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Conteúdos Programático do PISM 2

Conteúdos do PISM 2

Conteúdos programáticos do PISM 2: Abaixo estão as PRINCIPAIS matérias que você deve estudar para o 2° módulo do PISM 2, de acordo com o edital atualizado com os assuntos e tópicos cotados para cair esse ano. tais conteúdos estão organizados por matéria e também na melhor ordem de estudos

O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o curso. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente as questões que cairá no dia da prova.

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As matérias que caem na prova do PISM 2:

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Conteúdos de Biologia do PISM 2

Como será avaliado:

(B) Nível BÁSICO (construção de conceitos) – competências ou habilidades de:

  • Definir, identificar, apontar, reconhecer e caracterizar estruturas, processos e sistemas biológicos, problemas e conceitos relacionados à leis, teorias, fenômenos e fatos biológicos.
  • Descrever processos, fenômenos e situações e identificar as descrições correspondentes

(O) Nível OPERACIONAL (operar com os conceitos) – competências ou habilidades de:

  • Diferenciar, discriminar e comparar estruturas, processos, fenômenos e grupos de seres vivos, apontando semelhanças e diferenças.
  • Estabelecer relações e ordenar processos, fenômenos, estruturas, componentes biológicos e grupos de seres vivos;
  • Classificar os seres por critérios biológicos estabelecidos;
  • Estimar a grandeza ou a quantidade de objetos através de operações matemáticas.
  • Compreender e explicar etapas, eventos e processos biológicos e diferenças estruturais dos organismos.

(G) Nível GLOBAL (aplicação/contextualização dos conhecimentos, formar julgamento) – competências ou habilidades de:

  • Associar e aplicar conceitos, leis, fundamentos, e experiências na solução de problemas e novas situações;
  • Analisar situações problema que envolvam conceitos e princípios biológicos – problemas ambientais e a relação entre os seres vivos e entre estes e o ambiente.
  • Analisar e interpretar experimentos, esquemas, gráficos, tabelas situações e simulações
  • Avaliar e formar julgamento sobre fatos para a tomada de decisões a respeito dos problemas ocorridos.

1 – NOÇÕES DE ECOLOGIA

COMPONENTES DO AMBIENTE (BIÓTICOS E ABIÓTICOS)

(B) – reconhecer que os ecossistemas são formados pela interação entre componentes bióticos (populações e comunidades biológicas) e componentes abióticos (solo, água e clima).

RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS

(G) – Analisar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que tratem das relações ecológicas intraespecíficas (competição e cooperação) e interespecíficas entre os seres vivos (relações nas cadeias e redes alimentares – produtor/consumidor/decompositor, carnivorismo/herbivorismo; predação e competição interespecífica; parasitismo; inquilinismo e comensalismo; protocooperação e mutualismo).

2 – DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS

(O) – Compreender a diversidade dos seres vivos como reflexo da evolução.

3 – OS VÍRUS

(B) – Reconhecer os vírus, através de representações gráficas e/ou descrições, e caracterizá-los quanto a constituição.

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos vírus e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas viroses (rubéola, sarampo, catapora, gripe, AIDS, caxumba, herpes, hepatite, poliomielite e hidrofobia).

4 – AS BACTÉRIAS

(B) – Reconhecer bactérias, através de representações gráficas e/ou descrições, e caracterizá-las quanto a estrutura e reprodução.

(G) – Avaliar e analisar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica das bactérias e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas bacterioses (botulismo, cólera, coqueluche, difteria, disenteria bacilar, febre maculosa, febre tifóide, gastroenterites, hanseníase, leptospirose, meningite, peste bubônica, pneumonia, sífilis, gonorréia, tétano e tuberculose).

AS CIANOBACTÉRIAS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os padrões morfológicos de cianobactérias.

(G) – Avaliar e analisar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica das cianobactérias.

5 – OS FUNGOS

(B) – Reconhecer os padrões morfológicos básicos dos fungos, através de representações gráficas e/ou descrições.

