Conteúdos do Vestibular UEA
Conteúdos programático do Vestibular UEA: Abaixo estão as PRINCIPAIS matérias e assuntos que você deve estudar para o vestibular da UEA, de acordo com o edital mais recente com os assuntos e tópicos cotados para cair na prova, tais conteúdos estão organizados por matéria e também na melhor ordem de estudos.
O conteúdo programático do Vestibular UEA é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para a prova. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente.
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Matérias do Vestibular UEA
Conteúdos de Língua Portuguesa no Vestibular UEA
Língua Portuguesa
Práticas de Linguagem (Leitura e Análise Linguística e Semiótica): Recursos expressivos/discursivos em diversos gêneros textuais: podcast, jornalísticos, acadêmicos, informativos, gravação de depoimentos, memoriais, banners, folders, relatórios, seminários, fóruns, textos científicos, gráficos, tabelas, relatos de experimentos, fake news, paráfrases, paródias, estilização, resenhas, resumos, tiras, cartuns e anúncios, fanzines, ezines, vlogs, fanfics, playlists comentadas.
Forma de composição: estilo, clareza, coesão, coerência; intertextualidade, nterdiscursividade, inferências, efeitos de sentido.
A sintaxe na produção de textos: verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções e orações adjetivas, advérbios; locuções e orações adverbiais, concordância e regência verbal e nominal; variantes linguísticas.
Estilos de época nas literaturas brasileira e portuguesa (Quinhentismo, Barroco, Arcadismo); Literatura indígena, Literatura africana e literatura marginal.
Uso de Vocabulário da internet, memes, gifs. Análise de Investigação com textos de gêneros diversos da leitura.
Gêneros textuais utilizados na comunicação pelas repartições públicas e privadas: ofício, requerimento, ata, memorando, carta comercial, e-mail. Elementos linguísticos que constituem marcas de diferentes gêneros,
Identificação das relações entre partes do texto: tema, tese, argumentação, continuidade e relações lógico-discursivas.
Períodos simples e períodos compostos por coordenação e subordinação.
Textos de divulgação científica, privilegiando a norma culta como instrumento de acesso à informação.
Significação das palavras no texto e no contexto.
Inferências textuais, intencionalidade discursiva e identificação dos recursos argumentativos (sustentação, refutação, contra argumentação e negociação).
Conhecimento dos mecanismos linguísticos de articulação de ideias.
Blocos de composição, coerência e coesão textual.
Mecanismos linguísticos para articulação de ideias por meio de vocábulos ou locuções por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam lugar, artigos; permuta de palavras ou enunciados por sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos no uso correto do encadeamento textual nas diversas linguagens.
Diversidade linguística e semiótica nos diferentes contextos.
Análise linguística/semiótica de textos publicitários.
Norma culta, coloquialismo e as variantes linguísticas (variedades de prestígio, norma-culta e variedades estigmatizadas).
Paráfrase, paródia e estilizações.
Recursos linguísticos e multissemióticos, na articulação de parágrafos, orações e períodos.
A sintaxe na produção de textos.
Conhecimento gramatical: verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios locuções ou orações adverbiais.
Concordância e Regência verbal e nominal.
Variação linguísticas (fenômenos da linguagem, variantes linguísticas, preconceito linguístico).
Identificação dos recursos argumentativos (sustentação, refutação, contra argumentação e negociação).
Conhecimento dos mecanismos linguísticos de articulação de ideias. Blocos de composição, coerência e coesão textual.
Textos informativos, expositivos e reivindicatórios.
Análise dos gêneros textuais específicos de pesquisa e divulgação científica, considerando o respeito à ética, os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
Análise linguística, de modo a considerar o contexto de produção, circulação, recepção de textos, as variedades linguísticas e variantes de estilo.
Estruturas de textos, relação e diálogos entre textos legais e normativos.
Análise literária de obras das literaturas: brasileira, portuguesa, indígena, africana e latino-americana.
Estilos de época nas literaturas Brasileira e Portuguesa (Romantismo, Parnasianismo, Realismo, Simbolismo, Pré-Modernismo), suas características, influências e seus respectivos contextos históricos.
Autores e obras dos estilos de época do pré-romantismo, passando pelo Romantismo, Realismo, Simbolismo e Pré-Modernismo.
Novas revoluções: as artes no século XX – As vanguardas na Europa e no Mundo; O Modernismo Português; A herança europeia no Modernismo brasileiro.
A vanguarda brasileira: A Semana de Arte Moderna; Primeira Geração Modernista.
A Geração de 1930 – Escritores modernistas: Poetas e prosadores; A produção literária amazonense; O olhar modernista sobre o Amazonas: Presenças de Raul Bopp, Mário de Andrade e F. Pereira da Silva. Geração de 1945: Aspectos distintos:
Autores da Geração de 45. O que aproxima e o que afasta as Gerações de 22, de 30 e de 45. Dramaturgia moderna. Novas interpretações: Os olhares do teatro, do cinema, da prosa e da poesia. As ideias estéticas da Geração de 45: novas perspectivas sobre o Brasil.
A Literatura na Pós- Modernidade: Maio de 68: repercussões na literatura e nas artes no mundo.
A Literatura que nos acompanha: prosa e poesia.
Vanguarda no Amazonas: Clube da Madrugada. A diversidade linguística e a constituição de novas linguagens: Novos sentidos/Novas Compreensões. Traços distintivos do português falado no Brasil.
Sintaxe: A pontuação na construção do Texto. As figuras de sintaxe na construção do texto.
Semântica: Sinonímia de frases.
Sintaxe: Concordância verbal e nominal na construção do texto.
Semântica: Sentido, traços semânticos e relações de sentidos.
A Consolidação de uma variedade da Língua Portuguesa: Amplitude da língua e o reconhecimento de novas realidades.
A dinamicidade da língua: novas realidades, novos conceitos e novos termos.
Sintaxe: Regência verbal/nominal e a Colocação pronominal na construção do texto.
O conhecimento do entorno por meio da Língua: O ambiente descrito por meio da língua.
Sintaxe: A pontuação na construção do texto.
Gênero oral: Seminário.
Narrativa Curta: O gênero conto.
Um Gênero Didático: Dissertação escolar.
A Dissertação Visual: Paráfrase e paródia. A Intertextualidade no texto literário.
Obras Literárias Vestibular UEA
- Literatura Brasileira – Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto
- Literatura Amazonense – A Ilusão do Fausto – Edinea Mascarenhas
Redação Vestibular UEA
Redação
Com base nos conhecimentos construídos na 3ª série, produzir um texto Dissertativo-Argumentativo em prosa, na modalidade culta da Língua Portuguesa, sobre o tema que for proposto, organizando o pensamento e justificando o seu ponto de vista.
Conteúdos de Língua Estrangeira no Vestibular UEA
Língua Inglesa
Leitura, compreensão e interpretação de textos em língua inglesa. Intencionalidades dos discursos globalizados que afetam as juventudes. Circulação e reprodução das Fake News. Leitura, compreensão e interpretação de textos normativos, legais e jurídicos que regulam as relações internacionais. Análise crítica e interpretação das linguagens que permeiam os campos jornalísticos e midiáticos. Estudo dos fenômenos geopolítico, social e da cultura local que incidem na forma de pensar e usar a língua inglesa. Apropriação da língua inglesa presente em ambiente digital como ferramenta de busca e ampliação da autonomia no aprendizado. Análise dos discursos veiculados em língua inglesa. Análise de texto-discursos literários em língua inglesa. Análise das variantes da língua inglesa.
Análise e equivalência semântica dos estrangeirismos. Compreensão do inglês como língua global, múltipla, variada e pessoal manifestada. Análise dos discursos veiculados em língua inglesa. Ressignificação de textos e discursos, em língua inglesa, com viés ideológicos e preconceituosos presentes nas variadas esferas midiáticas presentes nas redes sociais. Estudo e interpretação de textos legais que regem as relações internacionais. Análise de texto- discursos literários em língua inglesa. Análise das variantes da língua inglesa aplicadas nas diversas situações comunicativas, respeitando os recursos linguísticos do interlocutor. Práticas das variedades e dos estilos da língua adequadas à situação comunicativa.
Uso da língua inglesa como ferramenta na construção de projeto de vida, posicionando-se contra injustiças e desrespeitos aos Direitos Humanos e valores antidemocráticos. Apreciação das manifestações artísticas locais e mundiais, por intermédio da língua inglesa, aguçando a sensibilidade, a imaginação e a criatividade. Estudo das diversas manifestações artísticas e culturais no mundo, ampliando o repertório vocabular e o conhecimento sistemático da língua inglesa. Impactos das TDIC na ampliação e aprofundamento dos aspectos linguísticos da língua inglesa, na formação do sujeito e nas práticas sociais.
Uso da Língua inglesa na reflexão, apreciação e valorização da cultura local e global. Atuação nos diversos processos de criação individuais e coletivos (incluindo músicas em Língua Inglesa) que permeiam o universo juvenil. Home, School, Friends and Future. Text Typology: Narration Descriptive. Essay. Texts Genre. Vocabulary. Grammar. Tag Questions; Idiomatic Expressions: To give in, to give up, To give out; To look up to; Practicing Sports: Text Typology: Narration Descriptive. Vocabulary. Grammar. Texts about the relevance of practicing sports. Contemporary Myths:
Text Typology: Narration Descriptive. Vocabulary. Grammar. Reported Speech; Young people’s problems; Texts about alcoholism; Legal and illegal drugs. Análise de folders, cartazes, murais e peças teatrais em Língua Inglesa prevenindo o uso de drogas e os malefícios do alcoolismo no organismo. Verbs; Tag Questions; Passive voice; Idiomatic Expressions: To throw up; To dream up; To live in; Homeless: Current Issues. Text Typology: Narration Descriptive. Texts about Homeless people problems. “What can the government and also society do to help and reduce the suffering of all those homeless people? Urban Problems.
Lingua Espanhola
Expresiones de presentación, saludo y despedida. El alfabeto español. Pronombres interrogativos Preguntas y respuestas sobre datos personales. Los números cardinales Las horas. Los días de la semana Los meses del año Números ordinales. Las formas de tratamiento: tú/usted Presente de indicativo de ser, estudiar, trabajar, llamarse, vivir y tener. Los artículos definidos/indefinidos. Las contracciones. Verbos regulares e irregulares no pretérito indefinido. Pronombres posesivos átonos y tónicos. Verbos regulares e irregulares no pretérito imperfecto. Acentuación Acento diacrítico. Sustantivos: género y número. Reglas de eufonia.
Verbos regulares e irregulares en futuro imperfecto de indicativo. Empleo de muy y mucho El artículo neutro “lo”. Pronombres demostrativos Adverbios. Verbos regulares e irregulares en condicional simple. Gramática: – Verbos regulares en presente de indicativo. Verbos irregulares en presente de indicativo. Expresiones temporales que incluyen el presente. Gramática: – perífrasis de futuro: IR + A + INFINITVO. -Los medios de transporte. – Preposiciones utilizadas con médios de transporte. Perífrasis estar + gerundio. – Perífrasis para expresar obligación: TENER + QUE + INFINITIVO/DEBER + INFINITIVO. Gramática: pretérito imperfecto de indicativo,verbos regulares e verbos Irregulares. Tipologia textual: narración. Tipologia textual: argumentación.
