Conteúdo Programático PAS 1 UEM

conteúdo programático PAS 1 UEM, quais conteúdos caem na prova do PAS 1 UEM, o que estudar no PAS 1 UEM

Conteúdos do PAS 1 UEM

Conteúdo programático do PAS 1 UEM: Aqui estão as TODAS as matérias que você estudar para a 1° etapa do vestibular da UEM, de acordo com o edital mais atualizado com os assuntos e tópicos cotados para cair esse ano, tais conteúdos estão organizados por materia e também na melhor ordem de estudos.

O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o curso. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente as questões que cairá no dia da prova.

Focar no conteúdo programático evita dispersão. Com um guia claro do que estudar, você evita gastar tempo com informações irrelevantes ou excessivas.

🎯Pronto para dominar todos esses conteúdos e alcançar o sucesso acadêmico? Inscreva-se agora em nosso Curso Online Preparatório Pré-PAS e esteja pronto para enfrentar esse desafio, focando no que realmente cai na prova do PAS, de uma forma direta, organizada e orientada! Não deixe essa oportunidade passar, comece sua jornada rumo à excelência nos estudos hoje mesmo! Clique aqui!💡📚

➡️ E para os aqueles que querem entender mais sobre o que é exatamente o PAS e como funciona, preparamos uma página informativa que vocês podem conferir aqui, clique aqui!

Matérias do PAS 1 UEM

Artes no PAS 1 UEM

Conteúdo programático de artes do PAS 1 UEM

Música:

  • Som, ruído, música.
  • Parâmetros do som.
  • Instrumentos musicais.
  • Música ocidental contemporânea.
  • Gêneros musicais: samba, bossa nova, rock.

Artes Visuais

  • Arte Moderna na América Latina: estilos, vanguardas e artistas.
  • Arte Contemporânea: performance, videoarte e instalação.
  • Arte e política: movimento feminista, negro, LGBT e indígenas.

Artes Cênicas

  • Teatro Contemporâneo.
  • Teatro Naturalista.
  • Teatro Épico.
  • Teatro Engajado (Teatro do Oprimido).
  • O jogo no teatro: o corpo como instrumento.
  • Teatro Improvisacional.

Dança

  • Elementos da dança: movimento corporal, espaço e tempo.
  • Dança contemporânea.
  • Danças típicas brasileiras.

Educação Física no PAS 1

Conteúdo programático de educação física do PAS 1 UEM

Jogos e Brincadeiras

  • Jogos Cooperativos: A diferença entre os jogos competitivos e os jogos cooperativos; Os tipos de jogos cooperativos e sua aplicabilidade em vários contextos.

Dança

  • Dança de Salão: O movimento como elemento constituinte do corpo e meio de expressão em sociedade.

Ginástica

  • Ginástica de condicionamento físico; Os vários tipos de Ginástica e suas intencionalidades

Esportes

  • Esporte Plural: O Esporte enquanto manifestação da cultura corporal de movimento: Esporte Educação, Esporte Participação/Lazer e Esporte Rendimento; O esporte como veículo de alienação nas mídias digitais.

Lutas

  • Valores humanos e a prática das Lutas no contexto escolar
  • As Lutas enquanto manifestação da cultura de movimento.

Língua Portuguesa no PAS 1 UEM

Conteúdo programático de português do PAS 1 UEM

  1. Compreensão e interpretação de textos.
  2. Condições de produção, estrutura composicional e marcas de estilo de diferentes gêneros do discurso: anúncio publicitário, notícia, artigo de opinião, poema, canção, meme.
  3. Funções sintáticas e produção do sentido.
  4. Variação linguística do Português Brasileiro.
  5. Organizadores textuais, operadores discursivos e/ou conectivos relevantes para a coesão.
  6. Argumentação: argumentos e contra-argumentos.
  7. Vozes sociais nos gêneros do discurso.
  8. Discurso oral: aspectos sinestésicos e adequação da fala a diferentes contextos.
  9. Modalizadores do discurso e seus efeitos de sentido.