(G) – Avaliar e analisar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos fungos.

6 – AS ALGAS

(B) – Reconhecer as algas (dinoflagelados, diatomáceas, feófitas, rodófitas e clorófitas) através de representações gráficas e/ou descrições, e caracterizá-las quanto a estrutura básica e reprodução.

(Gl) – Avaliar e analisar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica das algas protistas.

7 – OS PROTOZOÁRIOS

(B) – Reconhecer os protozoários, através de representações gráficas e/ou descrições, e caracterizá-los quanto a estrutura básica e reprodução.

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos protozoários e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas protozoozes (amebíase, giardíase, leishmaniose, tricomoníase, toxoplasmose, doença de Chagas e malária).

8 – OS ANIMAIS

(B) – Reconhecer e caracterizar as etapas de desenvolvimento embrionário (mórula, blástula e gástrula).

(O) – Compreender e explicar as aquisições evolutivas dos animais (multicelularidade, gastrulação, cavidade corporal, protostomia e deuterostomia, simetria e metameria).

(O) – Compreender e explicar a organização dos animais em um cladograma.

OS PORÍFEROS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, espécimes representantes dos poríferos.

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos, tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção e reprodução dos poríferos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos poríferos.

OS CNIDÁRIOS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos cnidários (hidrozoário, cifozoário e antozoário).

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos cnidários, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos cnidários.

OS PLATELMINTOS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos platelmintos (turbelarios, trematódeos e cestóides).

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos platelmintos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos platelmintos e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas parasitoses (teníase, cisticercose e esquistossomose).

OS NEMATÓIDES

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, espécimes representantes dos nematóides.

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos nematóides, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica dos nematóides e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas parasitoses (ascaridíase, ancilostomose, enterobiose, tricocefalose, filariose, larva migrans).

OS MOLUSCOS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos moluscos (gastrópodos, cefalópodos e bivalvos).

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos moluscos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos moluscos.

OS ANELÍDEOS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos anelídeos (oligoquetas, poliquetas e hirudíneos)

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos anelídeos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos anelídeos.

OS ARTRÓPODOS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos artrópodos (insetos, crustáceos e aracnídeos).

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos artrópodos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos artrópodos.

OS EQUINODERMOS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, espécimes representantes dos equinodermos.

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos equinodermos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos equinodermos.

OS CORDADOS

(O) – Compreender e explicar a organização dos cordados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) em um cladograma.

(O) – Compreender e explicar as aquisições evolutivas e adaptações ao ambiente dos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos

  • OS PEIXES

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, espécimes representantes dos peixes cartilaginosos e ósseos.

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos peixes cartilaginosos e ósseos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos peixes.

  • OS ANFÍBIOS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos anfíbios (anuros, urodelos e gimnofionas)

(Gl) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos anfíbios, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(Gl) – Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos anfíbios.

  • OS RÉPTEIS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos répteis (quelôneos, crocodilianos, lacertíleos e ofídeos).

(Gl) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos repteis, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(Gl) – Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos répteis.

  • AS AVES

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, espécimes representantes das aves.

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção das aves, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica das aves.

  • OS MAMÍFEROS

(B) – Reconhecer, através de representações gráficas e/ou descrições, os principais representantes dos mamíferos (monotrematas ou prototérios, marsupiais ou metatérios e eutérios).

(G) – Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre os processos gerais de alimentação, respiração, circulação, excreção, reprodução, de percepção do ambiente e de locomoção dos mamíferos, relacionando-os ao ambiente onde vivem.

(G) – Analisar e avaliar situações que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos mamíferos.

9 – OS VEGETAIS PLANTAS AVASCULARES E VASCULARES

(B) – Caracterizar e reconhecer os grupos vegetais (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) e, em esquemas e figuras, os seus ciclos. (Observação: quando for o caso, o ciclo básico deverá vir na prova, para consulta.).

(O) – Compreender e explicar o processo evolutivo das plantas quanto a reprodução, presença ou não de tecidos condutores, órgãos vegetativos e reprodutivos.

