Conteúdo Programático SIS 2

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SIS 2 UEA

Conteúdo Programático do SIS 2

Conteúdo programático do SIS 2: Abaixo estão as TODAS matérias que você deve estudar para a 2° etapa do SIS 2, de acordo com o edital atualizado com os assuntos e tópicos cotados para cair esse ano. tais conteúdos estão organizados por matéria e também na melhor ordem de estudos

O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o curso. As questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente as questões que cairá no dia da prova.

🎯Pronto para dominar todos esses conteúdos e alcançar o sucesso acadêmico? Inscreva-se agora em nosso Curso Online Preparatório Pré-SIS e esteja pronto para enfrentar esse desafio, focando no que realmente cai na prova do SIS, de uma forma direta, organizada e orientada! Não deixe essa oportunidade passar, comece sua jornada rumo à excelência nos estudos hoje mesmo! Clique aqui!💡📚

➡️ E para os aqueles que querem entender mais sobre o que é exatamente o SIS e como funciona, preparamos uma página informativa que vocês podem conferir aqui, clique aqui!

As matérias que caem na prova do SIS 2 são:

Conteúdo de Português do SIS 2

O homem romântico: Um novo estilo literário: O Romantismo – características; Romantismo: herança europeia, trazida pelos portugueses. O Romantismo brasileiro: originalidade e imitação.

Linguagem na internet: Os jovens e a internet: os horizontes que se abrem; Tecnologias e educação: um enlace necessário; Suportes de gêneros contemporâneos; Novas linguagens: as tecnologias e a emersão de novos códigos linguísticos;

Comunicação: Blog; Redes Sociais; Debates;

Uma nova literatura: o homem, a realidade e a natureza. As descobertas científicas e a Literatura; O que se reconhece por Realismo; O que se reconhece por Naturalismo. O Realismo e o Naturalismo: a ideia de natureza humana; A produção realista e naturalista em Portugal: as influências europeias; A produção realista e naturalista no Brasil: herança europeia; O Realismo e o Naturalismo no Amazonas.

O Novo Acordo Ortográfico: Os países da Língua Portuguesa – As discussões em torno do Acordo Ortográfico; O que muda com o Novo Acordo para o Brasil.

Ponto de vista: Resenha.

Um autor universal: Machado de Assis.

A obra machadiana: Crônica, Conto, Romance; O lugar da obra machadiana na Literatura Universal. A obra machadiana: Texto e Contexto – A construção formal no texto machadiano.

Um autor universal: Machado de Assis – Recursos estilísticos, rigor e renovação na obra machadiana

Narrativa Técnica: Notícia.

O retorno aos gregos, a busca da perfeição/o retorno à realidade humana, o encontro com a imperfeição – O que é Parnasianismo: características; O que é Simbolismo: características; O contexto europeu e o Simbolismo em Portugal; A presença do Simbolismo europeu na literatura brasileira do final do século XIX; O Parnasianismo e o Simbolismo no Amazonas; O homem pré-moderno e a realidade brasileira.

O Predomínio da forma no poema: O esplendor da palavra. O efeito da concisão na construção poética.

Narrativa Técnica: Reportagem.

Obra Literária: O Alienista – Machado de Assis

Conteúdo de Redação do SIS 2

Com base nos conhecimentos construídos na 2ª série, produzir um texto Expositivo-Argumentativo em prosa, na modalidade culta da Língua Portuguesa, sobre o tema que for proposto, organizando o pensamento e justificando o seu ponto de vista.

Conteúdo Programático de Inglês do SIS 2

Environmental Awareness. Text Typology. Narration Descriptive. Environmental Awareness. Essay. Texts Genre. Adjectives: Degrees of Comparison; Verbs: Simple Future; Idiomatic Expressions: To burn down, to burn up, to burn out; To look into, to look for; Degrees of Comparison comparar o nível tecnológico do passado e o atual; Simple Future e o Future Continuous, em textos sobre o futuro da tecnologia; Environmental Awareness. Text Typology. Narration Descriptive. Vocabulary. Grammar. Technology in the Future. Future Continuous; Imperative Verbs; Possessive Case (Genitive Case); Idiomatic Expressions: To turn out, to turn down; To give up; Expressão “Whose?”, Possessive Case; Possessive Case para objetos pessoais; Do it yourself! Things you can do to save the environment. Text Typology. Narration Descriptive. Essay. Texts Genre. Pronouns: Relative and Reflexive; Idiomatic Expressions: To feel like; To keep in mind, to keep out, to keep on. Young people and the Internet. Text Typology. Narration Descriptive. Young people and the Internet. Text Typology. Narration Descriptive. Present Perfect; modal verbs; Prepositions; Idiomatic Expressions: To take a look at; To put up with; Modal Verbs, Prepositions.