Literatura no PAS 1

Conteúdo programático de literatura do PAS 1 UEM

A prova de Literaturas em Língua Portuguesa objetiva avaliar os conhecimentos que o candidato detém sobre os conteúdos solicitados e a sua capacidade de identificar, analisar e interpretar textos literários, relacionando-os ao contexto histórico-social em que se inserem. Nessa perspectiva, deverá revelar conhecimentos fundamentais no que concerne aos gêneros literários, às figuras de linguagem, à periodização literária (escolas literárias, características) e a seus autores mais relevantes, destacados na relação constante deste programa. Ressalta-se a importância também de conhecer e de reconhecer elementos da narrativa (história narrada, narrador, personagens, tempo, espaço) e da poesia (versificação, metrificação, formas poéticas, rima, ritmo, sonoridade) e demais características literárias constantes das obras relacionadas. Observação: diversos livros da relação já são de domínio público e podem ser obtidos em formato digital, desde que correspondam ao texto integral das edições aqui utilizadas

Literatura infantojuvenil

  • Ana Maria Machado: Isso ninguém me tira – Edição utilizada: MACHADO, Ana Maria. Gonçalves. Isso ninguém me tira. São Paulo: Ática, 2019.

Literatura brasileira

Gregório de Matos – Poemas selecionados:

  • Recopilou-se o direito
  • Bote a sua casaca de veludo
  • Um soneto começo em vosso gabo:
  • Vês esse sol de luzes coroado?
  • Pequei Senhor, mas não porque hei pecado,
  • Edição utilizada: MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos de Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Tomás Antônio Gonzaga – Poemas selecionados:

  • Eu, Marília, não sou algum vaqueiro (lira I – parte I)
  • Pintam, Marília, os poetas (lira II – parte I)
  • Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro (lira XV – parte II)
  • Adeus, cabana, adeus; adeus, ó gado (soneto XI – parte III)
  • Edição utilizada: GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. São Paulo: Martin Claret, 2012.

Cláudio Manuel da Costa – Poemas selecionados:

  • Quem deixa o trato pastoril amado
  • Neste álamo sombrio, aonde a escura
  • Não vês, Nise, este vento desabrido
  • Os olhos tendo posto, e o pensamento
  • Que tarde nasce o sol, que vagaroso
  • Edição utilizada: COSTA, Cláudio Manuel da. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2012

Literatura portuguesa

Luís Vaz de Camões – Poemas selecionados:

  • Alma minha gentil que te partiste
  • Amor é fogo que arde sem se ver
  • Doces e claras águas do Mondego
  • Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
  • No mundo quis o Tempo que se achasse
  • Edição utilizada: CAMÕES, Luís Vaz de. Sonetos. São Paulo: Ática, 2012.

Literatura brasileira contemporânea

Paulo Leminski – Poemas selecionados:

  • Hesitei horas,
  • nascemos em poemas diversos
  • Amor, então,
  • saber é pouco,
  • amar é um elo,
  • esta vida é uma viagem
  • Edição utilizada: LEMINSKI, Paulo. Toda Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Luís Fernando Veríssimo – Crônicas selecionadas:

  • Vivendo e…
  • Sexa
  • Papos
  • Hábito nacional
  • Segurança
  • Edição utilizada: VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Espanhol no PAS 1 UEM

Conteúdo programático de espanhol do PAS 1 UEM

A Prova de Língua Espanhola tem o objetivo de avaliar as capacidades do candidato para a compreensão e/ou interpretação de textos. Espera-se do candidato conhecimento de vocabulário e de aspectos gramaticais básicos da língua. As questões de compreensão textual poderão exigir reconhecimento de aspectos culturais relacionados à língua estrangeira e familiaridade com diferentes tipos de textos. A seguir, apresenta-se a lista de conteúdos gramaticais a serem exigidos.

  1. Pronomes pessoais (incluindo o pronome “vos”).
  2. Artigos (contrações e regra de eufonia).
  3. Substantivos (gênero, número e os casos de heterotônicos, heterogenéricos e heterossemânticos).
  4. Adjetivos.
  5. Possessivos.
  6. Demonstrativos.
  7. Numerais.
  8. Verbos regulares e irregulares (modo indicativo).
  9. Regras de acentuação e acentos diacríticos.

Francês no PAS 1 

Conteúdo programático de francês do PAS 1 UEM

A Prova de Língua Francesa tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato para ler, compreender e interpretar textos de diferentes gêneros textuais, em nível elaborado. O candidato deverá ser, portanto, capaz de reconhecer as condições de produção textual e observar como se articulam as relações de significado e as diversas formas de construção do sentido no interior do texto. Essa capacidade implica tanto um bom domínio do léxico e de aspectos sintático-semânticos da língua quanto a habilidades para refletir, inferir conteúdos e analisar informações de forma crítica. Especificamente quanto aos componentes de linguagem, as abordagens levam em conta os seguintes conteúdos gramaticais da Língua Francesa:

  1. Relações léxico-semânticas (relações de sentido entre as palavras): sinonímia, antonímia, polissemia, entre outras.
  2. Elementos estruturadores de relações de correferencialidade: artigos (definidos, indefinidos), pronomes (demonstrativos, possessivos, indefinidos, relativos), pronomes pessoais (sujeito, complemento, formas conjuntas e disjuntas).
  3. Elementos estruturadores de relações argumentativas (conectivos e articuladores lógicos de causa, consequência, oposição, restrição, anterioridade, posterioridade, condição, conclusão, etc).
  4. Marcadores de coordenadas enunciativas (enunciador, tempo e lugar de produção do discurso) e de coordenadas propriamente temporais (tempos e modos verbais)

Inglês no PAS 1

Conteúdo programático de inglês do PAS 1 UEM

A prova de Língua Inglesa tem como objetivo avaliar a capacidade de leitura crítica do candidato e seu entendimento sobre a relação da língua como fenômeno geopolítico, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. Os conteúdos das questões contemplam textos de diferentes temas, gêneros, esferas sociais, meios de circulação, além de elementos linguístico-textuais, tomando como base a proposta de conteúdos básicos para o Ensino Médio e o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná.

Gêneros textuais das seguintes esferas sociais de circulação: cotidiana, imprensa e midiática.

  • Sugestões de gêneros: autobiografia; biodata, blog, currículo web, curriculum vitae, carta de emprego, e-mail, folhetos turísticos, anedota, bilhetes, tiras, receitas, classificados, caricaturas, memes, notícias; reportagens; relatos, anúncio de emprego/publicitário, banner, infográfico, blog e vlog, propaganda/publicidade de rádio e TV, relatos de experiências vividas, dentre outros.
  • A partir da leitura de um ou mais dos gêneros listados, os candidatos serão avaliados em sua capacidade de: a) apontar a ideia principal de um texto; b) interpretar detalhes de um texto; c) fazer inferências lógicas; d) compreender a organização textual; e) interpretar texto verbal e não verbal; f) realizar análise da língua (de vocabulário e aspectos gramaticais) em uso, inserida em seu contexto social, cultural e histórico.
  • Neste caso, os itens linguístico-discursivos a serem analisados são: a) Personal Pronouns b) Possessive Adjectives / Pronouns; c) Articles Indefinite/Definite; d) Simple Present Tense; e) Frequency Adverbs; f) Present Continuous Tense; g) Simple Past Tense; h) Past Continuous Tense; i) Simple Future Tense; j) Immediate Future; k) Imperative; l) There to be (present / past tense); m) Question Words; n) Prepositions (IN ON AT); o) Quantifiers (Countable / Uncountable); p) Plural of nouns

Redação no PAS 1 UEM

Conteúdo programático de redação do PAS 1 UEM

A prova de Redação objetiva avaliar a capacidade do candidato de pensar, compreender, interpretar e expressarse por escrito sobre um determinado assunto, revelando domínio e conhecimento dos mecanismos da língua culta escrita, por meio da adequação textual às situações comunicativas definidas. Para isso, a prova solicitará do candidato a produção de um gênero textual, dentre aqueles que integram a relação da etapa pertinente. Essa relação, periodicamente, sofre mudanças, sempre mantendo parte dos gêneros textuais já relacionados.

  • Carta de solicitação
  • Comentário de postagens

Filosofia no PAS 1 

Conteúdo programático de filosofia do PAS 1 UEM

As questões de Filosofia têm por objetivo aferir o conhecimento do candidato quanto aos aspectos teórico-metodológicos em relação à história, às escolas, aos autores, aos sistemas filosóficos. Objetivam, ainda, medir o conhecimento de domínios específicos da Lógica, da Ética, da Estética, da Filosofia Política, da Filosofia da Ciência.

