PASSE UFMS Guia Completo

PASSE UFMS Guia Completo, o que é o PASSE UFMS, como funciona o passe ufms, passe 1, passe 2, passe 3,

PASSE UFMS Guia Completo: Ao longo desse post, iremos te mostrar como funciona esse vestibular e aprofundar em cada detalhe do PASSE, mostrando cada detalhe do vestibular e oferecendo informações confiáveis que o ajudarão a conhecer melhor o PASSE da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).

Compartilhe essa página com seus colegas que também vão se preparar e estudar para o PASSE. Juntos, podemos alcançar nossas metas e conquistar nossos sonhos acadêmicos!

✅ Conheça o nosso blog que fala de tudo sobre o PASSE UFMS, com materiais didáticos, dicas de estudos e muito mais. Clique Aqui!

📌Veja as informações, notícias e datas mais recentes do PASSE UFMS. Clique Aqui!

Sumário do Guia PASSE UFMS

O que é o PASSE UFMS

O Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) é um vestibular seriado da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMS), e pode ser realizado no final de cada ano do ensino médio, assim, durante o ensino médio o estudante realizará 3 provas e ao final será calculado a sua nota de acordo com o desempenho nas 3 provas, obtendo a nota final.

Atualmente, a UFMS destina 20% de suas vagas em todos os seus cursos aos aprovados no PASSE. O que representa cerca de 1000 vagas, abrindo oportunidades na instituição principalmente para os estudantes do ensino médio de forma gradual e progressiva, para diversos cursos de graduação. Vale lembrar que apenas alunos que estão no ensino médio podem realizar esse vestibular, o que é positivo, pois assim os alunos concorrem apenas com estudantes que estão na mesma série, o que torna o PASSE uma das formas mais fácil de entrar na UFMS.

No edital mais recente do PASSE foram disponibizadas 1.075 vagas para o ano letivo de 2024, distribuidas em diferentes Campus, cursos de graduação e turnos. Nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Chapadão do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas

As provas são interdiciplinares, ou seja, são atestados os conhecimentos de língua portuguesa, geografia, matemática, química, literatura, biologia, física, história, língua estrangeira e também redação.

A avaliação seriada valoriza a aprendizagem escolar e o ensino nos anos que envolvem o ensino médio, com isso são cobrados apenas conteúdos da respectiva série em que o estudante está, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais.

Quais as Vantagens de fazer o PASSE UFMS

  • A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) oferece 20% das vagas para ingresso somente pelo PASSE, o que aumenta consideravelmente as suas chances de ser aprovado.
  • Menor concorrência geográfica, a maioria dos inscritos no PASSE são do Mato Grosso do Sul e das cidades próximas de Campo Grande.
  • No PASSE UFMS todos os estudantes concorrem apenas com os alunos do ensino médio e da sua respectiva série, o que evita concorrer com pessoas que estão mais avançadas.
  • O PASSE permite que o candidato melhore e aprimore o seu desempenho durante as etapas, corrigindo os seus erros e pegando mais experiência com o modelo de prova durante os três anos do ensino médio, o que o tornará mais confiante.
  • A divisão em etapas permite que os estudos dos candidatos fiquem mais leves e facilitados, estudando apenas conteúdos da sua respectiva série/ano e acumulando gradualmente o conhecimento até o 3° ano.
  • Os alunos que fazem o PASSE também podem concorrer a uma vaga na UFMS fazendo o Vestibular UFMS ou ENEM, aumentando as chances de ser aprovado.
  • Uma das formas mais simples de ser aprovado na UFMS, por isso vale a pena se dedicar a esse vestibular.

Data do prova do PASSE UFMS

Em nosso blog fizemos um post com o Calendário Completo do PASSE, com todas as datas importantes para você ficar de olho e não perder nenhuma delas. Acesse o link abaixo e fique por dentro das atualizações mais recentes do PASSSE

>>> Clique Aqui! <<<

Quem pode fazer o PASSE UFMS

Na inscrição para o Programa de Avaliação Seriada Seletiva, o candidato deverá, obrigatoriamente, inscrever-se na etapa correspondente à série do Ensino Médio em que está regularmente matriculado.

  • PASSE 1: Aluno que estiver no 1° Ano do ensino médio
  • PASSE 2: Aluno que estiver no 2° Ano do ensino médio
  • PASSE 3: Aluno que estiver no 3° Ano do ensino médio

O candidato deve prestar as etapas do PASSE dentro do triênio em que iniciou, por exemplo, caso o candidato ingresse no PASSE UFMS 2023-2025, ele prestará a 1ª etapa em 2023, e deverá participar da 2º etapa em 2024 e da 3º etapa em 2025 para concorrer a vagas do curso desejado. 