(O) – Compreender e explicar a organização dos vegetais em um cladograma.

PLANTAS SEM SEMENTES (CRIPTÓGAMAS)

(B e O) – Reconhecer e explicar a importância biológica e evolutiva dos processos de reprodução assexuada e sexuada de briófitas e pteridófitas.

PLANTAS COM SEMENTES (ESPERMATÓFITAS)

(B e O) – Caracterizar e diferenciar morfológica e funcionalmente as estruturas do estróbilo (gimnospermas) e da flor (angiospermas).

(B e O) – Reconhecer e explicar a importância biológica e evolutiva das sementes e das suas estruturas (tegumento, tecido de reserva e embrião).

PLANTAS COM FLORES (ANGIOSPERMAS)

(O e G) – Compreender, explicar e associar a importância biológica e evolutiva da flor e do fruto.

(O) – Compreender e explicar a importância da proteção do óvulo (ovário) para o sucesso reprodutivo deste grupo vegetal.

(O) – Compreender e explicar a importância biológica e evolutiva da polinização e dispersão.

(G) – Analisar situações e relações que envolvam conhecimentos sobre as síndromes de polinização (anemofilia, entomofilia, ornitofilia e quiropterofilia) e dispersão (anemocoria, zoocoria).

(B) – Reconhecer as variações morfológicas de frutos carnosos e secos (deiscentes e indeiscentes).

(B e G) – Caracterizar e analisar as diferentes síndromes de polinização e dispersão de angiospermas.

MORFO-ANATOMIA DE ANGIOSPERMAS

(B e O) – Reconhecer as funções de raiz, caule e folha, relacionando suas adaptações morfológicas básicas ao ambiente (xérico e aquático) e com as condições de reserva.

(O) – Relacionar as variações anatômicas foliares básicas em ambiente xérico e aquático.

(B e O) – Reconhecer e diferenciar as estruturas primária e secundária de caule e raiz.

FISIOLOGIA DE ANGIOSPERMAS

(O) – Compreender e explicar os processos de absorção de água e condução de seiva (floemática e xilemática) e transpiração.

(O) – Diferenciar tropismo (fototropismo /geotropismo) de nastismo.

(O e G) – Compreender e explicar a ação dos cinco hormônios vegetais (auxina, giberelina, citocinina, etileno e ácido abscísico); aplicando esses conhecimentos a seus usos econômicos e as estratégias de sobrevivência vegetal (amadurecimento de frutos, estiolamento, abscisão foliar, dominância apical e cultura de tecidos).

(O) – Compreender e explicar a floração quanto ao fotoperiodismo, fotoperíodo crítico, papel do fitocromo e florígeno.

(O) – Compreender e explicar propagação vegetativa, destacando vantagens e desvantagens em relação à reprodução sexuada, totipotêntia celular e clonagem vegetal.

Conteúdos de Física do PISM 2

1 – MECÂNICA: ROTAÇÕES E FLUIDOS

  • Dinâmica das rotações. Momento angular. Conservação do momento angular.
  • Densidade. Pressão. Variação da pressão num líquido em equilíbrio. Princípio de Pascal. Empuxo e Princípio de Arquimedes.
  • Vazão. Equação da continuidade.

Como será avaliado:

  • Definir o momento angular e o momento de inércia de uma partícula e de um corpo rígido e descrever qualitativamente os seus efeitos na dinâmica das rotações em torno de um eixo fixo
  • Aplicar a lei de conservação do momento angular para interpretar fenômenos relacionados às rotações em torno de um eixo fixo
  • Definir e utilizar a densidade e a pressão, definir e utilizar a pressão atmosférica, sua medida e suas unidades e descrever a variação da pressão num líquido em equilíbrio
  • Aplicar o Princípio de Pascal para interpretar fenômenos em hidrostática
  • Definir empuxo e aplicar o Princípio de Arquimedes para determiná-lo e interpretar fenômenos em hidrostática
  • Definir a vazão de um fluido e aplicar a equação da continuidade para descrever o movimento de um fluido incompressível

2 – TERMOLOGIA

  • Temperatura e lei zero da termodinâmica. Medida da temperatura. Dilatação. Gases ideais. Equação de estado e transformações gasosas.
  • Calor. Transmissão do calor. Calorimetria. Trabalho numa transformação gasosa e primeira lei da termodinâmica. Noções sobre a segunda lei da termodinâmica.
  • As fases da matéria. Mudanças de fase.