A origem da filosofia e os métodos filosóficos.

  • O surgimento do discurso filosófico.
  • Argumentação filosófica e experimentos de pensamento.
  • A filosofia grega: a disputa entre a sofística e a filosofia; o método socrático e a dialética; a teoria das ideias; conhecimento e reminiscência; ciência e técnica; as teses cosmológicas e antropológicas gregas e sua influência na história do pensamento.

Teoria do conhecimento.

  • O problema da possibilidade do conhecimento; a validade da crença; a distinção entre evidência e opinião; senso comum.
  • Abordagens epistemológicas: ceticismo (a questão sobre se o conhecimento é de todo modo possível); racionalismo (a tese de que o conhecimento tem origem na razão); empirismo (a tese de que o conhecimento tem origem na experiência); idealismo transcendental (a tese de que as condições de possibilidade do conhecimento são dadas a priori e de que o conhecimento é estabelecido como a síntese entre a intuição sensível e os conceitos do entendimento).

Lógica elementar.

  • A noção de consequência lógica. A inferência válida e a inferência correta. Tipos de inferência (dedutiva, indutiva e abdutiva).
  • Elementos de lógica proposicional clássica (operadores lógico-proposicionais). Elementos da teoria do silogismo categórico (termos e proposições, o Quadrado de Oposições, figuras e modos válidos do silogismo categórico).
  • Falácias formais e não formais (falácias semânticas, falácias de relevância e falácias indutivas).

Geografia no PAS 1 UEM

Conteúdo programático de geografia do PAS 1 UEM

As questões de Geografia têm como objetivo avaliar se os candidatos possuem conhecimentos sobre o espaço geográfico e o papel das dimensões políticas, econômicas, demográficas, culturais e socioambientais na sua organização e dinâmica. Visam também verificar a capacidade de análise e de compreensão dos conflitos e das contradições inerentes à organização de um determinado espaço, o grau de conhecimento e de articulação das diversas categorias em Geografia e as formas de tratamento e de representação dos fatos geográficos. O conhecimento sobre o território paranaense também se sujeita à avaliação.

A formação e a transformação das paisagens.

  • Os conceitos geográficos fundamentais.
  • Localização e orientação.
  • Movimento da terra e fusos horários.
  • Representação cartográfica.

A dinâmica da natureza e as transformações geradas pela ação antrópica.

  • Estrutura geológica: Estrutura da terra; Tectônica de placas; Rochas.
  • O relevo: As estruturas e as formas do relevo; Os agentes internos e externos.
  • O clima: Fatores e elementos do clima; Circulação atmosférica; Fenômenos climáticos; Tipos climáticos.
  • Biomas.
  • Solos.
  • Hidrografia.

Formação, localização, exploração dos recursos naturais.

  • Os recursos naturais, tipos e formas de ocorrência.
  • As fontes de energia.
  • Os impactos ambientais gerados pela exploração e pelo uso dos recursos naturais.

História no PAS 1

Conteúdo programático de história do PAS 1 UEM

As questões de História da prova de Conhecimentos Gerais pretendem identificar candidatos com consciência crítica da realidade na qual se encontram inseridos, com capacidade de reflexão acerca das sociedades ao longo do tempo, e que sejam capazes de compreender e inter-relacionar fatos históricos com conhecimentos produzidos em outras áreas. Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular e com o Referencial Curricular do Ensino Médio do Paraná, os conteúdos selecionados visam aferir o desenvolvimento, por parte dos candidatos, dos conceitos de História, processo histórico, tempo, sujeito histórico, trabalho, poder, cultura, memória e cidadania.

Na prova de Conhecimentos Específicos, pretende-se aferir as habilidades cognitivas importantes para a História, tais como a capacidade de comparar processos históricos distintos no espaço e no tempo, de identificar transformações e permanências, de estabelecer conexões entre o presente e o passado, de interpretar as diversas modalidades de fonte histórica e de produzir a análise e a síntese acerca dos conteúdos aprendidos. Nessa perspectiva, também serão abordados aspectos históricos do estado do Paraná.

Antiguidade Ocidental Grega e Romana.

  • Democracia, cidadania e escravidão.
  • Cultura da pólis. 
  • A expansão romana e a política imperial.
  • A crise do século III d.C.