Os estudantes que não realizarem a 1ª Etapa poderão fazer a inscrição a partir da 2ª Etapa, porém, receberão nota 0 (zero) no escore da 1ª Etapa

Na hipótese de o candidato inscrito na 1ª e/ou na 2ª etapa, não ter comparecido para realizar a prova e consequentemente ter-lhe sido atribuído a nota 0 (zero) obtida nas provas das etapas não realizadas, não haverá impedimento para que se inscreva na 3ª Etapa

Quais são os cursos oferecidos pela UFMS

A UFMS oferece os principais cursos de graduação e também possui diferente Campus espalhados próximos a Campo.

Veja quais são os cursos ofertados por cada campus e também o número de vagas. Pg 17, clique aqui!

  • Campo Grande
  • Aquidauana
  • Corumbá
  • Coxim
  • Chapadão do Sul
  • Naviraí
  • Nova Andradina
  • Paranaíba
  • Ponta Porã
  • Três Lagoas
 

Como fazer a inscrição para o PASSE UFMS

Na inscrição para o Programa de Avaliação Seriada Seletiva, o candidato deverá, obrigatoriamente, inscrever-se na etapa correspondente à série do Ensino Médio em que está regularmente matriculado.

As inscrições serão realizadas exclusivamente, pela internet, no período definido no Cronograma, no endereço https://concurso.fapec.org  por meio do formulário de inscrição e somente serão homologadas após o pagamento do valor integral da taxa de inscrição.

A inscrição implica o conhecimento das instruções e a concordância com as normas e com as condições estabelecidas no edital do PASSE, em relação às quais o candidato e/ou o responsável por sua inscrição não podem alegar desconhecimento

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais).

Siga o passo a passo abaixo para fazer a inscrição no PASSE:

  • acessar o site,  https://concurso.fapec.org
  • clicar no botão VESTIBULAR/PASSE UFMS
  • acessar e ler o edital do PASSE atual
  • selecionar no menu o item PASSE, do ano atual
  • preencher, conferir, confirmar e imprimir o requerimento de inscrição, em conformidade com o Edital;
  • gerar boleto bancário no site acima mencionado
  • efetuar o pagamento até a data limite para ser homologado a inscrição.

Isenção de Taxa de Inscrição:

Para ter direito à isenção de taxa de inscrição o candidato deve:

  • renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
  • inscrição no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico);
  • ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.
  • No ato da inscrição, solicitar a isenção da taxa de inscrição no Vestibular e no PASSE, devendo anexar eletronicamente cópias de documentos pedidos

Para mais informações sobre a isenção da taxa de pagamento veja no edital do PASSE, >>> clique aqui <<<

Locais de Prova do PASSE

A prova do PASSE UFMS será aplicado na cidade de Campo Grande e também em outras cidades do estado do Mato Grosso do Sul.

  • Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas;

No momento da inscrição o estudante poderá escolher algumas das cidades acima.

O candidato deverá fazer a prova, obrigatoriamente, no local designado na confirmação de inscrição. O local da prova é divulgado algumas semanas antes do dia da prova juntamente com a confirmação de inscrição na Área do Candidato, que confirma a inscrição do candidato, informa o número da inscrição, a data, hora, local de realização das provas, sala de provas, os dados pessoais, a unidade sede do curso, a categorização de vagas, o curso e a Língua Estrangeira pela qual optou.

Como é a prova do PASSE UFMS

A prova do PASSE é realizado em somente um dia e terá tempo de duração de 5 horas para a realização do exame, geralmente das 8hrs às 13hrs da tarde (Horário de Mato Grosso do Sul).

A prova é constituída por: 60 questões de alternativas múltiplas de Conhecimentos Gerais. 

As questões objetivas terão 05 (CINCO) alternativas de resposta (“A”, “B”, “C”, “D” e “E”), das quais somente 01 (uma) será correta.

Prova do PASSE UFMS:

  • 15 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 30 pontos
  • 15 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; 30 pontos
  • 15 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 30 pontos
  • 15 questões de Matemática e suas Tecnologias; 30 pontos

Cada questão da prova objetiva valerá 2 pontos

Redação no PASSE UFMS

A redação no PASSE será aplicado somente na 3ª Etapa, de caráter classificatório e eliminatório, juntamente com a Prova Objetiva

O candidato deverá preencher a Folha de Redação, em letra legível, com caneta de tinta preta ou azul indelével, fabricada em material transparente, não sendo permitida a interferência ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento especial para a realização das provas.

A Prova de Redação será avaliada de zero a 1000 (mil) pontos, objetivando compor a Nota Final (NF) do candidato.