Tipologia textual: publicidade. Gramática: pronomes reflexivos. Gramática: verbos gustar, parecer e doler. Géneros Textuales. Descripción. Narración. Vocabulário. Disertación. Gramática: presente e pretérito imperfecto de subjuntivo. Tipologia textual: narración, descripción, argumentación, Gênero textual: Contos, fábulas, mensagens (facebook, whatsApp) e mails etc, curriculum vitae, carta de apresentação, autobiografia, resenha crítica, crônica, piada, ficção científica. Gramática: artigos, substantivos, adjetivos, numerais, tempo presente no modo indicativo e subjuntivo, advérbios, verbos de cambio, pretérito indefinido, pretérito perfecto, pretérito pluscuamperfecto, futuro imperfecto, condicional imperfecto. Gramática: conectores textuais/ pronomes relativos, conjunções e preposições, nas orações coordenadas e subordinadas. Vocabulário
Conteúdos de Educação Física no Vestibular UEA
Educação Física
Práticas Corporais: Conduta ética nas práticas corporais; O “ser corpo” e seu repertório cultural, social e histórico; As manifestações socioculturais direcionadas à melhoria da qualidade de vida da população; Situações polêmicas relacionadas às práticas corporais de movimento (erotização do corpo, diversidade de gênero, preconceito, ausência de ética profissional, desrespeito aos direitos esportivos, relações de poder).
Esporte: Os conflitos de interesses, preconceitos e ideologias e aspectos estéticos veiculados nas mídias sobre os diferentes esportes; Polêmicas envolvendo os diferentes esportes (torcidas organizadas, violência, preconceito, respeito às regras e uso de imagem para venda de produtos, doping, inclusão); Esportivização dos jogos eletrônicos e suas possibilidades mercadológicas; Jogos digitais: história, cultura e sociedade.
Dança: As danças manifestadas nas diferentes culturas amazônicas; As danças e suas produções multissemióticas: vivência, partilha, respeito e diversidade cultural.
Ginásticas: Aspectos históricos, sociais, variáveis, heterogêneos e sensíveis aos contextos da prática das diferentes ginásticas; Aspectos multiculturais das ginásticas praticadas em outros países.
Lutas: Influências do contexto social que dificultam a vivência de práticas corporais (lutas) voltadas ao bem estar, a saúde e ao lazer; Ressignificações das práticas corporais (questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais, cotidianas, fisiológicas e anatômicas do corpo).
Práticas Corporais de Aventura: Os patrimônios culturais de diferentes tempos e lugares bem como as relações de poder econômica e social que legitimam a vivência das práticas corporais de aventura na comunidade
Práticas Corporais: Superação e limitações corporais no enfrentamento dos desafios relacionados aos aspectos motores, sociais, afetivos, culturais e cognitivos. Aplicativos vinculados à saúde pessoal, aptidão física, bemestar e qualidade de vida: princípios e funcionalidades. Aspectos socioculturais inerentes às práticas corporais. Os movimentos corporais, a diversidade de gênero, os estereótipos e as ideologias que permeiam as diferentes etapas do desenvolvimento humano. As práticas corporais no cotidiano: interação de diferentes grupos, respeito às diferenças, à diversidade de gênero e às culturas. Variáveis fisiológicas mensuradas por meio de dispositivos digitais: repouso e episódio agudo de esforço físico, dinamicidade e modificações decorrentes das práticas corporais de movimento. Preconceitos, estereótipos e relações de poder vivenciada pelos jovens nas práticas corporais. A publicidade relacionada às práticas corporais de movimento exploradas nas redes sociais. Situações econômicas, ambientais e de acessibilidade às práticas corporais no cenário local, regional e mundial. Implicações fisiológicas, históricas e culturais presentes nas práticas corporais. Os jogos digitais na prática pedagógica.
Dança: As danças como patrimônio da cultura local. Trajetórias, planos, eixos, gestos e movimentos do corpo nas diferentes danças. As expressões e linguagens que recorrem às referências estéticoculturais nas danças no país e no mundo. O predomínio dos meios de comunicação na influência, divulgação e transformação dos diferentes tipos de dança. Ginásticas: Concepções históricas, sociais e interculturais das ginásticas na sociedade. As ginásticas como possibilidade de saúde, lazer e cultura na comunidade local. As ginásticas como direito social para qualidade de vida no contexto comunitário. Concepções de corpo, saúde e estética propagados pela sociedade nas diferentes faixas etárias.
Lutas: Percurso histórico, social e cultural das práticas corporais (lutas) no contexto amazônico e comunitário. A inclusão social e as práticas corporais (lutas). Limites e possibilidades do “ser corpo”, por meio das práticas corporais (lutas). Habilidades motoras e capacidades físicas que permeiam as distintas práticas corporais (lutas). Concepções culturais das práticas corporais (lutas): suporte para os processos de construção de identidade e projeto de vida. Práticas corporais (lutas): identidade cultural, social e ressignificação de trajetórias, interesses e afinidades na comunidade juvenil.
Práticas Corporais de Aventura: A estética presente nas práticas corporais de aventura: legitimação e cultura dos grupos praticantes. Publicidade e as práticas corporais de aventura: patrimônios culturais dos diversos contextos mundial, nacional, regional e local divulgados pela mídia informativa. Análise antropométrica e Simétrica do corpo humano: Estruturas Anatômicas. Higiene corporal e pessoal, estilo e qualidade de vida.
Conteúdos de História no Vestibular UEA
História
O mundo antigo e suas sociedades. O mundo antigo: economia e sociedade – Grécia e Roma. O mundo grego: democracia e cultura.
A África Antiga: civilizações africanas.
As Civilizações do Oriente: China e Índia. Correntes do Pensamento Histórico (Positivismo, Marxismo, Escola dos Annales e Nova História Cultural).
Patrimônio histórico e cultural (material e Imaterial).
História e memória.
Conceito de Pré-História e história; África: o berço da humanidade: a linguagem e o fogo.
América indígena: os astecas, os maias, os incas. Sociedades pré-colombianas. O protagonismo histórico das sociedades tradicionais. A reafirmação da identidade cultural dos povos indígenas. Povos indígenas no Brasil e da Região Amazônica. Resistência e protagonismo indígena e africano.
População afrodescendente na Região Amazônica. Cultura e resistência das populações quilombolas e comunidades tradicionais da Amazônia. A questão Indígena brasileira. As políticas e ações afirmativas no Brasil. Coronelismo\Caudilhismos no Brasil, na América Latina, e na região Amazônica.
O populismo e os processos democráticos no Brasil, na América Latina, e na região Amazônica. Os regimes militares e a redemocratização no Brasil, na América Latina, e na região Amazônica. Estado, sociedade e governo. Liberalismo e Socialismo. Guerra Fria e a nova ordem Mundial. Independências na África e na Ásia. O fim do bloco soviético e a Nova Ordem mundial. União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Nacionalismo e fundamentalismo no século XXI.
Oriente Médio: tensão e conflito; A primavera árabe.
China: a nova potência. Estados Unidos: a superpotência.
O papel da ONU e outros organismos internacionais: OEA, OEI FMI, OMC, OCDE, BIRD, OIT, OMS, ONGs e suas atuações e influências no contexto mundial, regional e local.
O Brasil e a nova ordem mundial. O processo de redemocratização do Brasil; O governo Collor; O impeachment e o governo Itamar Franco; O governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). O governo Lula. O governo Dilma Rousseff. Governo Temer; Governo Bolsonaro.
Desigualdade social no Brasil e na Amazônia.
O Estado do Amazonas no contexto da Globalização.
Diversidades culturais do Brasil e na região Amazônica.
Os povos indígenas na região Amazônica.
As populações quilombola e ribeirinha da região Amazônica.
Patrimônio históricocultural no Estado do Amazonas.
Populações marginalizadas no Amazonas.
O Agronegócio no Amazonas. Formação econômica social do Brasil e na região Amazônica.
O nascimento da Modernidade: O absolutismo, O Mercantilismo, o Renascimento e reformas protestantes. O poder das religiões. As cruzadas. Contrarreforma.
O capitalismo. O processo de industrialização e o movimento operário.
As Revoluções Burguesas – transformações na sociedade. A Revolução no mundo do trabalho e na Indústria. A Revolução Francesa. Os desdobramentos Políticos Econômicos e Sociais no Brasil Colonial. Os povos germânicos e as relações com o Império. Civilização e barbárie, conceitos do passado e do presente. Colonizações: espanhóis e ingleses na América. Formação dos povos europeus. Sociedade na América espanhola, inglesa e portuguesa no século XVII e XVIII. O século XX: o novo panorama mundial.
Imperialismo e Neocolonialismo.
A Primeira Grande Guerra.
A Revolução Russa.
Resistência: movimentos sociais: Canudos, Cabanagem, Balaiada, Sabinada, Farrapos, Contestado, Cangaço. O povo e a república. Revolta da Chibata, Revolta da Vacina; imigração urbana. A crise da república oligárquica.
Tenentismo, Coluna Prestes e Semana de 1922. Pré-história do Amazonas. Processo de Colonização do Amazonas. Período Pombalino no Amazonas e Diretório dos Índios. Período Imperial no Amazonas. Período áureo da Borracha. Período Vargas e a Superintendência do Plano de Valorização do Amazonas (SPVA). SUDAM, SUFRAMA e Zona Franca de Manaus. Os desafios do processo de desenvolvimento do espaço amazônico atual.
Manifestações culturais das comunidades afrodescendentes no Brasil e no Amazonas. Pluralidade étnica e cultural no Amazonas.
Desigualdade social no Brasil e no Amazonas.
História do Racismo no Brasil e no Amazonas.
Os Regimes totalitários do século XX e XXI. Tráfico humano. Trabalho escravo. Feminicídio. Trabalho infantil. Violência Doméstica. Modernidade, colonialidade e decolonialismo. Consequências da colonização na atualidade. Patriarcalismo e Machismo. Gênero e identidade. Movimentos Sociais: negro, indígena, feminista e LGBTQ+. Diversidade, Igualdade e Equidade. Discussões sobre raça e etnia na região Amazônica.
Manifestações e lutas contemporâneas pelo empoderamento feminino, LGBTQ+, negros, pessoas com deficiências, idosos, crianças, adolescentes, juventudes e de outras minorias no mundo, na América Latina, no Brasil e na Amazônia. Protagonismo Juvenil, participação política e formação cidadã. Revoluções e Guerras:
A Primeira Guerra Mundial. Da Revolução Russa ao stalinismo. O entre guerras e a ascensão dos Estados Unidos da América. Nazismo e fascismo. A Segunda Guerra Mundial. O mundo e as artes. O Mundo Pós-Guerra: Descolonização e a Guerra Fria I. A Era Vargas: do governo provisório ao Estado Novo. A política da Era Vargas para o Extremo Norte – a marcha para o Oeste e a “ocupação dos espaços vazios”; Os Acordos de Washington e a “redenção da Amazônia”. Superintendência de Valorização Econômica da Amazônia – Spvea. O Estado e a classe trabalhadora no Brasil. A revolução e o socialismo na China.