O Ocidente na Idade Média.

  • A sociedade feudal.
  • A economia medieval.
  • O Estado e a Igreja.
  • Cultura e saber.

História Moderna.

  • A crise da sociedade medieval e o nascimento do mundo moderno.
  • As transformações históricas na Europa Ocidental no fim da Idade Média e a formação dos Estados Nacionais.
  • As grandes navegações e a revolução comercial a partir do século XV.
  • História do Brasil.
  • O período colonial: economia, política, sociedade e cultura.

História do Paraná.

  • O processo de colonização do Paraná: povos indígenas, europeus, africanos, economia, cultura, política, conflitos sociais, relações de trabalho e movimentos populacionais

Sociologia no PAS 1 UEM

Conteúdo programático de sociologia do PAS 1 UEM

As questões de Sociologia pretendem selecionar os candidatos capazes de refletir criticamente sobre a sociedade em que vivem a partir do instrumental analítico das Ciências Sociais e das suas relações com outras áreas, tais como a História, Geografia e a Filosofia.

Os conteúdos selecionados em cada etapa de avaliação têm por objetivo destacar a especificidade dos conhecimentos sociológicos e antropológicos na compreensão das interações e relações de interdependências entre os indivíduos, na constituição histórica e política dos fenômenos sociais e no desenvolvimento de uma cidadania ativa e consciente dos estudantes em seus vários espaços de ação social.

Princípios do pensamento e da imaginação sociológica

  • O eu e o outro: as relações entre indivíduo e sociedade.
  • Interações, sociabilidades e identidades sociais: ações individuais e ações coletivas.

Os processos de socialização e as instituições sociais

  • Os processos de socialização nas diferentes instituições sociais.
  • A juventude como categoria social.

O mundo do trabalho

  • Os diferentes modos de organização e divisão social no trabalho contemporâneo.

Matemática no PAS 1

Conteúdo programático de matemática do PAS 1 UEM

Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.

  • Conceito e elementos característicos de uma matriz; adição e multiplicação de matrizes; multiplicação de número por matriz; conceito e cálculo da inversa de uma matriz
  • Sistemas Lineares
  • Matrizes associadas e um sistema de equações lineares
  • Resolução e discussão de um sistema linear

Representação de números, grandezas e medidas.

  • Números Racionais e irracionais, operações e propriedades; ordem, valor absoluto, desigualdades e intervalos no conjunto dos números reais; representação decimal de frações ordinárias
  • Unidades de massa, comprimento, área, volume, ângulos e tempo de conversão entre as diferentes unidades de medidas de uma mesma grandeza.
  • Unidades de transferência e de armazenamento de dados
  • Notação científica, algarismo significativos e duvidosos e erro em medidas.

Matemática Financeira:

  • Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas
  • Porcentagens; média aritmética (simples e ponderada), média geométrica
  • Aumentos e descontos; Lucro e prejuízo; Juros simples e compostos
  • Aplicações de porcentagens e juros (Sistema de amortização; price; amortização constante (SAC); inflação; indicadores socioeconômicos, índice de desenvolvimento humano (IDH).

Estatísticas e Análise de Dados.

  • Noções de Estatística: frequência absoluta; medidas de tendência central (média, mediana e moda) e medidas de dispersão (variância e desvio-padrão).
  • Interpretação de gráficos e de tabelas, tabelas de frequência.

Biologia no PAS 1 UEM

Conteúdo programático de biologia do PAS 1 UEM

As questões de Biologia visam investigar o entendimento acerca do objeto de estudo – o fenômeno vida – em sua complexidade de relações, ou seja, na organização dos seres vivos, no funcionamento dos mecanismos biológicos, no estudo da biodiversidade em processos biológicos de hereditariedade e de variabilidade genética, nas relações ecológicas e na análise das implicações dos avanços biológicos no fenômeno vida.

Pretende-se, portanto, avaliar se os candidatos possuem habilidades para resolver questões interdisciplinares que considerem a investigação e o desenvolvimento científico e tecnológico na área biológica, bem como estabelecer relações entre Ciência e Saúde em todos os conteúdos relacionados.

Organização dos Seres Vivos

  • Histórico, importância e abrangência da Biologia.
  • Caracterização dos seres vivos.
  • Níveis de organização dos seres vivos.
  • Origem da vida.
  • Biologia celular. Composição química da célula. Nutrição: necessidades alimentares. Componentes celulares (membrana, citoplasma, núcleo) – estrutura e função. Metabolismo energético: respiração celular e fermentação; fotossíntese e quimiossíntese. Metabolismo de controle: DNA, RNA, síntese proteica. Divisão celular: ciclo celular, mitose e meiose.
  • Reprodução. Tipos de reprodução. Sistema genital masculino e feminino. Formação de gametas. Fecundação. Métodos contraceptivos e IST.
  • Desenvolvimento embrionário animal.
  • Histologia – características, estrutura e função dos tecidos. Tecido epitelial. Tecido conectivo (conjuntivo). Tecido muscular. Tecido nervoso.
  • Ciência e saúde relacionados aos itens anteriores da etapa 1

Física no PAS 1

Conteúdo programático de física do PAS 1 UEM

O objetivo das questões de Física na prova de Conhecimentos Gerais é avaliar se os candidatos possuem um mínimo de conhecimentos de Física do Cotidiano, Física Moderna, Física das Novas Tecnologias e o Pensamento Computacional. As questões pretendem avaliar se os candidatos reúnem conhecimentos e habilidades para resolver questões interdisciplinares.

Na prova de Conhecimentos Específicos, busca-se avaliar se o candidato domina os conteúdos dessa disciplina ensinados no Ensino Médio e se possui a capacidade de utilizar esses conhecimentos para resolver problemas específicos da área e a capacidade de estabelecer conclusões. Busca-se identificar se os candidatos apresentam as condições de desenvolvimento e de aprendizagem da Física e sua interdependência com outras ciências.

Grandezas físicas

  • Noções de medição em Física.
  • Sistema Internacional de Unidades (SI).
  • Grandezas físicas escalares e vetoriais.
  • Relação funcional entre grandezas físicas e representação gráfica.

Mecânica

Cinemática

  • Deslocamento escalar e vetorial.
  • Movimento uniforme (MU).
  • Movimento uniformemente variado (MUV).
  • Queda livre e movimento de projéteis.
  • Movimento circular uniforme (MCU).
  • Movimento circular uniformemente variado (MCUV).
  • Função horária de um movimento e sua representação gráfica.

Dinâmica

  • Leis do movimento e da mecânica newtoniana: Referenciais inerciais e princípio da inércia; Força e princípio fundamental da dinâmica; Princípio da ação e reação.
  • Forças peso, elástica, de contato (normal e atrito).
  • Força centrípeta e dinâmica do movimento circular.
  • Plano inclinado.
  • Lei da gravitação universal da mecânica newtoniana e campo gravitacional.
  • Leis do movimento planetário de Kepler.
  • Quantidade de movimento linear (momento linear) e impulso de uma força.
  • Princípio da conservação da quantidade de movimento linear.
  • Trabalho, energia cinética, energia potencial e potência.
  • Forças conservativas e não conservativas.
  • Princípio da conservação de energia.
  • Colisões entre corpos.
  • Sistema de partículas e centro de massas.
  • Equilíbrio de uma partícula e equilíbrio de um corpo rígido.
  • Polias e máquinas simples

Química no PAS 1 UEM

Conteúdo programático de química do PAS 1 UEM

A Química, assim como os demais componentes curriculares que constituem a base da educação, tem entre seus objetivos, o preparo do aluno para o exercício da cidadania, possibilitando-lhe, a capacidade de participar ativa e criticamente das questões da sociedade em que está inserido. Dessa forma, os processos de ensino e de aprendizagem da disciplina precisam ser adequados a essa finalidade.

Considera-se importante que o ensino da Química não promova a necessidade de uma excessiva memorização, e sim possibilite ao estudante adquirir a capacidade de observar e de descrever fenômenos, de construir e/ou de compreender possíveis modelos explicativos para esses fenômenos, relacionando os materiais e as transformações químicas ao sistema produtivo e ao meio ambiente. As questões formuladas terão como objetivo principal o de avaliar a capacidade de compreensão, de interpretação e de análise das informações recebidas.

Espera-se que os candidatos tenham conhecimentos considerados básicos no âmbito da Química relativa ao Ensino Médio como forma de facilitar a compreensão dos conceitos apresentados e de possibilitar a sua contextualização histórica. Além disso, o estudante deve, também, reconhecer a importância dos materiais no processo produtivo da sociedade a partir de suas transformações, assim como as relações entre o desenvolvimento de materiais e as mudanças ocorridas na sociedade (econômicas, ambientais e culturais).

Constituição e Transformações da Matéria

  1. Estados físicos da matéria, suas características e as mudança de fase.
  2. Substâncias: ocorrência na natureza.
  3. Propriedades físicas das substâncias como possibilidade de sua identificação.
  4. Processos usuais de separação de misturas.
  5. Representação simbólica dos elementos, elementos e substâncias.
  6. Alotropia.
  7. Estrutura atômica e Modelos atômicos.
  8. Isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.
  9. A tabela Periódica dos Elementos Químicos.
  10. Compreensão, identificação e evolução de experimentos ao longo da história, os quais proporcionam ampliação de conhecimentos.

Ligações Químicas

  1. Ligações iônicas, covalentes e metálicas e as diferentes organizações das partículas.
  2. Condições para a formação de substâncias orgânicas e inorgânicas, moleculares e iônicas.
  3. Características e relações intermoleculares.
  4. Propriedades de compostos iônicos e moleculares e sua utilização no cotidiano.
  5. Polaridade das ligações e interações intermoleculares.

Radioatividade

  1. Características das emissões radioativas.
  2. Transformações Químicas Nucleares.
  3. Transmutação natural e artificial.
  4. Reações nucleares (fissão e fusão).
  5. Meia-vida.
  6. Identificação e compreensão do surgimento de diferentes elementos químicos como resultado de processos radioativos.
  7. Compreensão da radioatividade no cotidiano e reflexão acerca dos seus benefícios e malefícios

Cálculos Químicos

  1. Equações químicas e balanceamento de reações (método por tentativas).
  2. Tipos de reações químicas e formas para seu reconhecimento.
  3. Interpretação e classificação das equações que representam reações químicas, reconhecendo os estados de agregação da matéria de reagentes e produtos.
  4. Representação das transformações químicas.
  5. Caracterização e identificação de substâncias.
  6. Aspectos quantitativos das transformações químicas.
  7. Leis que regem as reações químicas.
  8. Compreensão do envolvimento das leis das reações químicas na produção de compostos adequados ao consumo humano e benéficos ao meio ambiente, bem como de substâncias danosas.
  9. Cálculo estequiométrico envolvendo massa molar, número de Avogadro, quantidade de matéria.

Funções inorgânicas

  1. Características dos ácidos, das bases, dos sais e dos óxidos.
  2. Principais propriedades de ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização e demais reações com tais compostos.
  3. Impactos ambientais e conscientização da utilização de diferentes substâncias no cotidiano.
  4. Interpretação e classificação de reações químicas.

Soluções

  1. Classificação de soluções.
  2. Unidades de medidas e suas conversões.
  3. Concentrações de soluções.
  4. Analise e interpretação de diferentes tipos de concentrações de soluções que fazem parte do cotidiano das pessoas.
  5. Impactos no corpo humano, em animais e em ambientes no uso de soluções.
  6. Processos de dissolução e solubilidade.
  7. Diluição e mistura de soluções.
  8. Propriedades da água, qualidade, tratamento, poluição e reflexão sobre as questões relacionadas aos seus diferentes usos, ao seu consumo consciente, ao consumo consciente de produtos em geral; e a importância da reciclagem.
  9. Análise de propriedade de materiais com avaliação de suas aplicações no cotidiano (na indústria, na tecnologia etc.).
  10. Uso sustentável de soluções.
  11. Interpretação de gráficos e/ou de solubilidade de diferentes compostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OneStudy Vestibulares
5/5

O seu blog dedicado ao PAS UEM, aqui você pode ver tudo sobre o vestibular, com conteúdos organizados para te ajudar da melhor forma possível.

Estamos prontos para te ajudar a alcançar o seu objetivo.

Notícia Importante!

Datas das Provas
PAS UEM 2023
19/11

Salve a data!
Veja as outras datas: Clique aqui!