O candidato receberá nota ZERO na redação e será ELIMINADO do PASSE UFMS (2021-2023) – 3ª Etapa se:

  • não produzir o gênero textual solicitado;
  • defender, no texto, conteúdos que se constituam, de algum modo, como preconceito e/ou discriminação em relação a outros indivíduos, seja por raça, sexo ou cultura;
  • apresentar, na Folha de Redação, qualquer marca, desenho ou elemento que o identifique;
  • empregar menos de 15 (quinze) ou mais de 30 (trinta) linhas em seu texto;
  • não apresentar seu texto na Folha de Redação;
  • entregar a Folha de Redação em branco;
  • apresentar a redação com letra ilegível;
  • apresentar a redação com espaçamento excessivo entre letras, palavras, linhas, parágrafos e margens;
  • apresentar a redação desarticulada verbalmente ou ainda com códigos alheios à Língua Portuguesa escrita; ou
  • apresentar a redação apenas com números, escrita a lápis, ou a tinta, em cor diferente da azul ou da preta.

O candidato receberá nota 100 (cem) na redação do PASSE UFMS (2021-2023) – 3ª Etapa quando fugir à temática e/ou à tipologia textual propostas.

Os critérios de correção da Prova de Redação do PASSE UFMS (2021-2023) >>>Clique aqui<<<

Conteúdos que caem no PASSE UFMS

O conteúdo programático é cuidadosamente selecionado para refletir os conhecimentos necessários para o curso de graduação. Assim para cada etapa do PASSE existe um conteúdo que será cobrado e é diferente das outras etapas. Dessa forma, as questões das provas tendem a abranger esses tópicos, portanto, estudar o conteúdo indicado aumenta suas chances de responder corretamente e também de aumentar seu desempenho.

Em nosso site fizemos a organização de todos os conteúdos atualizados separados por matéria e também por assunto, o link está abaixo!

Cálculo da nota do PASSE UFMS

A nota final do PASSE é calculado com alguns passos e formulas que são explicados no edital >>> clique aqui <<< 

Notas de corte do PASSE UFMS

Em nosso sites fizemos o detalhamento de todas as notas de corte da última edição do PASSE UFMS e também a concorrência, número de vagas e demanda de cada curso, link abaixo

Provas anteriores do PASSE UFMS

Em nosso site fizemos a organização de todas as provas anteriores do PASSE UFMS, Organizados por ano em pdf com download para facilitar os seus estudos, uma ótima forma de treinar para a prova do PASSE.

Realização das provas 

  • O local de realização das provas constará na Área do Aluno, que deverá, obrigatoriamente, ser acessado na Área do Candidato e impresso pelo candidato
  • É necessário documento oficial de identificação com foto, Identidade, não serão aceitos cópias de documentos.
  • A entrada na sala de prova será autorizado com 1hora de antecedencia, não sendo admitidos atrasos e será de total responsabilidade do estudante.
  • Recomenda-se que os candidatos cheguem com antecedência mínima de 1 hora, evitando imprevistos. Não há período de tolerância.
  • Quem comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido deverá aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-los, conforme horário limite.
  • O candidato deve procurar conhecer o local onde realizará a prova nas vésperas da aplicação e ficar atento ao local de entrada no dia da prova.
  • Canetas Esferográficas Transparentes na cor Preta
  • Celular, smartwatch e alarmes deverá estar totalmente desligado, caso o aparelho ligue durante o momento de prova o aluno será automaticamente elimanado do PASSE

Critérios de Eliminação do PASSE UFMS

Será excluido e eliminado do PASSE UFMS o candidato que:

  • deixar de se inscrever e/ou se inscrever e não comparecer à Prova correspondente à série do Ensino Médio em que está regularmente matriculado;
  • se apresentar no local de Prova após o horário estabelecido;
  • chegar em local de Prova diferente daquele designado no Cartão Informativo
  • não apresentar documento que bem o identifique
  • sair da sala de Prova sem o acompanhamento do fiscal;
  • se ausentar da sala de Prova levando a Folha de Respostas, a Folha da Versão Definitiva da Redação, o Caderno de Prova (ou parte dele) ou outros materiais não permitidos;
  • estiver portando arma no ambiente de Prova, mesmo que possua o porte;
  • utilizar meios ilícitos para a execução da Prova;
  • for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando livros, anotações, códigos, manuais, notas ou impressos não permitidos, máquina calculadora ou similar;
  • estiver fazendo uso de qualquer espécie de relógio e qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação (telefone celular, notebook, tablets ou outros equipamentos similares), bem como de protetores auriculares e fones de ouvido;
  • perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

Distribuição das Vagas no PASSE

Para ver a distribuição com detalhes das vagas de cada curso oferecidas e também em cada Campus pelo PASSE acesse o link abaixo:
>>> pg 17, clique aqui <<<

Edital do PASSE UFMS

É importante que o candidato que deseja realizar o vestibular do PASSE faça o download e leitura dos documentos oficiais do vestibular, a fim de estar ciente de todas as normas e regulamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *