Vestibular UEM Guia Completo

Guia completo Vestibular UEM - como estudar para o vestibular da UEM - tudo sobre o Vestibular UEM - guia de estudos vestibular UEM, guia do estudante vestibular UEM

Vestibular UEM Guia Completo: Ao longo deste post, mergulharemos nos detalhes do Vestibular da UEM (Universidade Estadual de Maringá), mostrando os seus detalhes e oferecendo informações confiáveis que o ajudarão a conhecer melhor o Vestibular UEM.

Compartilhe essa página com seus colegas que também estão se preparando para a UEM. Juntos, podemos alcançar nossos objetivos e conquistar nossos sonhos acadêmicos!

✅ Conheça o nosso blog que fala de tudo sobre o Vestibular UEM, com materiais de estudos, dicas, informações e muito mais. Clique Aqui!

📌Veja o cronograma, calendário e datas mais recentes do vestibular. Clique Aqui!

Sumário do Guia Vestibular UEM

Vestibular UEM

O Vestibular UEM é um processo seletivo da Universidade Estadual de Maringá que pode ser realizado ao final do período do ensino médio ou também durante o ensino médio como uma forma de treinamento. 

Atualmente, a UEM destina cerca de 50% de suas vagas em todos os seus cursos aos aprovados do Vestibular UEM, que acontece duas vezes por ano, Vestibular de Inverno e Verão. 

Abrindo as portas da Instituição principalmente para os estudantes que estão finalizando o ensino médio de forma gradual e progressiva, para diversos cursos de graduação em Maringá e também em outras cidades próximas.

No edital mais recente do Vestibular UEM foram disponibizadas 1.108 vagas, distribuidas em diferentes cidades, cursos e turnos.

O Vestibular UEM tem fase única e possui apenas um dia de prova com questões de conhecimentos gerais.

As provas são interdiciplinares, ou seja, são atestados os conhecimentos de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Química, Literatura, Biologia, Língua Estrangeira, Física, História, Artes, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Redação.

A avaliação valoriza a aprendizagem escolar e o ensino nos anos que envolvem o ensino médio, com isso são cobrados todos os conteúdos que foi abordado durante esse período, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Quais as Vantagens do Vestibular UEM

  • A UEM reserva 50% das vagas para ingresso pelo Vestibular.
  • Menor concorrência geográfica, a maioria dos inscritos são da cidade de Maringá.
  • São mais de 2000 vagas todos os anos.
  • Uma das formas mais fáceis de ser aprovado na UEM
  • O Vestibular acontece todos os anos, duas vezes por ano.
  • O Vestibular permite ao candidato melhorar e aprimorar o seu desempenho durante os anos, corrigindo os seus erros e pegando mais experiência com o modelo de prova, podendo o estudante realizar a prova quantas vezes quiser, até a aprovação.

Quais são os cursos oferecidos pela UEM

A UEM oferece os principais cursos de graduação e também os mais procurados pelos estudantes, abaixo está a lista dos cursos oferecidos pela Universidade.

Veja quais são os cursos e o número de vagas ofertados no Vestibular da UEM, pg 6, clique aqui!

Quem pode fazer o Vestibular UEM

O Vestibular possui requesitos simples para a realização da prova, basta o candidato ter concluído o ensino médio ou que esteja realizando o terceiro ano do ensino médio.

Estudantes treineiros também podem realizar a prova.

Como fazer a inscrição para o Vestibular UEM

  • Antes de solicitar sua inscrição, o candidato deverá ler atentamente o Edital, a fim de obter todas as informações sobre o Vestibular
  • O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, Carteira de Identidade Nacional, o seu número de cadastro de Pessoa Física (CPF) e um e-mail pessoal.
  • As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no período da Data de Inscrição no endereço www.vestibular.uem.br, por meio de formulário de inscrição e pagamento de Boleto Bancário.
  • O candidato, após inscrever-se, deverá conferir todas as informações prestadas no formulário de inscrição (Ex.: Curso, Língua Estrangeira, Sistema de Ingresso e Cidade de Prova)
  • Valor da Taxa de Inscrição (r$185,00 cento e oitenta e cinco) e pode ser pago em qualquer agência bancária ou banco digital até a Data limite de pagamento.
  • A inscrição provisória será homologada pela UEM SOMENTE após o recebimento da confirmação do pagamento do valor da inscrição

Isenção de Taxa de Inscrição:

Para participar o candidato deverá se inscrever na data definida no cronograma a isenção da taxa de inscrição.

Quem Pode solicitar a isenção?

Para solicitar o pedido de reembolso o candidato deverá se inscrever  e seguir todos os passos definidos no edital.

Para mais informações sobre a isenção da taxa de pagamento no Vestibular, >>> clique aqui <<<

Locais de Prova do Vestibular UEM

As provas serão realizadas nas seguintes cidades: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

O candidato deve fazer a opção pelo município de sua escolha no momento da inscrição.