Os caminhos do Vietnã: a influência socialista (Norte) e a A Revolução Cubana e a Doutrina de Segurança Nacional A corrida espacial e a cultura no pós-guerra. O Terceiro Mundo: A descolonização da Ásia e da África. O Oriente Médio. o Estado de Israel e o conflito árabe israelense. Em nome do Corão: A Revolução Iraniana. O Mundo do Pós-guerra: Descolonização e Guerra Fria II. Nacionalismo e desenvolvimentismo.
O Brasil e a República democrática. Brasil República. O Regime militar e os grandes projetos para o Extremo Norte: Desenvolvimentismo. Integração nacional. Conflitos pela terra. A Zona Franca de Manaus. Novo milênio, novos desafios: Tempos de crise e a revolução técnico-científica. A contracultura. A conquista dos direitos civis. Brasil: reencontro com a democracia. A era neoliberal. A globalização e a nova ordem Mundial. Desenvolvimentismo. Integração nacional. capitalista (Sul).
Conteúdos de Geografia no Vestibular UEA
Geografia
Cartografia: leitura de gráficos e infográficos. Representações cartográficas: mapas temáticos, projeções cartográficas, georreferenciamento. Sistema de Informações geográficas (SIGs), representações gráficas e iconográficas. A população brasileira, amazônida e amazonense a partir de gráficos digitais, como ferramenta de análise. Territórios e populações dos povos indígenas contatados na Amazônia. Territórios e populações dos quilombolas na Amazônia. Os conflitos socioculturais e territoriais pela terra indígena. A presença indígena no contexto urbano. Composição étnico-cultural da população brasileira. Conflitos agrários, estrutura fundiária e a luta pela terra.
Expropriação de terras e urbanização na Amazônia. A Guerra Fria. Economias mundiais emergentes. Os conflitos internacionais e a organização do espaço. Comércio internacional e blocos econômicos. Sistema Financeiro e empréstimos internacionais. Globalização e a economia política: pobreza e desenvolvimento. As potências e superpotências industriais mundiais. A produção econômica do Amazonas. População mundial: dinâmica e indicadores socioeconômicos. Migrações nacionais, internacionais e os refugiados. A participação do Estado na produção do espaço geográfico.
O Comércio exterior: a OMC e os BRICS’s. O comércio amazonense por meio das rodovias e hidrovias. As migrações internacionais e nacionais. As TDICs como ferramentas de monitoramento ambiental. A modernização do campo: o agronegócio e a agroindústria. Geopolítica Mundial: o território enquanto espaço de soberania nacional. Paisagens remotas e vazios demográficos. Ocupação e formação do espaço brasileiro e amazonense: territórios, territorialidades e fronteiras. Políticas públicas e os grandes empreendimentos de ocupação do espaço nacional. Segregação espacial e os movimentos sociais do campo.
O papel do IBGE e a importância dos indicadores socioeconômicos para o planejamento populacional. Geografia da população e seus elementos de representação gráfica. O processo de produção do espaço amazônico: paisagem e território. A territorialidade urbana na Amazônia: indígenas, quilombolas, ribeirinhos e migrantes; e as questões sociais. Formação étnica cultural do povo brasileiro. Grupos étnicos, suas organizações socioculturais e localização espacial no mundo. Conflitos por disputas territoriais: guerras, terrorismo, disputas políticas, econômicas, ambientais, étnicas e religiosas.
Os migrantes e refugiados de guerra. Criminalidade e violência urbana. Segregação, exclusão e desigualdade socioespacial. Globalização e as desigualdades no mundo atual. Geopolítica e poder. Fenômeno Fake News e os meios de comunicação. Aspectos socioculturais presentes no ciberespaço e na territorialidade digital. Surgimento e expansão do empreendedorismo social no Amazonas. Comércio local, comunitário e nas associações/cooperativas. Memória, paisagem e patrimônio cultural amazônico. Povos e Comunidades tradicionais da Amazônia. O espaço urbano em tempos de Globalização: Urbanização contemporânea e organização da cidade.
Redes e hierarquias urbanas: a cidade no contexto da economia global. A urbanização brasileira. Regiões Metropolitanas. Organização das cidades: rede e hierarquia urbana no Brasil. Desigualdades sociais e segregação espacial nas cidades brasileiras. Cidades e acessibilidade: o direito à cidade. Plano Diretor e Estatuto da Cidade: o Estado e a organização das cidades. As cidades e os impactos ambientais: O lixo nas cidades: Impacto ambiental e social. Ocupação urbana e as áreas de preservação. Poluição: no ar, na água e no solo. A nova ordem ambiental internacional: A economia e a sustentabilidade. Políticas internacionais ambientais:
As conferências Internacionais. As organizações não governamentais (ONGs) e o debate da preservação e da conservação. As políticas ambientais no Brasil: O controle do uso e de conservação dos recursos naturais. A Amazônia e as políticas ambientais internacionais e nacionais. O Espaço da circulação de mercadorias: O comércio e a disputa de mercados. Os blocos econômicos internacionais e a definição de mercados. Tecnologias de comunicação. Transporte: a circulação de pessoas e mercadorias: Redes de transportes: na terra, na água e no ar. A rede de transporte no Brasil: ferrovias, rodovias, hidrovias e aeroportos.
O transporte urbano. Geopolítica, capitalismo industrial, financeiro e informacional reordenação dos territórios. A formação de novos blocos econômicos: regionalização e garantia de mercado. Geopolítica e poder: A conquista da paz pela guerra: a presença americana no Iraque e no Afeganistão. Os muros que dividem as fronteiras e os homens: as disputas políticas econômicas e religiosas: A muralha da China. Os migrantes da guerra: Os acampamentos nas fronteiras: os sem-territórios.
Conteúdos de Sociologia no Vestibular UEA
Sociologia
O pensamento sociológico no Brasil: interpretação e aplicação do conhecimento científico. Relações sociais e conflitos interétnicos. Etnografia: descrição cultural e social. Sociedade e Cultura: o concreto e o simbólico na Amazônia. Críticas ao Darwinismo social. Concepções antropológicas sobre o sagrado, o profano e os ritos de passagem nas sociedades amazônicas. Pensamento decolonial. Sociedade, cinema e cartografia social: suas relações entre a arte, dança, artes plásticas e outras manifestações. Presença negra no Amazonas. Sociabilidade em terras quilombolas e indígenas. Manifestações religiosas na Amazônia. Pluralismo religioso e diálogos inter-religiosos.
Tolerância e intolerância religiosa no Amazonas. Estereótipos sociais da Amazônia. Poder, política e Estado: o poder legítimo e as formas de dominação no contexto de muitas sociedades e suas principais diferenças na organização política e ética. Organização social da população indígena e afrodescendente na região Amazônica. As formas de participação política, sistemas de governos e soberania. Regimes, partidos políticos e sistemas eleitorais. A participação das minorias como protagonistas nos processos políticos. Poder e política no Amazonas. Movimentos sociais na Amazônia. Economia no Amazonas: desenvolvimento regional e local.
Associações e cooperativas de trabalho no Amazonas. Formas de empreendedorismo na Amazônia. A Sociedade em rede. Economia como esfera da vida social. Globalização e integração e desintegração regional. Padronização cultural e consumo global. Os impactos das tecnologias no ambiente, na sociedade e na cultura. Ordem x Conflito: aspectos socioantropológicos sobre as cidades. Lugar de pertencimento x não-lugar. Conflitos urbanos: público e privado/ violência e privatização do espaço público. Sociedade capitalista e as classes sociais. Etnicidade, mobilidade, territorialidade e conflitos socioambientais nas fronteiras amazônicas. Socioambientais nas fronteiras amazônicas. Redes sociais e comportamento individual e coletivo.
A construção da identidade na Era das Informações. O papel das Ciências Sociais na compreensão das humanidades na Amazônia. A contribuição das Ciências Sociais na compreensão da ocupação humana do espaço amazônico. Aspectos socioantropológicos da Amazônia. Formação e pensamento social amazônico. Projetos de desenvolvimento da Amazônia. Aspectos políticos e institucionais: as políticas públicas na Amazônia. Diversidade cultural na sociedade e a convivência com o outro: um debate acerca do Multiculturalismo e interculturalismo. Manifestações culturais na Amazônia.
Democracia, Cidadania e Direitos Humanos. Teoria democrática moderna e contemporânea. Movimentos sociais: transformação e conservação. Cidadania e participação política: Educação e Sociedade. Diversidade cultural: equidade e alteridade. Políticas públicas e cidadania. Abordagem sociológica da globalização e seus impactos na sociedade. O processo de internacionalização do capital e suas cadeias produtivas. Ações democráticas e os direitos humanos: justiça, igualdade e fraternidade, exclusão e inclusão. Ações educativas e solidárias: ECA, Constituição Federal e outros documentos normativos de preservação dos direitos, deveres e garantias. A luta pela garantia dos direitos humanos para as populações negras, indígenas e tradicionais na Amazônia. As etnicidades e a construção das identidades na Amazônia.
Conteúdos de Matemática No Vestibular UEA
Matemática
- Números e Álgebra – Razão; Proporção; Porcentagem; Média Aritmética; Juros Simples e Composto; Critério de arredondamento; Unidades de comprimento, área e volume; Unidades de armazenamento e velocidades de transferência de dados; Sistema Internacional (SI) de medidas; Representações algébrica e gráfica de funções; Domínios de validade, Imagem, Crescimento e decrescimento de uma função; Plano cartesiano; Tabelas; Função Polinomial de 1º grau; Função polinomial de 2º grau; Pontos de Máximos e Mínimos; Matemática Financeira.
- Geometria e Medidas – Notação científica; Relações Métricas no triângulo; Lei dos senos; Lei dos cossenos; Congruência e semelhança de triângulos. Perímetro, Área, Volume, Capacidade e Massa; Medida da área de uma superfície, permitindo dedução de expressões de cálculos em situações reais.
- Probabilidade e Estatística – Princípio da Contagem; Permutação; Arranjo; Combinação; Estatística; Média; Mediana; Moda; Desvio Padrão.
- Números e Álgebra – Função exponencial; Função logarítmica; Características fundamentais (domínio, imagem, crescimento de cada função); Proporção; Grandezas Diretamente e inversamente proporcionais; Função polinomial de 1º grau; Função polinomial de 2º grau; Posição relativa de duas retas ou mais; Sequência lógica; Algoritmo; Linguagem de computador; Linguagem de programação; Pseudocódigo; Diretrizes para construção de algoritmos. Juros Simples; Juros Compostos; Matemática financeira; Funções Trigonométricas: seno e cosseno; Sequências finitas; Progressões aritméticas (PA); Progressões geométricas (PG).