Conteúdo de Espanhol do SIS 2

Gramática: – Verbos regulares en presente de indicativo. Verbos irregulares en presente de indicativo. Expresiones temporales que incluyen el presente. Gramática: – perífrasis de futuro: IR + A + INFINITVO. -Los medios de transporte. – Preposiciones utilizadas con médios de transporte. Perífrasis estar + gerundio. – Perífrasis para expresar obligación: TENER + QUE + INFINITIVO/DEBER + INFINITIVO. Gramática: pretérito imperfecto de indicativo,verbos regulares e verbos Irregulares. Tipologia textual: narración. Tipologia textual: argumentación. Tipologia textual: publicidade. Gramática: pronomes reflexivos. Gramática: verbos gustar, parecer e doler. Géneros Textuales. Descripción. Narración. Vocabulário. Disertación

Conteúdo Educação Física do SIS 2

Corpo, saúde e tecnologias: Análise corporal e de saúde do organismo humano.

Recursos tecnológicos para aferição e composição do corpo.

Estruturas anatômicas: músculos e articulações.

Perímetros, diâmetros e dobras cutâneas.

Higiene corporal, estilo e qualidade de vida.

Formas de mídias que possibilitam o pensamento crítico-construtivo.

Atividades Desportivas, Artísticas e Culturais: Danças folclóricas.

Coreografias regionais. Estudo histórico/evolutivo do futebol no Brasil e no mundo.

Jogos populares.

Estudo Histórico e aprofundamento das modalidades: Futsal, um desporto em expansão. Voleibol, um esporte de tradição. Handebol, um desporto escolar. Basquetebol, um desporto que conquistou o Brasil.

Estudo Histórico: Algumas Modalidades: Queimada, uma abordagem prática. Atletismo, um desporto de sucesso.

A história e a lenda do Xadrez.

Conteúdo de Matemática do SIS 2

Matrizes e Sistemas: Conceito. Operações determinantes. Sistemas lineares.

Conhecimento de Probabilidade: Análise combinatória: PFC. Fatorial. Arranjo. Permutação. Combinação. Probabilidade.

Geometria espacial: Sólidos Geométricos: Prisma, Pirâmides, Tronco de Pirâmides, Cilindro, Cone, Tronco de Cone e Esfera. Área e Volume dos Sólidos.

Geometria espacial métrica I: Posições relativas: Ponto e reta. Ponto e plano. Distâncias. Paralelismo no espaço. Projeção ortogonal.

Geometria espacial métrica II: Paralelismo no espaço; Projeção ortogonal.

Conteúdo Programático de História do SIS 2

O Mundo Colonial e suas sociedades: O império hispânico e a colonização na América portuguesa. A política do mercantilismo. África e o tráfico atlântico.

A Conquista da Amazônia (XVI-XVIII): a estruturação administrativa e as políticas indigenistas.

A Igreja na Amazônia: da hegemonia missionária ao fortalecimento do clero secular e a atuação inquisitorial.

A crise do Absolutismo e do sistema mercantilista: O Iluminismo. Absolutismo. O Império luso-brasileiro em tempos de crise.

A ditadura de Pombal e suas reformas: A criação e implantação da Capitania de São José do Rio Negro. Os indígenas sob o Diretório. Os tratados de Madri e de Santo Idelfonso.

Revoluções Burguesas: Inglaterra e França. Revoluções e Independências nas Américas.

Mundo da indústria: A Revolução Industrial e a expansão do capitalismo. O Império do Brasil e sua formação.

O processo de incorporação da Amazônia ao Império do Brasil: A constituição da Província do Pará e a Comarca do Alto Amazonas.

A Província do Amazonas e a economia extrativista.

O Brasil no tempo da Regência. As revoltas escravas no Brasil. As Repúblicas americanas. O nacionalismo na Europa.

Trabalhadores e o mundo nas fábricas: novos projetos de sociedade.

O Brasil e a crise da escravidão.

O mundo burguês em expansão

O imperialismo em questão: A partilha da Ásia e da África. A expansão norte-americana. A ciência em marcha e as novas tecnologias.

A belle époque e seus desdobramentos no Brasil. A belle époque Amazônica: Apogeu da economia gomífera e a transformação das cidades do Norte.

Política, economia e conflitos sociais na Primeira República: o modelo político, as riquezas (café e borracha).

O Amazonas e as crises políticas da Primeira República.

Revoltas do povo.

O mundo urbano: os trabalhadores e suas lutas.

O movimento modernista e a Revolução de 1930.

Assuntos de Geografia do SIS 2

A formação do território brasileiro: A constituição do território brasileiro no período colonial. A economia colonial e o uso do território.

A colonização com um olhar para a Amazônia: conquista e expansão territorial na Amazônia. A formação do Estado brasileiro e a divisão regional.

Dividir para planejar: o exemplo das meso e microrregiões.

Regionalização e planejamento regional no Brasil: As regiões naturais e as regiões geoeconômicas. Amazônia como uma grande região natural. As desigualdades regionais e o planejamento regional.

O Brasil no cenário da economia global: De país agroexportador a país industrializado.

Crescimento econômico e desenvolvimento desigual: a globalização da economia. Da economia global às desigualdades Sociais.

Conceitos e teorias demográficos: Natalidade, Mortalidade, Fecundidade e Migração (Internacional, nacional, regional). As teorias demográficas e o desenvolvimento econômico.

A distribuição geográfica e o crescimento da população mundial: Distribuição geográfica da população. Crescimento demográfico e desenvolvimento econômico. Estrutura ocupacional por faixa etária e por sexo.

O envelhecimento da população: a pirâmide etária da população mundial.

Migração e conflitos: o olhar para o outro: Os diferentes movimentos migratórios no mundo. A diversidade cultural: a xenofobia e as políticas de controle da migração.

A formação étnico-cultural da população brasileira: O indígena: o ontem, o hoje. Quantos eram? Quantos somos? Os grupos étnicos: Quem são? Onde estão? A questão indígena e a demarcação de terra. O branco e o processo de miscigenação.

O negro: presença na sociedade e na cultura.

Dinâmica populacional brasileira: Distribuição espacial da população brasileira.

Crescimento da população: vegetativo e transição demográfica. Estrutura etária e por sexo da população brasileira. População economicamente ativa e políticas sociais de emprego e renda. Os movimentos migratórios no Brasil: campo-campo, campo-cidade, cidade-campo, interestadual, regional e internacional. A população e os problemas de habitação, saúde e educação.

A geografia da produção industrial: Fatores de localização e de distribuição espacial da indústria. Tipos de indústria.

Das potências às superpotências industriais: A Europa como berço da industrialização: Reino Unido e França. A emergência da Alemanha; Rússia: ascensão, queda e o despontar de um país emergente. A ascensão da América: Estados Unidos e o novo mapa da indústria mundial. O Canadá e a disputa de mercados.

A disputa dos países orientais: Japão: consolidação no mercado mundial. China: no caminho das potências capitalistas. Índia: uma potência emergente.

Os países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China (Bric) e África do Sul, dentre outros.

A industrialização brasileira: Distribuição espacial da indústria no Brasil. A indústria brasileira no cenário mundial. Impactos ambientais e desenvolvimento industrial. O espaço da produção no campo: Sistemas agrícolas. Distribuição espacial dos alimentos. A agricultura familiar e o trabalho assalariado no campo.

O espaço agrário brasileiro: A produção agropecuária e a biotecnologia. Os latifúndios e a luta pela terra. A produção agropecuária brasileira. O mapa da produção agrícola no Brasil.

O movimento pela terra: a Reforma Agrária. A agropecuária e o meio ambiente.

A produção da energia e os impactos ambientais: As principais fontes de energia: carvão mineral, petróleo, usina hidroelétrica, termoelétrica e nuclear. As fontes alternativas de energia. A produção de energia e os impactos ambientais.

As fontes de energia no Brasil: hidrelétricas, petróleo, carvão mineral e usina nuclear. As energias alternativas no Brasil. Os problemas ambientais e a produção de energia.