O candidato somente poderá realizar as provas na cidade que houver indicado no Requerimento de Inscrição

Como é a prova do Vestibular UEM

  • O vestibular possui 1 dia de realização de prova
  • Duração de 05 horas (das 13:50 às 19h)
  • 50 questões objetivas
  • Redação
  • Prova Somatória: As questões de proposições múltiplas conterão no máximo 7 (sete) proposições, identificadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64, das quais pelo menos uma estará correta com relação ao enunciado da questão. A resposta correta será a soma dos números correspondentes às proposições corretas, a qual resultará em um número inteiro, compreendido entre 01 e 99, incluindo esses valores. Caso haja apenas uma proposição correta, a resposta correta será o número correspondente a essa proposição

Conteúdo Programático do Vestibular UEM

O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o curso. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente.

Em nosso site fizemos a organização de todos os conteúdos atualizados separados por matéria, link abaixo

>> Conteúdo Programático do Vestibular UEM <<<

Redação

A redação tem valoração inteira de 0 (zero) a 120 (cento e vinte) pontos e exigirá do candidato a elaboração de um gênero textual específico, com o mínimo de 15 (quinze) e o máximo de 22 (vinte e duas) linhas escritas.

Na avaliação da redação serão observados os seguintes aspectos:

  • atendimento às diretrizes do comando;
  • compreensão e interpretação de dados e de fatos que compõem o(s) texto(s) de apoio;
  • capacidade de produzir o gênero textual solicitado, obedecendo à modalidade culta da língua escrita;
  • apresentação de ideias, em função da estrutura organizacional do gênero textual solicitado;
  • estabelecimento de relações entre ideias na organização textual.

Cálculo da nota do Vestibular da UEM

Para calcular a nota é necessário seguir alguns cálculos e passos descritos no edital, clique aqui!

Você poderá também ver a nota quando for disponibilizados os resultados oficiais do vestibular.

Notas de corte do Vestibular UEM

Em nosso sites fizemos o detalhamento de todas as notas de corte da último Vestibular e também a concorrência e demanda de cada curso, link abaixo
>>> Notas de Corte Vestibular UEM <<< 

Provas anteriores do Vestibular UEM

Nesse site fizemos a organização de todas as provas anteriores da UEM, separados por ano em pdf com download
>>> Provas anteriores Vestibular UEM <<<

Critérios de Eliminação do Vestibular UEM

  • Será eliminado o candidato que obtiver pontuação zero na redação ou na prova objetiva
  • realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante o período da prova
  • portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livro, manual, impresso, anotações, protetor auricular (salvo os casos previstos para atendimento diferenciado) e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: calculadora, agenda eletrônica, telefone celular, smartphone, etc;
  • utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro, bandana, turbante ou similares
  • ausentar-se em definitivo da sala de prova antes de decorridas duas horas do início
  • Antes de entrar na sala, o candidato deverá, obrigatoriamente, manter os aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, guardando-os no envelope fornecido pelo fiscal e colocando-os, posteriormente, embaixo da carteira
  • Não será permitido, em hipótese alguma,sob pena de eliminação, o manuseio de qualquer dispositivo eletrônico no local de prova

Realização das provas 

O local de realização das provas constará no Comprovante Definitivo de Inscrição, que deverá, obrigatoriamente, ser acessado na Área do Candidato e impresso pelo interessado

Recomendamos que você chegue ao local da prova com antecedência mínima de 1 (uma) hora para o início das provas, pois os portões serão fechados impreterivelmente, 30 (trinta) minutos antes de seu início.

O candidato deverá levar um documento de identificação com foto, original e atualizado. Também deverá levar caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

O candidato deve procurar conhecer o local onde realizará a prova nas vésperas da aplicação e ficar atento ao local de entrada no dia do certame

Canetas Esferográficas Transparentes na cor Preta

Celular deverá estar totalmente desligado, caso o aparelho ligue durante o momento de prova o aluno será automaticamente elimanado do Vestibular

O candidato não deverá levar livros e artigos científicos, calculadora de qualquer tipo (inclusive em relógio), aparelhos celulares ou similares, aparelhos de rádio, transmissão ou similares, notebook, gravador e anotações.

Também não será permitido o uso de óculos de sol, bonés, chapéus, gorros, lenços ou similares, protetor auricular, relógio, arma de fogo ou objetos similares, mesmo que possua o respectivo porte.

Não haverá serviço de guarda-volumes nos locais das provas, estando a coordenação local do Vestibular isentas de responsabilidade por perdas ou extravios de objetos.

Distribuição das Vagas da UEM

Para ver a distribuição com detalhes das vagas de cada curso oferecidas e também em cada Campus acesse o link abaixo:
>>> pg 6, clique aqui <<<

Editais

Edital completo de 2024  >>> Edital, clique aqui <<<

Gostou?! Aqui tem mais materiais e informações para o vestibular da UEM, clique aqui!

Confira nossos materias exclusivos para o Vestibular, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *