do octeto (Kossel-Lewis).
  • Associar as ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio), a interação dipolo-dipolo e as forças de Van der Waals às forças intermoleculares.
  • Prever a hibridação e a geometria de moléculas que contenham os seguintes elementos: boro e berílio.
  • Explicar a solubilidade por meio dos conceitos de polaridade das ligações e das moléculas (geometria molecular).
  • Classificar as substâncias em iônicas ou moleculares, a partir de propriedades como: temperatura de fusão, temperatura de ebulição, estado físico nas condições ambientais, condutividade elétrica.

Funções Químicas

Substâncias Inorgânicas:

  • Classificar as substâncias em ácidos e bases a partir da ação sobre indicadores crômicos: fenolftaléina, papel de tornassol, etc..
  • Conceituar ácidos e bases, segundo a Teoria de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis.
  • Classificar ácidos e bases, quanto à força, utilizando dados obtidos a partir de experimentos sobre a condutividade elétrica de suas soluções aquosas.
  • Nomear e escrever fórmulas químicas dos principais ácidos, bases, sais e óxidos.

Água

  • Representar a fórmula química (molecular, estrutural e de Lewis) da água, as ligações químicas presentes e os estados físicos da água (sólido, líquido e vapor).
  • Identificar as principais substâncias poluidoras da água das seguintes fontes: esgoto doméstico, dejetos industriais, detergentes, agrotóxicos e fertilizantes.

Operações Básicas de Laboratório

  • Filtração
  • Destilação simples e fracionada
  • Extração líquido/líquido
  • Ponto de fusão e ebulição.

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