Assuntos de Filosofia do SIS 2

Do Mito à Filosofia: do mundo material ao mundo humano: As Primeiras Escolas Filosóficas. A Escola Jônica. A busca do princípio gerador de todas as coisas. A Escola Itálica. A Matemática como princípio. A Escola Eleática. O Ser é; o Não Ser não é. Escola Atomista. O átomo como princípio de todas as coisas. Escola Platônica. A teoria da imortalidade da alma. O mundo sensível e o mundo inteligível. O que é: a virtude, o amor, a coragem, a justiça. A Escola Peripatética. O motor imóvel. Ato e Potência. A teoria das quatro causas. A Ética em Aristóteles. Entre a fé e a razão: o pensamento medieval e o pensamento moderno: O reino dos homens e o reino divino. A razão e a fé. Os argumentos em defesa e contra a existência de Deus. Entre Kant, Hegel e Marx: O Criticismo, o Idealismo e o Materialismo: O Racionalismo. A Autonomia da subjetividade: Penso, logo existo. Como o homem conhece. A teoria do gosto. O imperativo categórico. O Idealismo. O racional é real; o real é racional. O Positivismo. O materialismo histórico e dialético. Os vários métodos da Filosofia: O método cartesiano. O Empirismo – o método empírico. O método kantiano. O método hegeliano. O método dialético marxista. O método fenomenológico. O método estruturalista. Os diferentes métodos abordados na Filosofia Contemporânea.

Assuntos de Biologia do SIS 2

Sistemas: Digestório. Circulatório. Respiratório. Excretor. Osmorregulação. Locomotor. Nervoso. Endócrino. Órgãos dos Sentidos.

Embriologia animal: Reprodução dos seres vivos. Fases e anexos embrionários. Gametogênese.

Genética: 1ª e 2ª Lei de Mendel: Lei da segregação genética. Relação entre genótipo e fenótipo. Lei da segregação independente dos genes. O mapeamento dos genes nos cromossomos. Herança e sexo. Aplicação do conhecimento genético.

Conteúdo Programático de Física do SIS 2

Introdução à Física Térmica: Conceitos Básicos da Termologia,

Bases Teóricas da Termodinâmica Clássica e a Investigação dos Fenômenos Térmicos I: Temperatura. Energia térmica. Calor. Pressão. Volume. O Modelo Cinético Molecular. As Leis da Termodinâmica: 1) Lei zero da Termodinâmica: 1ª Lei da Termodinâmica. 2ª Lei da Termodinâmica. Dilatação térmica de sólidos e de líquidos.

A Investigação dos Fenômenos Térmicos II: Calorimetria. Transmissão do calor. Estudo dos gases. Máquina térmica e refrigeradores.

Ondulatória: A compreensão das ondas que nos cercam: Tipos e classificação de ondas. Principais fenômenos: Reflexão, refração, absorção e difração e interferência. Ondas sonoras. O efeito Doppler. Os fundamentos da fonação e audição. O fenômeno ondulatório na natureza.

Óptica: Uma análise geral sobre o comportamento da luz: Fundamentos teóricos da Óptica Física. Princípios de Óptica Geométrica. Fenômenos ópticos. Espelhos planos e esféricos. Tipos de lentes.

Conteúdo Programático de Química do SIS 2

Estudo dos gases: Massa molar e quantidade de matéria (mol) princípio de Avogadro e volume molar gasoso.

Teoria cinética dos gases. Equação geral dos gases ideais. Leis das Transformações Gasosas. Misturas Gasosas.

Estudo das Soluções: Soluções, colóides e agregados. Concentração comum, molaridade, fração molar, diluição, mistura de soluções, solubilidade e concentrações (mol/L, ppm e %). Relações quantitativas de massa, quantidade de matéria e volume nas transformações químicas.

Termoquímica: Processos endotérmicos e exotérmicos. Calor de reação: Entalpia. Equações termoquímicas e variação de entalpia.

Espontaneidade das transformações: Entropia. Lei de Hess. Cinética Química: Modelos explicativos das velocidades das transformações químicas. Teoria das colisões. Fatores que afetam a velocidade de uma reação química: concentração, Estado de agregação, pressão e catalisador.

Equilíbrio Químico: Reação química e reversibilidade. Constante de equilíbrio. Fatores que afetam o Estado de equilíbrio químico (Concentração; Pressão; Temperatura); Princípio de Le Chatelier. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e ph.

Eletroquímica: Transformações químicas e energia elétrica e nuclear. Reação de oxidorredução. Potências padrão de redução. Tipos de pilhas e de baterias. Pilha de Daniel. Eletrólise e Leis de Faraday

1 comentário em “Conteúdo Programático SIS 2”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OneStudy Vestibulares
5/5

O seu blog dedicado ao SIS UEA, aqui você pode ver tudo sobre o vestibular, com conteúdos organizados para te ajudar da melhor forma possível.

Estamos prontos para te ajudar a alcançar o seu objetivo.

Notícia Importante!

Dia das Provas
do SIS 2023
22/10
Chegue com Antecedência!

Veja as outras datas: Clique aqui!