Como será avaliado:

  • Definir a temperatura de um corpo e sua medida, utilizando diferentes escalas termométricas.
  • Descrever a dilatação de sólidos e líquidos.
  • Definir gases ideais e utilizar a equação de estado de um gás ideal para descrever as variações da pressão, do volume e da temperatura em processos isotérmicos, isobáricos, isocóricos e adiabáticos.
  • Descrever qualitativamente a propagação do calor.
  • Descrever as trocas de calor entre corpos, definir capacidade térmica, calor específico, calor sensível e calor latente e aplicá-los para resolver problemas e interpretar fenômenos relacionados com as trocas de calor.
  • Definir trabalho numa transformação gasosa e determiná-lo analiticamente em transformações isobáricas e graficamente em outras transformações.
  • Utilizar a primeira lei da termodinâmica para interpretar fenômenos termodinâmicos.
  • Descrever qualitativamente a segunda lei da termodinâmica e suas aplicações simples.
  • Caracterizar as fases da matéria, descrever as mudanças de fase e as variações das temperaturas de mudança de fase e interpretar diagramas de fase.

3 – ÓTICA GEOMÉTRICA

  • Ótica geométrica. Descritores

Como será avaliado:

  • Aplicar as leis da reflexão e da refração ao estudo de interfaces planas e esféricas entre dois meios e à interpretação de fenômenos óticos
  • Descrever a formação de imagens em espelhos e lentes delgadas
  • Aplicar a ótica geométrica para descrever o funcionamento do olho humano e de instrumentos óticos como microscópios, câmeras fotográficas, projetores e telescópios

Conteúdos de Geografia do PISM 2

1 – O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E O ESPAÇO URBANO-INDUSTRIAL

  • O papel da acumulação de capital e o Estado na organização do espaço urbano-industrial.
  • O desenvolvimento industrial desigual e suas repercussões no espaço mundial.
  • Os diferentes processos de industrialização.
  • Os fatores de localização industrial e sua relação com as cidades.
  • O espaço da circulação e o papel do setor terciário nas cidades.
  • A rede de transportes e comunicações articulando diferentes escalas espaciais.
  • O processo de urbanização e sua distribuição espacial.
  • Redes e hierarquias, metropolização.
  • A estrutura interna das cidades e os problemas urbanos (abastecimento, saneamento e saúde, habitação, etc.).

2 – O ESPAÇO RURAL E AS RELAÇÕES COM O ESPAÇO URBANO-INDUSTRIAL

  • A industrialização e a modernização da agricultura.
  • A concentração da propriedade da terra.
  • As relações cidade-campo e o êxodo rural.
  • O espaço rural e as diferentes formas de organização da produção.
  • As lutas sociais no campo.
  • O processo de modernização e organização territorial da agricultura brasileira.

3 – AS QUESTÕES DEMOGRÁFICAS

  • Dinâmica populacional e políticas demográficas.
  • A distribuição espacial da população, migrações internas e externas.
  • Estrutura da população e suas transformações espaço-temporais.
  • A diversidade e as questões étnico-culturais.

Conteúdos de História do PISM 2

Como será avaliado

Representação e comunicação

  • C1 – Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais e dos diferentes contextos envolvidos em sua produção
  • C2 – Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico

Investigação e compreensão

  • C3 – Relativizar as diversas concepções de tempo e as diversas formas de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-as como construções culturais e históricas
  • C4 – Estabelecer relações entre continuidade/permanência e ruptura/transformação nos processos históricos
  • C5 – Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos
  • C6 – Atuar sobre os processos de construção da memória social, partindo da crítica dos diversos “lugares de memória” socialmente instituídos

Contextualização sócio-cultural

  • C7 – Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos de sua constituição e significação
  • C8 – Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade
  • C9 – Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos
  • C10 – Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado

1 – A Era das Revoluções: formação do Mundo Contemporâneo

  • Entender os fundamentos político-ideológicos do mundo contemporâneo e o seu paralelo com a atual conjuntura.
  • Avaliação: C1; C2; C3; C4; C5; C6; C7; C8;

A Crise do Antigo Regime

A Independência dos EUA

Iluminismo

Revolução Francesa e o Império Napoleônico

Revolução Industrial

Independência das colônias espanholas

Independência do Brasil

  • Entender a importância das mudanças processadas com o advento das Revoluções Burguesas e Revolução Industrial, bem como as modificações processadas no mundo do trabalho (proletariado e burguesia).
  • Entender, de maneira específica, os processos de independência dos Estados Unidos e do Brasil.
  • Compreender os elementos comuns no processo de independência das colônias espanholas
  • Avaliação: C10

2 – As Américas no século XIX

A formação dos Estados Nacionais na América Espanhola

Os EUA: Guerra de Secessão e a organização do Estado.

  • Compreender os elementos em comum no processo de formação dos Estados Nacionais nas Américas
  • reformas liberais, transformação do trabalho compulsório, caudilhismo.
  • Avaliação: C1; C4; C8; C10

3 – O Brasil no século XIX

A construção do Estado Imperial Brasileiro

Sociedade e Cultura no Brasil do Séc XIX

A economia cafeeira

A crise do trabalho escravo e imigração

A crise do Império e a instauração do Regime Republicano

  • Entender a formação e a organização política do Estado brasileiro e a opção pela monarquia constitucional.
  • Compreender os traços gerais da evolução e organização política do período.
  • Compreender as questões referentes ao processo social – a crise do trabalho do escravo e a transição do trabalho livre.
  • Compreender o movimento republicano e a implantação do novo regime
  • Avaliação: C1; C2; C4; C5; C6; C7; C8; C10

4 – A Europa no século XIX

Unificações Italiana e Alemã;

Contestações a ordem liberal burguesa:

movimento operário, socialismo, anarquismo e comunismo.

Imperialismo e Neocolonialismo na Ásia, África e América.

  • Identificar as relações entre o contexto político-econômico do século XIX e a emergência das doutrinas sociais do período.
  • Compreender o caráter tardio das unificações – associar e comparar com processos históricos semelhantes e anteriores.
  • Entender o significado da expansão imperialista para o mundo contemporâneo.
  • Relacionar o processo de exploração neocolonial à situação social e econômica vivida hoje pelos países que foram colonizados.
  • Avaliação: C1; C4; C5; C7; C8; C10

Conteúdos de Português do PISM 2

Na construção e recepção dos gêneros, o aluno deve ser capaz de identificar, analisar e empregar: >>> Veja o conteúdo detalhado de português, pg 23, clique aqui <<<
  • estruturas textuais dos diferentes domínios de gêneros;
  • recursos próprios ao padrão escrito na organização textual: paragrafação, periodização, pontuação (e outros sinais gráficos), ortografia oficial;
  • recursos característicos de registros diferentes (formal/informal): construções sintáticas, escolhas lexicais, marcadores discursivos e expressões referenciais adequados;
  • recursos não-verbais como ilustrações, fotos, gráficos, tabelas…;
  • traços definidores das molduras textuais: suporte textual (jornal (cadernos, seções), revista, folheto, livro (índice, sumário, introdução…)) e demais elementos de referência contextual como autoria, destinatário, data/época…

Narrar – Relatar

  • Cultura literária ficcional.
  • Documentação e memorização das ações humanas
Sugestão de Gêneros: Ficção (conto, romance), Não Ficção(Notícia, Reportagem, Relato Biográfico) Domínio das estratégias de leitura e escrita dos diferentes gêneros LEITURA:
  • Reconhecer a especificidade estrutural dos gêneros;
  • Reconhecer o narrador, suas estratégias de distanciamento e sua função na narrativa;
  • Reconhecer enredo e trama; – Identificar o foco narrativo;
  • Reconhecer os personagens e sua função narrativa;
  • Identificar tempo e espaço na narrativa;
  • Identificar o(s) conflito(s) narrativo(s) e relacioná-lo(s) com o contexto original de produção do texto;
  • Reconhecer diferentes estilos narrativos;
  • Identificar os diferentes objetivos comunicativos e suportes dos gêneros textuais;
  • Reconhecer a função da descrição na estrutura narrativa.
ESCRITA:
  • Produzir narrativas completas, observando características e objetivo dos diferentes gêneros;
  • Produzir paráfrases ou resumos dos diferentes gêneros.
Domínio de recursos lingüísticos utilizados na construção dos gêneros Reconhecer, analisar e empregar:
  • diferentes recursos formais adequados à inserção da fala dos personagens: marcadores de tempo verbal, de referenciação, pontuação, verbos de elocução, advérbios modalizadores;
  • recursos lingüísticos utilizados na progressão temporal: tempo/modo verbal, conectores de temporalidade;
  • valor de uso de recursos formais de coesão referencial (retomada pronominal, repetição, substituição lexical, elipse…) na construção de personagens, espaço;
  • valor expressivo das seleções lexicais (adjetivações, nomes, verbos…) na descrição de ações, personagens, espaço;
  • marcas lingüísticas características de diferentes dialetos e registros

Ler Poesia

(poetas representativos do cânon brasileiro e português) Domínio dos processos de composição da poesia
  • Reconhecer e avaliar os recursos de composição de poesia (rima, ritmo, assonância, aliteração, pontuação);
  • Inferir os sentidos que se geram a partir das estratégias específicas de construção do texto poético;
  • Identificar e analisar transferências figurativas (metáfora, metonímia) na elaboração da linguagem poética;
  • Reconhecer a relação entre o texto e o contexto de produção (época, situação social).

Expor

Sugestão de Gêneros: Textos didáticos, enciclopédicos, científicos Domínio das estratégias de leitura e escrita dos diferentes gêneros LEITURA:
  • Reconhecer a especificidade estrutural de textos expositivos
  • Relação tópico/subtópico na progressão temática
  • Hierarquia da Informação
  • Generalização/especificação (dedução)
  • Especificação/generalização(indução)
  • Procedimentos de exemplificação, analogia
  • Manusear obras de referência e nelas buscar informações (dicionário, enciclopédia, gramática)
ESCRITA
  • Tomar notas
  • Resumir
  • Esquematizar
  • Resenhar
  • Relatar experiência científica
  • Referenciar outros textos (bibliografia, citações)
  • Construir definições conceituais
RECONHECER, AVALIAR E UTILIZAR:
  • marcas lingüísticas de impessoalização discursiva (distanciamento do sujeito em relação a seu tempo e espaço): construções passivas, indeterminação do sujeito, uso de 1ª pessoa do plural …;
  • recursos de modalização do discurso (cf. quadro do argumentar);
  • recursos de coesão seqüencial: relações sintático-semânticas (disjunção, explicação/estabelecimento de relação causal, conclusão, comparação, contraposição, exemplificação, retificação…);
  • procedimentos de coesão referencial (retomada pronominal, repetição, substituição lexical, elipse);
  • Registro formal próprio dos gêneros expositivos: construções sintáticas (normas de concordância, regência), escolhas lexicais (uso de jargão, normas ortográficas) e pontuação adequada;
  • relações lexicais: hiperonímia, sinonímia, antonímia…

Conteúdos de Literatura do PISM 2

1 – Conceitos essenciais e operacionais da leitura do texto literário:

  • gêneros literários;
  • elementos para leitura da narrativa: narrador, tempo e espaço;
  • especificidades do discurso ficcional: ficção e não-ficção;
  • elementos para leitura do poema: o sujeito poético, tempo e espaço;
  • especificidades do discurso poético: imagem e ritmo.

2 -Aspectos da literatura do Romantismo ao Modernismo

  •  identidade nacional;
  • lírica e Modernidade;
  • vanguarda;
  • regionalismo;
  • realismo/naturalismo do XIX e o da década de 30 do sec XX.

Autores sugeridos, dentre outros: Augusto dos Anjos, Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Gonçalves Dias, João Cabral de Melo Neto, José de Alencar, Jorge Amado, Manuel Bandeira, Machado de Assis, Mário de Andrade, Oswald de Andrade.

 

Conteúdos de Matemática do PISM 2

Formas de Avaliação:

  • C1 – ler, selecionar, interpretar informações;
  • C2 – representar matematicamente uma situação dada;
  • C3 – transpor informações de uma representação matemática para outra;
  • C4 – escolher uma estratégia adequada;
  • C5 – executar uma estratégia (aplicar um conhecimento).

1 – Geometria Espacial

Retas e planos no espaço

  • Identificar posições relativas entre retas no espaço. (C3)
  • Identificar posições relativas entre retas e planos no espaço. (C3)
  • Identificar posições relativas entre planos no espaço. (C3)
  • Identificar as regiões do espaço determinadas por plano. (C3)

Sólidos

  • Reconhecer a representação de sólidos no plano. (C3) 
  • Identificar, diferenciar e descrever as características (número de faces, vértices, arestas e ângulos) e propriedades (relações entre faces, vértices, arestas e ângulos) dos poliedros regulares. (C2)
  • Utilizar as características e propriedades dos poliedros na determinação de seus principais elementos (ângulos, números de faces, arestas e vértices). (C5) 
  • Identificar, diferenciar e descrever a interseção de um plano com os principais sólidos geométricos (prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera). (C4) 
  • Identificar na planificação da superfície total os principais sólidos geométricos. (C3)
  • Utilizar a planificação para calcular a área da superfície total dos principais sólidos geométricos (poliedros, cones e cilindros). (C5) 
  • Aplicar o cálculo do volume da pirâmide a partir da decomposição do prisma reto. (C5)
  • Aplicar o cálculo do volume de cilindros e cones. (C5)
  • Aplicar o cálculo da área da superfície e o volume da esfera. (C5)

2 – Trigonometria

  • Operar com ângulos e arcos no ciclo trigonométrico (graus e radianos). (C3)
  • Relacionar medidas de ângulos e arcos no ciclo trigonométrico. (C3) 
  • Aplicar as razões trigonométricas no ciclo trigonométrico. (C5)
  • Aplicar as relações entre as razões trigonométricas (sen a² + cos a² = 1; tg a = sen a/cos a; sec a = 1 / cos a; cossec a = 1 / sen a; cotg a = cos a / sen a e demais relações que dessas decorram). (C5)
  • Aplicar conceitos trigonométricos entre ângulos quaisquer (lei dos senos, lei dos cossenos, áreas). (C5)
  • Utilizar e representar analiticamente e graficamente as funções trigonométricas: sen x, cos x e tg x. (C5)
  • Utilizar equações trigonométricas do tipo: sen x = sen a; cos x = cos a; tg x = tg a. (C5)
  • Utilizar inequações trigonométricas simples, do tipo: sen x > sen a; cos x > cos a; tg x > tg a; sen x < sen a; cos x < cos a; tg x < tg a. (C5)
  • Utilizar transformações trigonométricas de ângulos (seno, cosseno e tangente da soma e diferença entre arcos, arco duplo e arco metade). (C5)

3 – Seqüências numéricas

  • Utilizar as propriedades de um progressão aritmética (razão, termo geral e soma). (C5)
  • Utilizar as propriedades de uma progressão geométrica (razão, termo geral e soma). (C5)
  • Aplicar os conceitos de progressões na resolução de situações que envolvam juros simples e compostos. (C3)
  • Reconhecer a progressão aritmética como uma função afim de N em R. (C3) 
  • Reconhecer a progressão geométrica como uma função exponencial de N em R. (C3)

4 – Estatística

  • Organizar dados para apresentá-los em forma de tabelas, constando freqüência acumulada e freqüência relativa. (C2)
  • Interpretar os diferentes tipos de gráficos estatísticos e comparar seus dados. (C1)
  • Calcular e interpretar as medidas de tendência central, tais como, média, mediana, e moda de uma distribuição. (C5)

Conteúdos de Química do PISM 2

1 – Reações Químicas

Substâncias Inorgânicas:

  • Representar, pela linguagem simbólica (equações químicas), as reações de neutralização ácido-base e reações de ácidos com metais que liberam gás hidrogênio.
  • Representar, pela linguagem simbólica (equações químicas), as reações dos principais óxidos e sais.

2 – Os Estados da Matéria

Soluções

  • Classificar as soluções em: diluída, concentrada, de acordo com a quantidade relativa de soluto e solvente; solução saturada e não saturada, baseando no coeficiente de solubilidade.
  • Prever a solubilidade de uma substância a partir de gráficos de curva de solubilidade, em função da temperatura e pressão (para gases).
  • Calcular e interpretar dados sobre a concentração de soluções expressas nas unidades: g/L, mol/L, porcentagem em massa (%) e ppm.
  • Calcular a concentração de soluções formadas a partir de solutos diferentes que reagem entre si.

Gases

  • Relacionar a hipótese de Avogadro com a construção do conceito de molécula.
  • Efetuar cálculos envolvendo as grandezas: volume molar, massa molar, número de moléculas, levando em conta que a quantidade de 23 moléculas contidas em 22,4 litros (volume molar do gás ideal nas CNTP) é 6,02 X 10 .
  • Aplicar as leis dos gases, equação geral dos gases e a equação de Clapeyron, na resolução de situações-problema (coti-diano), utilizando as unidades: atmosfera, milímetros de mercúrio, pascal, litro, metro cúbico, grau Celsius, Kelvin, mol.
  • Descrever as principais fontes e processos de obtenção dos gases: carbônico, oxigênio e hidrogênio por meio da linguagem discursiva, de esquemas e da linguagem simbólica própria da química (equações químicas).

3 – Termoquímica

  • Classificar as reações quanto à energia absorvida ou liberada (endotérmicas ou exotérmicas).
  • Calcular a variação de entalpia (ΔH) de reações, a partir de gráficos de energia, tabelas ou equações termoquímicas (aplicação da lei de Hess).
  • Calcular a variação de entalpia (ΔH) de uma reação a partir de energia de ligação e vice-versa.

4 – Funções Químicas

Substâncias Orgânicas

  • Classificar os átomos de carbono de uma cadeia.
  • Reconhecer fórmulas representativas das funções: hidrocarbonetos (alcanos, alcenos e dienos, alcinos, ciclanos, ciclenos e hidrocarbonetos aromáticos), álcool, aldeído, cetona, éter, ácido carboxílico, éster e nitrocompostos.
  • Prever a hibridação de moléculas que contenham carbono.
  • Escrever os nomes (usual e IUPAC) e as fórmulas (molecular e estrutural) de compostos representativos de: hidrocarbonetos, álcool, aldeído, cetona, éter, ácido carboxílico e éster.
  • Reconhecer fórmulas representativas das funções: amina, amida e nitrila
  • Expressar nomes (usual e IUPAC) e fórmulas (molecular e estrutural) de compostos representativos, tais como: alcalóides, anilina e uréia.

5 – Poluição

  • Identificar os principais geradores de poluição da natureza: lixo doméstico e industrial, poluentes atmosféricos: NO2 , SO2 , CO2 , CO, aldeídos, hidrocarbonetos e clorofluorcarbonetos (CFC), bem como descrever os principais problemas gerados pela presença dos mesmos
  • Reconhecer os efeitos provocados pela poluição: chuva ácida, efeito estufa, camada de ozônio, etc..

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