- Geometria e Medidas – Polígonos regulares; – Projeções cartográficas; Ângulos e áreas; Área Total e volume de prismas; Pirâmides e corpos redondos.
- Probabilidade e Estatística – Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos.
- Geometria analítica: Ponto. Reta. Plano. Circunferência. Cônicas.
- Conjunto dos números complexos: Forma algébrica. Trigonométrica. Operações.
- Estatística: Tabelas. Gráficos. Média. Moda. Mediana. Variância. Desvio padrão.
- Polinômios: Teorema do resto. Teorema D’Alembert. Dispositivo de Briot-Rufini. Relações de Girard. Equações polinomiais.
Conteúdos de Física no Vestibular UEA
Física
Introdução ao estudo da Física: conceitos de espaço, massa, tempo, velocidade média, energia e suas modalidades, conservação de energia; Astrofísica: evolução estelar; força, gravidade; Teorias científicas aceitas atualmente, o modelo Big Bang, movimento planetário, teoria de Newton; Dinâmica: leis de Newton; Astronomia: gravitação e leis de Kepler; Introdução à Termologia: temperatura e calor, propagação de calor: condução, convecção e irradiação ou radiação; Ondas: conceitos e tipos; Calor e trocas de calor; propriedades térmicas dos materiais; Som, transmissão e recepção do som; Astrofísica: propriedades físico-químicas de planetas e estrelas; Regras de arredondamento; Algarismos significativos; Notação científica; Usinas hidroelétricas (fluxo de água para gerar energia elétrica); Consumo e rendimento de energia; Transformação de energia solar em elétrica; Circuitos elétricos; Dispositivos elétricos.
Matéria e Energia: Termometria: escalas termométricas e variação de temperatura. Calorimetria. Efeito estufa e aquecimento global. Radiações eletromagnéticas. Máquinas térmicas. Radioatividade. Quantização de energia. Geradores e receptores. Produção e consumo de energia elétrica (usinas hidrelétricas, termoelétricas e eólicas).
Vida e Evolução: Eletrostática: eletrização por atrito, contato e indução. Eletrodinâmica: dispositivos elétricos. Motores de combustão. Matriz energética e fontes de energias alternativa.
Terra e Universo: Fontes de Energias Disponíveis. Fósseis. Biomassa. Fissão-Fusão. Ondas Sonoras. Choque elétrico. Eletromagnetismo: Conceitos Básicos e as Bases Teóricas do Eletromagnetismo: Noção de carga elétrica. Noção de campo elétrico. Magnético e spin. Carga elementar. Modelo atômico de Rutherford-Bohr.
Princípios da Eletrostática: Atração e repulsão, conservação da carga elétrica, quantização da carga elétrica. Processos de eletrização: Contato, atrito e indução, série tribo elétrica. As Equações de Maxwell: Comentários históricos e abordagem teórica qualitativa. A Lei Coulomb e o Campo elétrico. Cargas pontuais extensas; linhas de força e a interação entre cargas. Eletrodinâmica: as maravilhas do movimento dos elétrons I: Corrente Elétrica: Resistência elétrica, Potencial elétrico, Diferença de potencial, Energia elétrica, Trabalho no deslocamento de cargas elétricas, Potência elétrica, Rendimento. Circuitos Elétricos: circuitos em série, circuitos em paralelo, circuitos mistos. Capacitância: capacitores; circuito sem série, Circuitos em paralelo, Circuitos mistos. Geradores Elétricos: Circuitos em série, Circuitos em paralelo, Circuitos mistos. Receptores Elétricos: Circuitos em série, Circuitos em paralelo, Circuitos. Magnetismo: dois polos inseparáveis. A força magnética e o campo magnético. Lei de Lenz. A Indução de Fa
Conteúdos de Biologia no Vestibular UEA
Biologia
Introdução ao estudo da Biologia: a vida e os seres vivos; Citologia: a célula, relação entre forma e função da célula, tipos de células, membrana plasmática e citoplasma; Origem da vida, teoria de Oparin e Haldane, hipótese autotrófica e heterotrófica; Evolução: teoria do Big Bang, origem das espécies, classificação dos seres vivos, origem das espécies e dos grandes grupos de seres vivos, evolução humana; Movimentos gravitacionais; Os seres vivos e ecossistemas: fotossíntese, cadeia trófica, biomas; Energia e matéria nos ecossistemas; Ecologia, fundamentos da ecologia, energia e matéria nos ecossistemas; Meio ambiente: conservação, preservação e ações sustentáveis; Saúde e nutrição, dependência digital, dependência química; Construção do conhecimentos científico, investigação científica, instrumentos de análise científica.
Matéria e Energia: Efeito Estufa. Aquecimento global. Corpo Humano: Tecidos, Órgãos e Sistemas. Evolução biológica: procariontes e eucariontes. Bases da biologia molecular -Estrutura do DNA e RNA. O código genético. Bases teóricas da biotecnologia e suas aplicações. Mutações genéticas. Impactos ambientais: fontes de energia renováveis e não renováveis. Produção alternativa de energia.
Vida e Evolução: Eletricidade no corpo humano. Transmissão de impulsos nervosos. Combustíveis fósseis: fontes poluentes. Fontes alternativas de energia (biogás e etanol).
Terra e Universo: Ciclos Biogeoquímicos (Ciclo da Água, Ciclo do Carbono, Ciclo do Nitrogênio). Saúde e ambiente. Alimentos transgênicos. Uso de agrotóxicos e as consequências à saúde humana. Classificação dos seres vivos: Taxonomia. Sistemática. Vírus. Reino monera. Reino protista. Reino fungi. Zoologia: Poríferos. Cnidários. Platelmintos. Nematelmintos. Artrópodes. Equinodermos. Protocordados. Cordados. Evolução: O pensamento evolucionista. Evidências da evolução biológica. Teoria moderna da evolução. Origem das espécies e dos grandes grupos de seres vivos. Evolução humana. Ecologia: Fundamentos da Ecologia. Energia e matéria nos ecossistemas. Dinâmica das populações biológicas. Relação ecológica entre seres vivos. Sucessão ecológica e biomas. Humanidade e ambiente.
Conteúdos de Química no Vestibular UEA
Química
Introdução ao estudo da Química; Estados Físicos da Matéria; Substâncias e misturas: Tipos de misturas e separações; Energia: formas e conservações; Origem dos elementos químicos; Tabela periódica: origem; Distribuição dos elementos químicos no Universo; Níveis de energia dos átomos; Modelos atômicos: Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr; Estrutura Atômica; Atmosfera: composição dos gases; Forças intermoleculares; Reações químicas e leis ponderais; Cinética química: velocidade média; Teoria das colisões; Fatores que alteram a velocidade das reações; Equações químicas; Problemas e soluções associados à reciclagem do lixo; Química ambiental no Amazonas; Vazamento de petróleo; Composição química de produtos usados no tratamento de água e esgoto; Eletroquímica: conceitos; Lixo eletrônicos: descarte consciente.
Matéria e Energia: Termoquímica: temperatura, equilíbrio térmico e calor. Ponto de Fusão e Ebulição em diferentes escalas de temperatura. Variação de temperatura de uma mistura durante aquecimento. Efeito estufa e aquecimento global. Radiações e seus efeitos em seres vivos. Tabela periódica: característica dos radioisótopos. Radiações nucleares: teorias e leis de decaimento. Eficiência energética de diferentes combustíveis. Fontes de energia renováveis e não renováveis.
Vida e Evolução: Eletroquímica: tipos de pilhas e bateria. Pilha de Daniel. Eletrólise. Oxidação, redução e corrosão. Entalpia de combustão. Biocombustíveis. Química verde e impactos ambientais.
Terra e Universo: Principais características químicas dos Ciclos Biogeoquímicos: Ciclo da água, Ciclo do Carbono, Ciclo do Nitrogênio. Produção e descarte de produtos químicos. Introdução à Química Orgânica:Estudo do Carbono. Classificação das Cadeias Carbônicas. Geometria molecular. Orbitais híbridos. Funções orgânicas: Notação, nomenclatura e propriedades dos Hidrocarbonetos, das Funções Oxigenadas, das Funções Nitrogenadas, das Funções Sulfuradas, das Funções Mistas e dos Compostos Organometálicos. Isomeria: Isomeria Plana. Isomeria Geométrica. Isomeria Óptica. Biomoléculas: Glicídios. Lipídeos. Aminoácidos. Proteínas. Polímeros. Mecanismo de reações orgânicas: Ressonância. Efeitos indutivos. Tipos de reações orgânicas e principais mecanismos.
Conteúdos de Artes no Vestibular UEA
Artes
A produção e a circulação de narrativas estético-expressivas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) em espaços e épocas distintas; Práticas culturais e artísticas (Patrimônio material e imaterial local); As diferentes construções formais e materialidades no uso das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Literárias) em âmbito local; Leitura das produções das linguagens artísticas – artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas de âmbito local, identificando aspectos relevantes de sentido nos contextos (geo) político, histórico, social e cultural; Os Espaços em âmbito local de recepção das produções artísticas;
Formas de diferentes manifestações culturais e artísticas: erudita, popular, folclórica entre outros, a diversidade cultural presente na sociedade amazonense e os discursos estético-expressivos veiculados nas distintas mídias; Gêneros e estilos artísticos e suas práticas nas interações sociais em âmbito local; Produção artística – artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas a partir das análises dos impactos das TDIC e o diálogo crítico do sujeito amazônico; As linguagens artísticas e suas articulações com os diferentes saberes científicos, históricos, culturais, político-econômicos e outros; Circulação nas diferentes mídias informativas do conjunto de produções artísticas elaborado pelas juventudes;
Novos formatos de produção e distribuição dos conhecimentos artísticos na cultura de rede e nas práticas autorais e coletivas. Leitura das produções das linguagens artísticas – artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas de âmbito nacional, identificando aspectos relevantes de sentido nos contextos (geo) político, histórico, social e cultural; Apropriação do patrimônio artístico nacional de diferentes tempos em âmbito nacional e sua diversidade; Os Espaços em âmbito nacional de recepção das produções artísticas; Formas de recepção das produções artísticas, museus, teatros, galerias, e espaços de legitimação das manifestações artísticas, inclusive as virtuais; As tecnologias digitais da informação e comunicação nos diversos campos e contextos que envolvem as produções artísticas;
Estilos de produção artística – artes visuais, dança, música, teatro e artes integradas nas interações sociais para a construção do projeto de vida do estudante, valorizando a diversidade linguística; Gêneros e estilos artísticos e suas práticas nas interações sociais em âmbito nacional; O campo de atuação das linguagens artísticas e a abordagem dos processos de disputa por legitimidade e a natureza dos diálogos propostos pela arte na atualidade local, nacional e global; As linguagens artísticas na relação com as dimensões social, política, cultural e econômica da realidade nacional; As linguagens da arte e os processos de construção histórica envolvidos nestas manifestações; Reconhecimento e produção de saberes dirigidos aos estereótipos e preconceitos presentes nas práticas corporais artísticas.